Árvores para Calçada – 14 Espécies e Dicas de Como Plantar!

As árvores têm grande poder estético, podendo complementar projetos paisagísticos com muito estilo, mas muito além de embelezar, também trazem uma série de benefícios como redução da poluição sonora e do ar, conforto térmico, sombra, alimento e refúgio para aves, entre outros. E nesse sentido, as árvores para calçada podem fazer parte do projeto do município ou podem ser uma opção pessoal para aproveitar dos benefícios que as árvores trazem.

Mas antes de escolher uma espécie entre as tantas opções de árvores para calçada, é preciso se atentar as características da espécie e a algumas dicas especiais, evitando dores de cabeça futuras e fazendo a escolha certa para que a planta possa ter seu pleno desenvolvimento.

tipos e espécies de árvores para calçada

Como escolher e plantar? – Dicas e cuidados

O primeiro passo antes de fazer o plantio de uma árvore é entrar em contato com a prefeitura local, que em muitos casos disponibiliza um plano de arborização urbana, orientando sobre as espécies que devem ser plantadas e em alguns casos até disponibilizando mudas para o plantio.

Caso a prefeitura não tenha um plano de arborização urbana, a dica essencial é a de escolher por árvores para calçada que façam parte de espécies locais, evitando a introdução de árvores exóticas e que podem causar desequilíbrio local.

A escolha de árvores para calçada ainda deve levar em conta a disponibilidade de espaço de plantio, considerando também o desenvolvimento da copa, o clima local e as características da espécie a ser plantada, de modo que sejam compatíveis com as orientações.

Para o cultivo de árvores próximo a calhas, é importante que a espécie escolhida tenha folhas grandes e mais persistentes, evitando que as folhas possam cair na calha e causar entupimento durante dias de chuva.

A escolha equivocada pode causar alguns transtornos como:

  • danos às tubulações de água e esgoto;
  • levantamento de calçadas e vias;
  • transtornos na rede elétrica ao atingir a altura de fios;
  • galhos que podem cair a qualquer momento;
  • frutos pesados que podem cair sobre carros e causar danos e prejuízos;
  • ramos e caules espinhentos que podem machucar pedestres;
  • sujeira e odor vindo de frutos;
  • acidentes com folhas caídas sobre as calçadas e que podem deixar a via escorregadia.

 

Tipos e espécies de árvores para calçada

Araçá

A Araçá é uma das espécies de árvore para calçada considerada de pequeno porte, e que atinge de 3 a 6 m de altura.

A espécie tem floração branca que acontece durante os meses de setembro a novembro e com frutos que amadurecem entre os meses de dezembro e março, sendo considerados frutos pequenos e que não trazem riscos para o cultivo em calçadas e ambientes urbanos.

árvore araça em calçada
A Araçá é considerada de pequeno porte
árvore com fruto para calçada
Os frutos pequenos não trazem riscos
árvore com flores para calçada
As flores brancas caracterizam a Araçá

árvore de médio porte para calçada

Cambuci

Entre as opções de árvores para calçada com frutos, a Cambuci é uma opção de árvore frutífera nativa da Mata Atlântica

O nome popular se dá devido ao formato de seus frutos, bastante parecidos com potes de cerâmica indígena e que tem como nome cambuci. Os frutos aparecem entre os meses de fevereiro e março.

A espécie de porte pequeno a médio pode atingir de 3 a 5 m de altura e tem como características flores brancas e grandes.

árvore cambuci
A espécie tem folhas amarelas e copa bem formada
árvore cambuci para calçada
A espécie frutífera é indicada para calçadas

árvore de pequeno a médio porte para calçada

fruto de árvore cambuci
O formato dos frutos lembram cerâmicas indígenas

Dama da Noite

Para os apreciadores de jardinagem, a Dama da Noite é uma espécie de árvore de pequeno porte bastante conhecida, e popularmente também é chamada de Murta de Cheiro, Jasmim Laranja, Murta, Murta da Índia, ou Murta dos Jardins.

A espécie pode atingir até 7 m de altura e além de ser utilizada como árvore, também costuma ser uma opção para cercas vivas.

A ramagem lenhosa e bastante ramificada são características da espécie, que traz flores de coloração branca e cheiro adocicado, que se destaca durante a noite.

árvore dama da noite para calçada
As flores com aroma adocicado são características da Dama da Noite
árvore pequena para calçada
A espécie é considerada de pequeno porte
árvore com flor branca para calçada
As flores brancas são pequenas e delicadas

árvore murta de cheiro para calçada

Flamboyant-mirim

O Flamboyant Mirim é uma árvore de pequeno porte, e considerada por alguns um arbusto lenhoso.

Essa espécie tem como característica a copa de formato arredondado e pode atingir de 3 a 4 m de altura.

As flores podem ser em tons de vermelho, laranja, amarelo, rosa ou branco, e são dispostas em cachos paniculares. A floração acontece entre os meses de setembro e maio.

árvore florida para calçada
O Flamboyant mirim é uma espécie de pequeno porte com flores
árvore Flamboyant mirim
As flores são comuns da espécie

árvore flamboyant para calçadas

Ipê

O Ipê é uma das espécies de grande porte para o cultivo em calçadas e tem como característica raízes profundas que não danificam as vias.

A espécie é uma escolha bastante comum como árvore decorativa e isso se deve ao fato da sua florescência anual, que traz flores em diferentes cores e embelezam a cidade.

O Ipê tem como característica ser uma árvore nativa, de tronco e ramagem elegantes, e decídua, ou seja, com folhas que caem durante as estações mais frias.

Dependendo da espécie de Ipê, a árvore pode variar de 10 a 35 m de altura, e por isso são indicados para calçadas sem fiação elétrica.

árvore ipê amarelo
O Ipê amarelo é uma das opções
Ipê amarelo
A árvore é considerada grande e pode atingir de 10 a 35 m de altura
calçada com ipê branco
O Ipê branco embeleza a cidade

cores de Ipê

Jacarandá Mimoso

O Jacarandá Mimoso é considerado uma árvore decídua, ou seja, que perde suas folhas durante os meses mais frios do ano, como as estações de outono e inverno.

Essa espécie pode atingir de 8 a 15 m de altura e tem raízes profundas, que não danificam calçadas e nem redes subterrâneas.

Por conta da altura, é indicado que o cultivo na calçada seja feito longe de fiação de rede elétrica, uma vez que o porte dessa árvore pode atingir os fios.

árvore para calçada Jacarandá
A espécie tem flores em tons de lilás
flor de Jacarandá Mimoso
O Jacarandá Mimoso tem folhas pequenas e flores

árvore de Jacarandá Mimoso com flores

Jasmim Manga

Uma espécie de árvore ornamental adequada para calçadas é a Jasmim Manga, árvore que pode atingir de 4 a 8 m de altura e que têm como características caules grossos e lisos.

As folhas da árvore são em tom de verde escuro e nascem nas extremidades do ramo, caindo no inverno e voltando durante a primavera.

A espécie ornamental tem como destaque as flores grandes e com coloração que variam entre rosa, vermelho, branco e amarelo.

A floração acontece durante o verão e o outono, e o aroma das flores lembra flores de jasmim, por isso do seu nome popular.

árvore de pequeno porte Jasmim Manga
A espécie de pequeno porte é considerada ornamental
árvore pequena com flores Jasmim Manga
As flores grandes e com aroma de jasmim caracterizam a Jasmim Manga
árvore Jasmim Manga
A floração valoriza o visual da árvore

Manacá da Serra

O Manacá da Serra é uma árvore considerada de pequeno a médio porte, tendo em média 7 m de altura, mas em seu pleno desenvolvimento pode atingir até 12 m.

Essa espécie não apresenta raízes agressivas e é indicada para o cultivo em calçadas, tendo como características flores que podem variar entre tons de branco, rosa e roxo.

O Manacá da Serra é considerado uma espécie de clima tropical úmido e que necessita de regas periódicas por ao menos um ano após o plantio no local definitivo.

A floração ocorre durante os meses de novembro a fevereiro e a espécie deve ser cultivado sob sol, com boa drenagem, solo fértil e enriquecido com matéria orgânica.

árvore de calçada Manacá da Serra
A floração do Manacá da Serra é densa e linda!
árvore para calçada com flores rosa
A espécie com flores é linda!
árvore florida para calçada
A variação de cores nas flores é comum

árvore Manacá da Serra

Oiti

A Oiti é uma espécie bastante utilizada na arborização urbana de várias cidades, e é considerada uma das espécies de árvores para calçada de crescimento rápido, podendo atingir de 8 a 15 m de altura.

Essa espécie tem como características copa bem definida, folhas que misturam tons de verde, frutos amarelados e uma copa que garante bastante sombra.

árvore de calçada Oiti
A Oiti tem como característica copa bem definida
árvore de sombra para calçada
A Oiti gera bastante sombra
fruto oiti
O fruto amarelo é característico da espécie

árvore de crescimento rápido para calçada

Pata de Vaca

A Pata de Vaca recebe esse nome por conta da semelhança de suas folhas como uma pata de vaca. Outro nome que é dado a essa espécie é o de Árvore Orquídea, uma vez que as flores são bem parecidas com a floração de orquídeas.

A espécie pode atingir até 9 m de altura e é considerada uma árvore semicaduca, ou seja, perde parcialmente as folhas durante o inverno.

A floração, que ocorre no final do mês de outubro e vai até janeiro, costuma trazer flores em tons de rosa, mas que podem variar de acordo com o clima e região.

Para o cultivo da Pata de Vaca, a indicação é de manter a árvore em local de sol pleno.

calçada com árvore pata de vaca
As folhas lembram o formato de uma pata de vaca
flor de árvore pata de vaca
A floração lembra flores de orquídeas
árvore pata de vaca com flores
A cor das flores pode variar de acordo com o clima e região

Pau Fava

A árvore Pau Fava também é conhecida por Aleluia ou Fedegoso, e é considerada uma espécie de médio porte, atingindo até 8 m de altura, se cultivada em condições ideais.

Essa espécie apresenta floração amarela e em cachos, que encantam pela beleza das flores, valorizando a copa.

A floração do Pau Fava acontece entre os meses de janeiro a maio, e a coleta das sementes é durante o mês de julho.

árvore de calçada com floração
A Pau Favo tem copa densa com floração amarela
flores da árvore pau fava
As flores amarelas em cachos são características da espécie
árvore para calçada com flores amarelas
A espécie pode atingir até 8 m de altura

Pitangueira

A escolha por árvores para calçada também pode levar em conta espécies de árvores frutíferas como é o caso da Pitangueira, que dá pequenos frutos em formato de bolinhas carnosas e deliciosas, e que não apresenta riscos com a queda dos frutos.

Essa espécie nativa da Mata Atlântica é uma árvore com um visual mais rústico, e de porte médio, atingindo até 6 m de altura na fase adulta.

árvore frutífera para calçada
A Pitangueira é uma opção de espécie frutífera
fruto de pintagueira
Além dos benefícios comuns, a espécie ainda dá frutos pequenos e saborosos!
árvore frutífera pitangueira
42 árvore frutífera pitangueira

Quaresmeira

Uma espécie bastante recorrente para o plantio em calçadas é a Quaresmeira, que recebe esse nome devido ao seu período de floração, que coincide com o período da quaresma cristã.

Além da floração durante a quaresma, a espécie ainda tem uma segunda florada durante o outono, sendo uma florada menos intensa.

A Quaresmeira pode atingir de 8 a 12 metros de altura, e tem como características copa densa, folhas em tom de verde escuro e flores que atraem muitos polinizadores.

A espécie é considerada uma árvore de crescimento lento e que não apresenta raízes agressivas, sendo ideal para o cultivo em calçadas.

quaresmeira roxa em calçada
A floração da Quaresmeira destaca a espécie

calçada com quaresmeiras

árvore quaresmeira rosa
As flores podem ser em diferentes cores, como rosa
árvore quaresmeira
A espécie tem como característica o desenvolvimento lento

Sibipiruna

É bastante comum a confusão entre a Sibipiruna e o Pau Brasil, e isso ocorre devido a semelhança das folhas dessas espécies.

A Sibipiruna é uma espécie de copa bastante ornamental e que durante as estações mais frias, como inverno, tende a perder todas as suas folhas, que voltam a se desenvolver durante a primavera.

A espécie Sibipiruna é uma árvore característica da Mata Atlântica e que possui lindas flores de coloração amarela e com frutos achatados, que lembram vagens, podendo conter de 3 a 5 sementes que se dispersam pelo ar.

O desenvolvimento dessa árvore é rápido e a espécie pode atingir de 8 a 16 metros de altura, sendo indicada para o plantio em calçadas distantes de fiação de rede elétrica.

A floração ornamental que valoriza a copa da árvore acontece do final de agosto e se estende até o mês de novembro.

árvore grande com flores para calçada
A copa grande e com flores amarelas deixam a espécie ornamental
flores de sibipiruna
A floração acontece de agosto a novembro
árvore de grande porte para calçada
A espécie tem rápido desenvolvimento

 

Agora é só seguir as nossas dicas e escolher a espécie adequada para o plantio garantindo o embelezamento, e também todos os benefícios.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.