Guia da【 CATTLEYA 】– Espécies e Como Cuidar da Orquídea

Para quem não sabe, a Cattleya é uma espécie de orquídea que tem suas flores grandes e que, por isso, chama bastante atenção das pessoas. 

A Cattleya está presente desde o México até o sul da América do Sul, com pelo menos 100 espécies catalogadas. 

Tornou-se uma espécie de orquídea muito comercializada e popular em todo o mundo, principalmente por sua facilidade de cultivo e a beleza das suas flores. 

A saber, existem espécies nativas e híbridas e para cada tipo de Cattleya existe um cuidado especial na hora de realizar a manutenção da planta. 

Cattleya

Ademais, a Cattleya é uma planta altamente versátil e possui diversos tipos de cores, sobretudo floração em vermelho, laranja, branco, rosa, amarelo e variações mescladas. 

Dessa maneira, a Cattleya tornou-se uma planta adorada para quem ama cultivar e utilizá-la na decoração, devido sua beleza exótica. 

Se você quer saber tudo sobre essas orquídeas, suas características e curiosidade, assim como fotos das principais espécies, além de aprender como cultivar, acompanhe o artigo. Nele vamos mostrar todas as informações para você ter um orquidário incrível.

Características e curiosidades

A Cattleya tem algumas características marcantes, dentre as principais podemos destacar que ela é uma orquídea epífita, isto é, necessita ser apoiada em troncos de árvores, pois necessita de uma fixação. 

Além disso, trata-se de uma planta com flores perfumadas e grandes, possui diversas cores e formatos e por isso chamam a atenção, sobretudo por sua beleza. 

Cattleya 4

Ademais, ela tem origem na América Central e do Sul. Para o aparecimento das flores são contados de 4 a 7 anos após a plantação da semente para se ter o primeiro florescimento. 

Quando cuidada de maneira correta, essa orquídea pode florescer todos os anos, oferecendo um visual lindo e uma ótima opção para decoração de ambientes. 

A título de curiosidade, as orquídeas são encontradas em todo mundo, menos na Antártida, por conta do seu clima super gelado. 

Todavia, como falamos acima a orquídea cattleya é uma planta que possui mais de 100 espécies catalogadas e por isso é uma das mais populares do mundo. 

Cattleya 3

Principais espécies de orquídea Cattleya

A orquídea cattleya possui centenas de espécies catalogadas e possuem diversas cores e tamanhos e por isso as flores incorporam em qualquer ambiente em que elas estejam. 

Para quem está procurando uma planta com alto poder decorativo a orquídea cattleya é uma ótima opção para decorar a residência, escritório, entre outros ambientes. 

Selecionamos diversas fotos e modelos de orquídeas cattleya em seus variados tipos, acompanhe o post e inspire-se! 

Cattleya walkeriana

A orquídea cattleya walkeriana tem origem brasileira e foi descoberta em 1839, vegetando em árvores às margens do Rio São Francisco no estado de Minas Gerais. 

Essa espécie pode ser encontrada sempre em locais próximos a lagos, rios e pântanos. Além disso, possui um perfume que lembra um pouco canela. 

Essa espécie pode ser encontrada em diversas cores, sobretudo:

  • Lilás
  • Branco
  • Branco com labelo lilás 
  • azulado
  • lilás com riscos púrpuras

    Walkeriana roxa Walkeriana

Cattleya labiata

A orquídea labiata é uma planta nativa do Brasil e também pode ser conhecida como rainha do sertão, por sua concentração na região Nordeste do país. 

Trata-se de uma espécie epífita e por se tratar de uma planta muito popular no país, você irá encontrá-la na maioria dos orquidários. 

Labiata Labiata lilás

Cattleya intermedia

A orquídea intermedia também tem origem brasileira, sobretudo no Sul e Sudeste do país. Trata-se de um modelo de Cattleya muito popular no país. 

Vale destacar que a beleza da cattleya intermedia também é oriunda da sua enorme versatilidade. Além disso, possui flores grandes e com detalhes de forma. 

Linda Intermedia Intermedia

Cattleya amethystoglossa

A cattleya amethystoglossa é uma espécie de orquídea originária do Brasil, sobretudo na região do estado da Bahia. 

Trata-se de uma espécie de cattleya que gosta de locais quentes e com muita umidade. Além disso, trata-se de uma espécie de meia sombra com média luminosidade. 

amethystoglossa 1 amethystoglossa 2

Cattleya nobilior

A orquídea cattleya nobilior é conhecida como a “Rainha do Cerrado”, além disso trata-se de uma das mais belas espécies para cultivar. 

Ademais, esse tipo de orquídea possui flores grandes, cores de destaque e um perfume específico e duradouro. 

Nobilior 1 Nobilior 2

Cattleya schilleriana

A cattleya schilleriana é uma das orquídeas mais interessantes dessa espécie. Contudo, ela é uma dos tipos de cattleya considerada extinta. 

No entanto, ela pode ser encontrada em orquidários. Ela foi descoberta no século XIX e cultivada na cidade de Hamburgo na Alemanha. 

No Brasil ela pode ser encontrada nos estados da Bahia e Espírito Santo. Entretanto, ela acabou sendo coletada de forma ilegal, destruindo seu habitat natural, contribuindo para sua extinção. 

schilleriana 1 schilleriana 2

Cattleya aclandiae

A cattleya aclandiae é originária da Bahia no Nordeste brasileiro. Em 1839 um oficial naval levou a planta e sementes para Inglaterra, onde por lá a espécie floriu pela primeira vez. 

A espécie possui crescimento reptante e desordenado. De modo geral ela pode desabrochar duas flores, no entanto, em alguns casos pode chegar a três. 

Aclandiae 1 Aclandiae 2

Cattleya guttata / tigrina / leopoldii

A cattleya guttata faz parte do grupo das epífitas ou rupícolas e pode ser encontrada em diversos estados brasileiros.

Além disso, trata-se de uma orquídea de grande porte e pode ultrapassar na maioria das vezes 1 metro de altura se tiver sido bem cultivada. 

guttata tigrina leopoldii 1 guttata tigrina leopoldii 2

Cattleya loddigesii

A orquídea cattleya loddigesii é uma espécie pertencente à América do Sul e no Brasil está presente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

A saber, trata-se da primeira espécie de cattleya a ser levada para o continente europeu. Além disso, ela adora viver em altitudes que variam entre 500 metros e 1200 metros. 

loddigesii 1

loddigesii 2

Cattleya trianae

A orquídea cattleya trianae que também pode ser conhecida pelo nome de orquídea de natal ou flor de maio é uma planta nativa da Colômbia. 

Além do mais, esse tipo de orquídea pode chegar a 50 centímetros de altura. Isto é, trata-se de uma planta de pequeno e médio porte. Possui flores grandes e seu habitat são as matas tropicais. 

Por fim, trata-se de uma espécie de orquídea epífita, isto é, desenvolve-se em troncos de árvores e sua floração geralmente ocorre no outono. 

trianae 1 trianae 2 trianae 3

Cattleya forbesii

A cattleya forbesii é uma planta originária do Brasil e possui médio porte podendo chegar a 30 cm de altura. 

A saber, suas flores podem chegar em média a 8 cm de diâmetro e adoram o clima tropical. 

Além disso, esse tipo de orquídea gosta de 70% de sombra durante o dia e sua floração se dá principalmente na primavera, mas pode ocorrer floração em outros períodos do ano. 

forbesii 1 forbesii 2

Cattleya warneri

A cattleya warneri é uma espécie de orquídea de origem brasileira, presente principalmente nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. 

Ademais, ela possui flores grandes e que podem chegar a 22 centímetros de diâmetro. Sua floração ocorre principalmente no início da primavera e dura ao menos 20 dias. 

Trata-se de uma espécie de orquídea que não pode ser exposta diretamente ao sol, portanto, sua luminosidade gira em torno de 50%. 

warneri 1 warneri 2

Cattleya purpurata

A cattleya purpurata é uma das mais belas orquídeas e por isso é muito popular. A saber, ela também pode ser conhecida como “laelia purpurata”.

Além disso, essa espécie de orquídea pode atingir até 60 metros de altura. Ademais trata-se de um tipo de orquídea epífita. 

Por fim, a cattleya purpurata é muito cultivada nas regiões Sul e Sudeste pois prefere ambientes mais frios e úmidos.  

purpurata 1 purpurata 2

Cattleya granulosa

A cattleya granulosa é um tipo de orquídea de pequeno e médio porte e pode chegar a mais de 50 cm de altura. Sua flor pode chegar entre 8 e 12 cm de diâmetro. 

Ademais, é uma planta de clima tropical e seu sombreamento deve girar em torno de 70%. Vale destacar também que a sua floração ocorre sobretudo na primavera e dura em média 15 dias. 

Por fim, também é um tipo de orquídea de origem brasileira e que possui fácil cultivo. Além disso, ela adora ambientes quentes e não tolera temperaturas muito baixas. 

Cattleya granulosa tipo 2
Cattleya granulosa
Cattleya granulosa tipo 2
Outra foto da espécie granulosa

Cattleya violacea

Esse tipo de orquídea é uma espécie de epífita e que vegeta em matas ensolaradas e que variam a altitude entre 200 e 1200 metros. 

Trata-se de uma planta oriunda da América do Sul e pode chegar a até 40 centímetros de altura e suas flores podendo chegar até a 12 centímetros de diâmetro. 

Cattleya violacea 1
Orquidário com a espécie violacea

Cattleya violacea 2

Cattleya percivaliana

A cattleya percivaliana tem origem venezuelana e colombiana em sua maioria cresce como uma epífita. Ademais, ela cresce principalmente em regiões de altitude que varia entre 1400 e 2000 metros. 

Além disso, esse tipo de orquídea pode chegar a pelo menos 30 cm de altura e podem crescer em pleno sol, contudo, deve-se realizar um sombreamento para evitar queimaduras do sol. 

Cattleya percivaliana 3
Modelo da percivaliana para você conhecer
Cattleya percivaliana 1
As cores podem ser variadas

Cattleya percivaliana 2

Cattleya harrisoniana

A cattleya harrisoniana possui origem brasileira, e está presente sobretudo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Esse tipo de orquídea pode chegar até 40 centímetros de altura e por isso caracteriza-se como uma planta de médio porte. 

Cattleya
Espécie harrisoniana
harrisoniana 1
Elas são surpreendentes

Cattleya mossiae

Trata-se de um tipo de orquídea de médio e grande porte e pode chegar a pelo menos 40 cm de altura. Suas flores podem chegar entre 8 e 12 cm de altura. 

A cattleya mossiae prefere o clima tropical e sombreamento de 70% e sua floração se dá na primavera e dura em média 15 dias. 

Cattleya mossiae 1
Espécie mossiae

Cattleya mossiae Cattleya mossiae

Cattleya maxima

A cattleya maxima é um tipo de orquídea que pertence ao grupo das epífitas e pertencente às florestas tropicais. 

Ela pode ser encontrada sobretudo nas florestas do Peru, Equador e Colômbia. Além disso, é uma planta que gosta de sombreamento em torno de 50%. 

Cattleya maxima
Cattleya maxima

maxima 2 Cattleya maxima 3

Cattleya durigan

A cattleya durigan é uma planta nativa da América do Sul e possui tamanho que gira em torno de 25 cm. 

Seu cultivo é simples e pode ser cultivado em vasos e árvores e suas flores pode alcançar o tamanho de 9 cm. 

Ademais, sua floração se dá na primavera e possui belas flores com cores destacadas. 

Cattleya durigan
Espécie durigan

Cattleya durigan 3

Como cuidar e cultivar?

A cattleya possui um cultivo bastante simples, além disso ela gosta de ventilação, umidade e em sua maioria de iluminação indireta. 

Vale destacar também que a maioria das espécies preferem ambientes que sejam contemplados com temperaturas entre 18° e 25° C, caso a temperatura não esteja nessa faixa pode prejudicar o florescimento e a qualidade das flores e folhas. 

Cattleya 2

Além do mais, a coloração das folhas pode indicar se elas estão recebendo luminosidade adequada ou não. 

Ou seja, de modo simples, quando as folhas estão muito escuras significa que elas estão recebendo pouca luminosidade. E no caso delas apresentarem folhas muito claras significa que elas estão tendo excesso de luz. 

Portanto, fique atento aos sinais que a orquídea está apresentando. Vale dizer também que elas não gostam de excesso de água, contudo, em períodos de altas temperaturas elas devem ser regadas duas vezes. 

Em contrapartida, em dias mais frios as regas devem alternar em média uma vez por semana. 

Como plantar orquídea Cattleya

Para plantar a orquídea cattleya deve-se atentar ao período de corte, justamente para garantir a qualidade e saúde da planta. 

Afinal, se o corte foi realizado no período errado, poderá ser propício para o surgimento de doenças e pragas. 

Desse modo, para plantar a orquídea é necessário que ela apresente pelo menos 3 bulbos, para fazer o corte certo e iniciar a brotação do quarto bulbo, assim sendo quando a planta começar a brotar é o melhor momento para realizar o corte. 

Vale destacar que o corte geralmente se realiza durante a primavera ou verão, no entanto, dependendo dos casos pode ser realizado no começo do ano. 

Cattleya

Na hora de realizar o plantio, utilize-se de uma amarração para que as folhas fiquem retas e equilibradas, evitando que elas caiam. 

Além disso, o tamanho do vaso irá depender do tamanho da muda. Ademais, você pode utilizar um pouco de pedra brita ou caco de telha para ajudar a firmar a orquídea.

Cattleya 1

Todavia, todas as raízes mortas devem ser retiradas das orquídeas, podendo ser feito um corte direto na base para fortalecer a nova raiz. 

Por fim, a adubação pode ser específica de acordo com o tipo de orquídea que você escolher, por isso, fique atento na hora de comprar o adubo se ele se enquadra no modelo de orquídea que escolheu. 

E então, gostou de conhecer mais sobre a orquídea cattleya?

Não deixe de ler também – +70【 PLANTAS PARA JARDIM 】– Lista De Espécies Perfeitas


Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.