Orquídea【CYMBIDIUM】– Características e Principais Espécies!
A orquídea cymbidium é conhecida por sua beleza, e encanta os amantes de orquídeas com suas flores ornamentais e em diferentes cores.
E se você também é encantado(a) pela cymbidium, elaboramos um guia completo com as principais características e curiosidades dessa orquídea, além de uma lista com as principais espécies e dicas essenciais para cuidar e cultivar dessas orquídeas, garantindo floradas deslumbrantes.
Características e curiosidades
A orquídea cymbidium é caracterizada por ter hastes longas e arqueadas, e produzir uma grande quantidade de flores duradouras.
As folhas são alongadas, brilhantes e em tons que variam entre verde escuro e verde acinzentado. Essa orquídea pode atingir até 80 cm de altura.
A maioria dessas orquídeas e é do tipo terrestre, e algumas variações dessa espécie podem ser epífitas.
A floração dessa orquídea acontece entre os meses de setembro e janeiro, e as flores podem aparecer em hastes eretas ou em cascata, permanecendo abertas por até um mês.
Cores da orquídea Cymbidium
As flores da orquídea cymbidium podem variar entre diferentes tons e incluem opções que vão desde o branco puro até tonalidades vibrantes de rosa, amarelo, laranja, marrom, verde e vermelho.
Principais espécies de Cymbidium
A cymbidium é uma orquídea com diversas variações, e cada uma dessas espécies pode ter características diferentes.
Para conhecer as principais espécies de orquídeas cymbidium, elaboramos um guia com as variações mais conhecidas.
- Cymbidium aloifolium: essa planta pode ser do tipo epífita, que se desenvolve em árvore, ou do tipo litófitas, que cresce em rochas. As folhas dessa orquídea são grossas e as flores aparecem com pétalas em mix de verde e roxo, enquanto o labelo é uma mistura de roxo e branco.
1. Espécie de orquídea com flores pequenas e delicadas
- Cymbidium canaliculatum: a espécie nativa da Austrália se caracteriza por ter flores bem pequenas e que medem até 4 cm de diâmetro. As flores são bem perfumadas e apresentam pétalas verdes com detalhes marrons; já o labelo é branco com pontinhos avermelhados.
2. Orquídea pequena e com flores de pétalas esverdeadas
- Cymbidium dayanum: a espécie é originária da Ásia e é considerada uma orquídea de médio porte com florescimento fácil. As flores são em tom de branco e com linhas avermelhadas ao longo das pétalas e sépalas.
3. Orquídea com pétalas de linhas avermelhadas
- Cymbidium devonianum: a orquídea é mais cultivada em regiões do Nepal, Índia e Tailândia, sendo menos comum no Brasil. As flores aparecem em hastes florais altas e eretas e são consideradas de médio porte. A floração dessa espécie dura de 15 a 30 dias.
4. Orquídea com floração delicada e ornamental
- Cymbidium ensifolium: orquídea com flores pequenas e delicadas e que aparecem em tonalidades de rosa e vermelho.
5. Espécie de orquídea com flores pequenas
- Cymbidium floribundum: originária da China essa espécie é chamada de “orquídea de borda dourada” ou “orquídea de margem amarela”. A coloração interna das flores dessa espécie é em tons de rosa ou vermelho, e a inflorescência acontece na primavera, produzindo de 6 a 10 flores.
6. Orquídea com flores pequenas e com bordas amareladas nas pétalas
- Cymbidium insigne: a espécie tem hastes florais altas e eretas, e produz flores de médio a grande porte. As flores aparecem em volume e são comuns em tons de rosa, com labelos brancos e manchados de vermelho.
7. Espécie de orquídea com flores rosas e ornamentais
- Cymbidium Minuet: a planta híbrida é um cruzamento entre as espécies Cymbidium floribundum e Cymbidium insigne, e se caracteriza por ter flores de cores variadas.
8. Orquídea híbrida com flores ornamentais
- Cymbidium spp: essa variação é um clone a partir de versões híbridas e isso facilita a comercialização no Brasil, se tornando uma das espécies mais populares no país e com custos reduzidos. Essa espécie se destaca pela variedade de cores nas flores.
9. Espécie de orquídea popular e com flores grandes
Como cuidar e cultivar?
Local e Luminosidade
A orquídea cymbidium é uma espécie que precisa ficar em local com boa iluminação e luz filtrada, tendo preferência por claridade indireta, e evitando a exposição ao sol, o que pode prejudicar o desenvolvimento das flores.
Para a exposição em ambientes externos, a recomendação é utilizar sombrite de 70 a 120%, dependendo da região do país e local onde a planta está sendo cultivada.
Rega
Entre os cuidados com a orquídea cymbidium, a rega é uma etapa importante. E vale frisar que essa espécie não tolera água em excesso.
Para verificar a necessidade de rega dessa orquídea, a dica é colocar o dedo no substrato, e se sair limpo é sinal de que orquídea está seca e precisa ser molhada. Caso o dedo saia com substrato umedecido, dá pra esperar mais alguns dias por uma nova rega.
Durante a rega, evite molhar as folhas e flores, que podem ser danificadas e ficarem molhadas.
Adubação
A adubação é uma das etapas de manutenção da cymbidium, e esse cuidado fornece nutrientes para que a planta se desenvolva de maneira saudável.
A adubação deve ser feita sempre que novos brotos começarem a surgir, já que esse é um sinal de que novas raízes estão se formando.
Para a adubação o adubo bokashi é uma ótima escolha. Além disso, também é possível utilizar fertilizantes, como NPK 9-45-15 ou 4-14-8, que ajudam no crescimento saudável e na floração da orquídea.
Como plantar orquídea Cymbidium?
Para quem está pensando em plantar orquídeas cymbidium, trouxemos um passo a passo simples para cultivar espécies terrestres em vaso.
- Inicie escolhendo um vaso com ao menos 3 l de capacidade;
- Dê preferência por um vaso que tenham furos no fundo;
- Faça uma camada de argila expandida ou pedaços de telha no fundo para auxiliar na drenagem;
- Escolha um substrato para orquídea e complete até metade do vaso com esse substrato;
- Encaixe a muda de orquídea e finalize completando o vaso com o substrato.
Fotos e inspirações de orquídea Cymbidium
Agora que você já viu as dicas de cultivo e características da orquídea cymbidium, selecionamos fotos com diversas espécies dessa planta e com florações em diferentes cores.
10. Espécie de orquídea com flores ornamentais e alaranjadas
11. Orquídea com pequenas flores e detalhes avermelhados
12. Espécie de orquídea com flores em tonalidade vibrante de amarelo
13. Orquídea com flores ornamentais e de pétalas verdes
14. Espécie de orquídea com coloração amarronzada
15. Mini orquídeas com pétalas esverdeadas
16. Orquídea com flores verdes e ornamentais
17. Tipo de orquídea com flores em tonalidade de laranja
18. Orquídea de flores delicadas
19. Espécie de orquídea com flores pequenas e em grande quantidade
20. Orquídea com flores em estilo cascata
21. Orquídea com flores em tonalidade de rosa claro
22. Tipo de orquídea com flor em tonalidade vibrante
23. Orquídea de pétalas amarelas
24. Orquídea com flores delicadas e em coloração suave
25. Orquídea com flor branca e delicada
26. Espécie de orquídea com flores delicadas
27. Orquídea com flores pequenas e com manchinhas nas pétalas
28. Orquídea de coloração com flores pequenas e marrons
29. Espécie de orquídea com pequenas flores
30. Orquídea com flores delicadas e com detalhes em cores vibrantes
Agora que você já viu tudo sobre esse tipo de orquídea, já pode colocar em prática os cuidados e garantir que as flores venham de maneira deslumbrante.