Cinerária: Tudo Sobre a Espécie e Como Cultivar!
A cinerária é uma espécie de planta com flores e é muito apreciada por quem quer dar um toque colorido a jardins ou ambientes internos.
E se você quer descobrir mais sobre a cinerária, ao longo deste post você vai conferir um guia completo com características, cores, significados, dicas práticas de como cuidar da planta e uma seleção de fotos incríveis para se apaixonar ainda mais por essa espécie.
Conteúdo
Características e curiosidades
A cinerária, conhecidas cientificamente como Senecio Cruentus, é uma espécie de pequeno porte que pode atingir de 20 a 40 cm de altura.
A planta é originária das Ilhas Canárias, e também é conhecida popularmente como cinerária dos floristas.
O caule é curto e ramificado, e as folhas são arredondadas e com coloração verde escuro, apresentando bordas dentadas e serrilhadas.
As flores dessa espécie podem ter pétalas simples ou dobradas, e a planta exala um aroma delicado.
Qual o seu significado?
A cinerária é uma planta com significados especiais e muitos estão relacionados ao anel cheio de flores, simbolizando proteção. Assim, essa espécie pode ser associada a ideia de cuidado e segurança.
As flores da planta ainda representam prazer, e podem ser oferecidas como presente.
Quais as cores da cinerária?
As flores da cinerária encantam pela paleta vibrante de cores, incluindo tons como rosa, roxo, vermelho e azul.
Além das cores sólidas, as flores dessa planta também podem apresentar versões bicolores, combinando dois tons e criando um efeito visual ainda mais interessante.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A espécie de flores ornamentais é uma planta que se adapta melhor a climas subtropical e temperado, apreciando temperaturas amenas. No entanto, essa espécie não tolera condições extremas e pode não resistir a geadas e também não lidar bem com o calor excessivo.
Assim, a recomendação é mantê-la em locais de temperaturas equilibradas e protegê-la do frio intenso e calor excessivo.
Solo
Para cultivar a cinerária, a recomendação é de um solo fértil e rico em matéria orgânica, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da espécie.
Além disso, o solo também deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água, que pode prejudicar as raízes e causar o apodrecimento da planta.
Local e Luminosidade
O cultivo dessa planta com flores deve ser preferencialmente em locais a meia-sombra, evitando a incidência direta de raios solares, que podem causar queimaduras nas folhas e flores.
O local com luz indireta é ideal para atender as necessidades da planta e garantir o desenvolvimento saudável da espécie.
Rega
A cinerária é uma planta que gosta de solo úmido, mas não encharcado.
Dessa maneira, a recomendação é de fazer regas regulares para garantir a umidade, evitando molhar diretamente folhas e flores, e com cuidado para que o solo não fique encharcado.
Fotos e inspirações de cinerária
Para conhecer mais da planta com flores ornamentais, reunimos uma seleção de fotos dessa espécie com flores em diferentes cores, mostrando a beleza dessa planta e a possibilidade de utilizá-la no paisagismo ou decoração de espaços internos, desde que sejam seguidas as recomendações de cultivo para ter uma planta saudável e com lindas florações.
1. Flores ornamentais e com coloração vibrante
2. Planta repleta de flores com coloração em rosa intenso
3. Planta com flor ornamental em tom de roxo escuro
4. Flores com pétalas em duas cores
5. Planta com flores em rosa claro
6. Planta repleta de flores ornamentais e com coloração intensa
7. Vasos com flores em diferentes cores
8. Planta com flores em duo de vermelho e branco
9. Planta com flores delicadas e ornamentais
10. Vaso de planta com flores ornamentais
11. Vaso de planta com flores em tom de rosa
12. Cultivo de planta com flores ornamentais
13. Jardim com flores ornamentais e coloridas
14. Planta com flores em tonalidade de pink
15. Espécie de planta com flores em roxo escuro
Agora que você já conferiu o guia completo sobre a espécie, vai ficar bem mais fácil de cultivar a planta e garantir belas florações.