Bambu de Jardim: +57 Ideias Incríveis, Dicas e Como Cuidar!
O bambu de jardim é uma planta muito versátil para projetos diferentes tipos de projetos, seja externo ou até mesmo para decoração interna, uma vez que pode ser cultivado em vasos.
A versatilidade da planta pode ser utilizada em diversas propostas, como jardim japonês, decoração interna, espaço verde em meio ao projeto paisagístico, ou até mesmo como divisórias ou cercas vivas.
E independente do uso, seja no espaço interno e externo, é preciso saber os cuidados necessários com a planta e as variações entre os tipos e espécies de bambu de jardim. Para dar uma ajudinha com essas informações, reunimos tudo o que você precisa saber sobre bambu de jardim no post.
Conteúdo
Características e curiosidades
O bambu de jardim é uma planta que também costuma ser denominada de bambuzinho, e na verdade não corresponde a um único tipo, uma vez que existem variedades de espécies, sendo que cada uma apresenta características e peculiaridades únicas.
Em geral, esse tipo de planta entra na categoria de arbustos tropicais, e além de ser muito utilizado em projetos paisagísticos, cercas vivas, também é uma opção para decoração de ambientes internos.
Como cuidar de bambu de jardim? #dicas
Local
Para o cultivo do bambu de jardim, o local ideal é sob sol pleno ou com incidência de sol em alguns momentos do dia.
Em geral, o bambuzinho é uma planta que não se adapta bem a locais muito sombreados, necessitando de incidência direta de sol ao longo do dia.
Rega
Uma característica comum de diferentes espécies do bambu de jardim é que em geral, essa planta gosta de solo úmido.
Dessa maneira, as regas devem ser feitas com regularidade durante as estações mais quentes, evitando que o solo fique seco.
Apesar de gostar de solo úmido, cuidado para que a terra não fique encharcada, uma característica que a planta não gosta.
Poda
Apesar de ser uma planta de fácil cultivo e com poucos cuidados, para manter a beleza do bambu de jardim, as podas podem fazer parte da manutenção.
Nesse caso, é indicado que as podas sejam feitas para retirada de folhas e hastes secas.
Cultivo
O bambu de jardim é uma planta bastante versátil, e o cultivo pode acontecer em diferentes propostas, inclusive algumas espécies podem ser cultivadas em vasos de pequeno a grande porte.
Há também as formas mais tradicionais de cultivo, com a planta cultivada diretamente no solo, fazendo parte de projetos de jardinagem próximos a muros, como cerca viva ou até mesmo como parte de uma área verde.
Outra possibilidade de cultivo é de utilizar a planta em jardins de inverno, trazendo a espécie para esse ambiente de circulação de ar entre os cômodos internos da residência.
Fotos e tipos de bambu de jardim
Bambu japonês
O bambu japonês é uma das variações entre os tipos de bambu de jardim e tem como característica ser fino, com hastes retas e folhas largas em tom de verde escuro.
Essa espécie pode atingir de 2 a 3 m de altura e traz características com estilo tropical, sendo uma opção muito comum como cerca viva por conta da altura que atinge.
A multiplicação da espécie acontece por meio de divisão de rizomas e touceiras, e por isso, é uma ótima opção para terrenos assoreados, uma vez que a planta é capaz de conter erosões.
O cultivo dessa espécie também pode ser feito em vasos, tendo características arbustivas e sendo uma ótima opção para a decoração de interiores.
O bambu japonês é uma espécie que requer poucos cuidados, e um dos principais cuidados é manter a rega com regularidade, sendo que durante as estações mais quentes, a irrigação pode ser feita a cada 3 dias, de modo a manter a terra úmida.
Bambu preto
O bambu preto é uma variação entre as espécies de bambu de jardim, e talvez seja uma das opções mais diferenciadas, uma vez que a planta recebe esse nome popular devido a sua característica de ter o caule preto, o que faz com que a espécie seja rara.
O caule de cor preta e brilhante e único, sendo uma característica que adiciona caráter estético a projetos paisagísticos e a decoração de interiores.
O bambu preto é uma espécie de crescimento rápido e que pode atingir até 3 m de altura, sendo uma opção para cerca viva de pequeno porte, ornamentação de jardins, e até mesmo cultivo em vasos.
Essa espécie tem como característica ser alastrante, mas pode ser facilmente contida.
Bambu múltiplas folhas
Uma das variações entre os tipos de bambuzinho para jardim é o tipo de bambu de múltiplas folhas, conhecido também como bambu Multiplex.
Essa variação recebe o nome popular de múltiplas folhas por ter como característica folhagem densa e volumosa com capacidade de cobrir uma área grande.
A espécie Multiplex pode atingir de 3 a 4 m de altura em sua fase adulta e costuma ser utilizada para fechar muros e paredes por conta da folhagem densa, que tem uma ótima funcionalidade como cerca viva.
Mini bambu forração
Entre as variações e tipos de bambuzinho, uma das opções é o mini bambu de forração, uma espécie muito utilizada na ornamentação devido ao seu pequeno porte, que atinge em média 10 cm.
Essa espécie tem como características ser pequeno, de folhas escuras e frequentemente utilizado como forração.
As folhas duras e eretas se espalham em grupos de 5 ou mais, sendo ótima escolha para a forração de terrenos e jardins.
Essa espécie gosta de solo úmido e costuma ser bastante frequente em projetos de jardim japonês.
Agora que você já tem todas as informações com dicas para cuidar desse tipo de planta, conte-nos qual espécie você mais gosta e se você já apostou no uso dessa planta para o seu projeto.