Espada-de-São-Jorge: +77 Ideias Incríveis e Como Cultivar!
A Espada-de-São-Jorge é uma planta que foi já foi bem característica de jardim e casa de avós, e com o passar dos anos essa espécie voltou como uma tendência do mundo decorativo com plantas.
A planta, que agora brilha na decoração de interiores com uma proposta moderna, é repleta de significados e uma espécie fácil de manter, sendo versátil para jardins e vasos em ambientes internos e externos.
E se você vem pensando em cultivar a Espada-de-São-Jorge, reunimos dicas de como cuidar da planta, simbolismo se significados da espécie, preço inspirações para usar a planta na decoração.
Conteúdo
Características e significado
A Espada-de-São-Jorge é uma planta ornamental originária do Oeste da África e popularmente também é conhecida como “Espada de Ogum”.
A planta é considerada uma espécie protetora e costuma ser associada como um amuleto contra energias negativas, funcionando como uma espécie de escudo para proteger o local onde é mantida.
A planta ainda é associada ao fato de purificar o ar do local e garantir uma boa produção de oxigênio durante a noite.
A espécie com bordas amarelas também costuma ser associada ao significado de prosperidade.
E falando em outra espécie, a Espada-de-São-Jorge tem tipos e variedades em relação as suas espécies. Para identificar facilmente essas variações, vamos a uma breve explicação sobre cada um dos tipos.
- Sansevieria zeylanica: Essa variedade é uma das mais populares e é conhecida como a espada de São Jorge tradicional, sendo uma planta em tons de verde com características rajadas.
- Sansevieria tricasciata: A variação traz uma versão de Espada-de-São-Jorge com bordas amarelas que acompanham o formato da folha, e é considerada uma planta bastante popular. Além de ser denominada de espada de São Jorge de borda amarela, outros nomes populares para essa variação é “Espada de Iansã” ou “Espada de Santa Bárbara”.
- Sansevieria cylindrica: A espécie é a que mais se diferencia das versões mais tradicionais, e nesse caso é conhecida por ter o formato cilíndrico e pontiagudo, e ser chamada de lança de São Jorge. Uma das características dessa espécie é o fato de ser trançada, dando ares mais ornamentais para a planta.
Como cuidar de espada-de-São-Jorge? #dicas
Local
Essa planta é muito versátil em relação aos cuidados, e uma prova disso é a possibilidade da espécie poder ser cultivada em local de sol pleno ou de sombra.
Apesar da planta gostar bastante de luz solar, essa é uma espécie que resiste e se desenvolve bem na ausência de luz solar, sendo uma possibilidade para ambiente sombreados ou cantinhos com pouca luz.
Rega
A espécie é uma planta de fácil manutenção, e entre as características está a necessidade de poucas regas.
Dessa forma, a planta pode ser regada apenas uma vez por semana durante as estações mais quentes, e nas épocas mais frias do ano, as regas podem ser mais espaçadas, acontecendo a cada 10 dias ou quinzenalmente.
Cultivo
A planta é uma espécie bastante versátil e o cultivo pode ser feito direto no solo, sendo uma opção para projetos paisagísticos, ou também pode ser uma planta cultivada em vaso, uma opção para ambientes internos ou externos.
Uma forma alternativa de cultivo da planta é a Espada-de-São-Jorge na água, inserindo algumas folhas na água, para que desenvolvam raízes, formando uma opção compacta e moderna, e pode ser uma proposta para decorar diferentes ambientes.
Um alerta para o cultivo da espécie Espada-de-São-Jorge é em relação a toxidade, uma vez que a planta é tóxica e pode trazer riscos animais de estimação e crianças, caso seja ingerida. Assim, é indicado que a planta seja mantida longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Fotos e inspirações de espada-de-São-Jorge
Jardim com espada-de-São-Jorge
Há muitas possibilidades para cultivar a Espada de São Jorge em jardins, e uma das propostas é esta inspiração que traz o uso da espécie rajada no cultivo em espaço interno.
A proposta de um jardim interno é uma possibilidade de modernizar o ambiente e trazer um toque verde ao espaço interno.
Assim, o jardim interno é um espaço pequeno e com o cultivo da planta, uma vez que a planta se adapta a locais sem incidência de luz solar.
O cultivo da espécie no ambiente interno acrescenta um toque verde ao espaço, além de adicionar significados como de proteção, ser uma espécie de fácil manutenção, dispensando a necessidade de podas ou regas constantes, e garantindo um jardim interno sempre lindo!
Entre as inspirações para o cultivo da espécie em jardins, a planta também pode ser uma possibilidade para o jardim de inverno, como mostra essa proposta de um jardim de inverno pequeno e de fácil manutenção.
Para o jardim de inverno, a proposta foi de preencher o espaço quadrado como touceiras da planta, criando um projeto de jardinagem simples e com solo forrado por pedrinhas.
As plantas de fácil manutenção são ótimas propostas para o jardim de inverno, seja em local ensolarado ou sem incidência de luz solar.
Para destacar o jardim, a proposta foi de adicionar iluminação no chão direcionada para as plantas, dando destaque a esse pequeno espaço verde.
Espada-de-São-Jorge em vaso
Há muitas possibilidades de cultivo para Espada-de-São-Jorge, e uma das ideias é de manter a planta em vasos, seja em ambientes internos ou externos, como é o caso desta proposta.
O projeto de paisagismo traz um jardim circular com diversas espécies rasteiras, dando destaque para os vasos grandes que decoram o centro do jardim.
Os vasos ao estilo vietnamita em tons de azul e em 3 tamanhos diferentes, compõem um trio de vasos com Espada-de-São-Jorge.
As plantas cultivadas em vasos foram utilizadas no projeto de paisagismo externo, e são uma possibilidade para dar mais destaque ao jardim, uma vez que os vasos grandes realçam as plantas.
Como a espécie é de fácil adaptação e pode ser utilizada em ambientes com sol ou sombra, a planta também é uma ótima proposta para o cultivo em banheiro como mostra esta inspiração.
A inspiração de projeto com planta em banheiro traz um banheiro amplo e ao estilo vintage, com piso hexagonal amarelo e destaque para as plantinhas que deixam o ambiente mais aconchegante.
Para a Espada de São Jorge em vaso, a proposta foi de utilizar o vaso com a planta embaixo da bancada com cuba, criando um cantinho especial para manter a plantinha e agregando um toque verde e com simbolismo para o ambiente.
Espada-de-São-Jorge na água
A planta também pode ser utilizada na decoração em diferentes maneiras de cultivo, e uma das propostas é a de usar Espada de São Jorge na água para decoração de ambientes, como mostra esse cantinho em que as plantas na água fazem parte da decoração.
Para proposta, as folhas de Espada-de-São-Jorge de diferentes espécies, como as versões rajadas e as versões de bordas amarelas, foram mantidas em vasos de vidro com água, de modo que as folhas desenvolveram raízes e fazem parte dos arranjos das plantas cultivadas em água.
Assim, os vasos de vidro foram posicionados sobre a bancada branca e são uma proposta moderna para a decoração, trazendo um diferencial e que permite utilizar arranjos menores com a planta.
Outra ideia de cultivo para planta em água é este cantinho decorado em estilo descolado e colorido.
A decoração traz meia parede em tom de azul royal e móveis vintage, como é o caso do móvel de madeira que serve como mesinha lateral com objetos decorativos e vaso de vidro com folhas da planta em água.
Assim, a decoração traz diferentes elementos que se integram em uma proposta harmoniosa, e as folhas em água trazem uma proposta moderna para utilizar plantas na decoração de ambientes internos.
Quanto custa em média? #preço
Para quem ficou interessado em cultivar a Espada-de-São-Jorge como uma planta interna ou externa, a boa notícia é que as mudas são baratas e fáceis de adquirir.
O preço médio de uma muda da espécie é a partir de R$ 15 e pode ser encontrada em lojas de paisagismo.
Você se renderia a essa espécie na decoração externa ou interna? Conte-nos o que acha da planta e em qual ambiente você mais gosta como ideia de decoração.