Afelandra – Significado, Como Cuidar e TUDO Sobre!
A afelandra é uma espécie ornamental e que se destaca pelas folhas vibrantes e flores deslumbrantes, mas você sabe como cuidar dessa planta?
Se você tem dúvidas sobre o cultivo de aphelandra, é só seguir a leitura que ao longo do post vamos explorar as características dessa espécie, além de dicas para cuidar da planta, garantindo os cuidados específicos para que a afelandra possa prosperar e ter lindas flores.
Conteúdo
Características da afelandra
A espécie de nome científico Aphelandra squarrosa, é uma planta florífera, ornamental e nativa do Brasil, que encanta por sua beleza exótica
A espécie pode ter altura que varia de 50 a 90 cm e se destaca por suas folhas grandes e marcantes.
A folhagem dessa planta tem coloração verde escura com nervuras bem definidas, que podem variar entre o branco ou amarelo, dependendo da variedade. Devido a característica das suas folhas, a aphelandra é popularmente chamada de planta zebra, uma referência às folhas listradas.
As inflorescências dessa planta são do tipo espiga, terminais e eretas e surgem principalmente durante a primavera e o verão, sendo formadas por brácteas amarelas e brilhantes e de onde surgem flores tubulares que podem ser amarelas ou brancas.
Qual o seu significado?
Além do apelo estético, a afelandra é uma planta com profundos significados espirituais.
A espécie simboliza cura e paz e é capaz de trazer uma sensação de equilíbrio e harmonia ao ambiente.
A planta também é associada ao despertar espiritual e pode inspirar sabedoria e compaixão, promovendo crescimento interior.
Assim, ao incorporar a planta na decoração interna ou no jardim há um reforço das qualidades espirituais e pode haver melhoria da serenidade e bem-estar.
Tipos de afelandra
A aphelandra é uma planta que pode variar de características de acordo com suas variedades de espécies; e as principais são:
- Louisae Van Houtt: planta de porte pequeno que pode atingir de 20 a 30 cm de altura, com folhas de veios amarelos e espiga dourada.
- Leopoldii: espécie com folhas de veios brancos, caule e brácteas avermelhadas.
- Brockfeld: planta de crescimento compacto e folhas com veios amarelados.
- Fritz Prinsler: espécie com folhas em tonalidade de verde oliva e nervuras amarelas.
- Dania: quanta compacta com veios brancos nas folhas e caule em tom avermelhado.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima e Local
A espécie típica de regiões tropicais gosta de locais com clima quente e úmido, e pode ser cultivada diretamente no jardim ou em vasos, desde que sejam oferecidas as condições de clima adequadas para a planta.
O fato da espécie ser tropical faz com que a planta não aprecie clima frio, e em estações de baixas temperaturas a recomendação é de manter a planta protegida.
Além de não tolerar baixas temperaturas, a planta também não é resistente a ventos fortes, por isso, a escolha de um local para cultivo deve ser em área protegida de rajadas de vento.
Solo
Para o cultivo saudável da afelandra, a recomendação é se atentar ao solo.
Assim, o solo mais adequado para a espécie é com substrato bem drenável e leve, e preferencialmente, enriquecido com matéria orgânica.
Esse tipo de solo favorece o desenvolvimento da planta, já que evita o acúmulo de água e garante boa circulação de ar.
Luminosidade
A espécie típica de clima tropical tem preferência por locais sob meia sombra ou luz difusa.
Assim, dê preferência por manter essa planta protegida da incidência direta de sol, evitando que o excesso de luminosidade possa interferir no desenvolvimento saudável da planta.
Regas
Nos cuidados com aphelandra a recomendação é de manter regas regulares para que o solo fique úmido, uma característica típica de plantas tropicais.
A pulverização de água nas folhas também pode ser adequada para as estações mais quentes, mas evite fazer isso enquanto o sol estiver incidindo na planta.
Para atender as necessidades da espécie, atente-se as regas regulares, mas com cuidado para que o solo não fique excessivamente encharcado.
Adubação
Para a manutenção da espécie, a recomendação é fazer o adubações regulares nos meses mais quentes, e adubação quinzenal pode ser feita com fertilizante NPK 10-10-10, garantindo a reposição de nutrientes no solo para que a planta se desenvolva de maneira saudável.
Fotos e inspirações de afelandra
Se você aprecia a espécie aphelandra e pensa em introduzi-la na decoração de interiores ou em projetos de jardinagem, trouxemos uma série de fotos com a espécie ornamental.
Assim, você pode se inspirar nessa planta de folhas ornamentais e flores coloridas e exuberantes.
1. Planta zebra com flor em tonalidade amarela
2. Vaso com cultivo de planta ornamental
3. Planta ornamental com folhas de nervuras bem marcadas
4. Cultivo de planta ornamental em vaso
5. Planta tropical e com flor em tonalidade de amarelo
6. Planta de folhas marcantes e flor exuberante
7. Vaso com cultivo de planta com flores em estilo espiga
8. Decoração de interiores com planta ornamental
9. Planta ornamental com folhagem marcante
10. Espaço interno decorado com vaso de planta ornamental
11. Planta com folhas em tom de verde escuro e flor amarela
12. Decoração com vaso de planta ornamental
13. Planta com destaque para as flores em formato de espiga
14. Espécie de planta ornamental com folhas verdes e nervuradas
15. Planta tropical com flores amarelas e de estilo diferenciado
16. Vaso com planta ornamental de floração amarela
17. Planta ornamental cultivada em vaso
18. Espaço interno com destaque para a planta ornamental
19. Planta com flores amarelas e em formato exótico
20. Planta com folhas e flores ornamentais
Agora que você já conferiu tudo sobre o cultivo da espécie, já pode aplicar as dicas e garantir que a sua planta se desenvolva de forma saudável e com flores exuberantes.