Clívia – Como Cuidar e Tudo Sobre!
A clívia é uma planta ornamental que conquista pela elegância de suas flores vibrantes e pela facilidade de cultivo, sendo uma opção até mesmo para jardineiros iniciantes, já que floresce abundantemente com poucos cuidados.
E se você quer a beleza da clívia dentro de casa ou no jardim, trouxemos um guia completo para que você possa conhecer sobre as características da planta, significados e dicas práticas de como cuidar dessa espécie.
Características da clívia
A espécie Clivia miniata, popularmente conhecida como clívia, é uma planta ornamental originária da África do Sul e que se adapta perfeitamente ao clima brasileiro.
A planta é pertencente à família Amaryllidaceae, e se caracteriza por folhas longas, estreitas e dispostas em formato de leque, podendo atingir até 60 cm de comprimento.
A floração acontece no final da primavera e início do verão, com flores vibrantes e duráveis em tons de laranja, vermelho e, raramente, amarelo. Essas flores são em formato de pequenos trompetes formando buquês encantadores!
Apesar de ser considerada uma planta fácil de cuidar, a clívia exige paciência, já que pode demorar até 3 anos para florescer.
Significados da clívia
Além da beleza ornamental dessa planta, a clívia também carrega significados especiais.
A espécie é associada à prosperidade e resiliência, refletindo sua capacidade de florescer mesmo em condições adversas. Além disso, a planta também representa fidelidade, e é um símbolo de laços duradouros.
No Feng Shui, as flores alaranjadas são associadas a alegria e renovação, e podem indicar que boas notícias estão a caminho.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Solo
Para garantir o crescimento saudável e a floração exuberante da clívia, é essencial escolher o solo adequado.
O solo para essa planta deve ser permeável, permitindo a drenagem de água, e levemente úmido, sem excesso para não causar danos às raízes.
Para a preparação do solo, a recomendação é de misturar partes iguais de terra e composto orgânico, proporcionando nutrientes para que a planta possa florescer com vigor.
Local e Luminosidade
A clívia é uma planta que tem preferência pelo cultivo à meia sombra. Embora suporte o sol pleno, a exposição direta aos raios solares pode causar queimaduras nas folhas.
Assim, o equilíbrio perfeito é um local a meia sombra e que receba luminosidade filtrada.
Caso a planta seja mantida em locais muito sombreados, as folhas tendem a partir na vertical e a haste floral pode ficar alongada e com poucas flores.
Rega
A rega da clívia exige atenção para evitar problemas, e esse é um dos cuidados principais com a planta.
Durante o inverno, o solo pode ser mantido mais seco e as regas podem ser mais espaçadas.
Quando a planta desenvolver uma haste floral de 15 cm, é hora de retomar a irrigação padrão, que pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana nos períodos mais quentes.
Para não causar danos à planta, evite molhar folhas e flores, e cuidado com o excesso de água no solo para não causar o apodrecimento das raízes.
Fotos e inspirações de clívia
Para que você possa se apaixonar pela Clívia, reunimos uma seleção de fotos dessa planta com flores vibrantes. Assim, você pode admirar a espécie e quem sabe se inspirar em cultivá-la para decorar jardins ou espaços internos.
1. Planta com buquê de flores alaranjadas
2. Jardim com planta ornamental e de flores vibrantes
3. Vaso com planta ornamental e florida
4. Planta com flores alaranjadas e vibrantes
5. Espécie rara de clívia com flores amarelas
6. Jardim com planta ornamental de flores vermelhas
7. Planta com buquê de flores ornamentais
8. Jardim com planta de flores alaranjadas
9. Planta com flores vibrantes e em tom de laranja
10. Espécie de planta com flores vermelhas
11. Jardim decorado com planta de flores ornamentais
12. Planta com flores em amarelo claro
13. Espaço externo decorado com planta ornamental
14. Jardim com destaque para as plantas floridas
15. Planta com flores em laranja intenso
16. Planta de folhas longas e estreitas
17. Jardim com flores ornamentais sob a árvore
18. Variação de espécie com flores amarelas
19. Planta com flores em tonalidade vibrante
20. Espécie de planta com flores laranja
Você já conhecia essa planta de flores vibrantes e cultivo fácil? Agora que você já sabe tudo sobre a espécie, já pode cultivá-la e dar um toque de cor em espaços internos ou externos.