Flores de Outono – 10 Espécies + Dicas de Cultivo!
O outono, estação que vai de março a junho, é caracterizado por temperaturas mais amenas, e esse clima pode contribuir com as espécies de flores de outono, ou seja, plantas que se beneficiam com as características da estação e podem florescer com mais intensidade nesse período.
E se você vem tendo dúvidas na escolha das flores de acordo com as estações, reunimos um guia completo para que você possa escolher flores de outono e cultivá-las da maneira correta, garantindo um jardim florido mesmo com temperaturas mais amenas.
Tipos e espécies de flores de outono
Alamanda amarela
A alamanda amarela é uma espécie de trepadeira que pode florescer ao longo do ano, com floração mais intensa e abundante na primavera e no outono.
Essa espécie deve ser cultivada em solo bem drenado e arenoso, garantindo um bom escoamento da água.
O local de cultivo da alamanda amarela deve ser sob sol pleno, de modo que a planta receba bastante luminosidade ao longo do dia.
Em relação as regas, essa é uma planta que tem preferência por regas regulares, que podem ser feitas de 2 a 3 vezes na semana, e com redução no período do inverno.
1. Planta trepadeira com flores amarelas

2. Alamanda com flores grandes e em tonalidade vibrante

3. Planta alamanda amarela no paisagismo

Amarilis brasileira
A amarilis brasileira é uma planta também conhecida por outros nomes como açucena, flor-da-imperatriz ou tulipa brasileira.
A espécie é nativa do Brasil e tem destaque pelas grandes flores em tons de branco, vermelho e laranja.
A amarilis é uma das opções de flores de outono, e para cultivá-la a recomendação é de manter a planta em local com boa luminosidade, seja a meia-sombra ou sob sol pleno.
As regas devem ser feitas apenas quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra e evitando molhar diretamente a planta ou os bulbos.
4. Planta amarílis com flores em branco e vermelho

5. Planta nativa do Brasil com flores grandes

6. Planta brasileira com flores em vermelho

Amor perfeito
A planta amor perfeito é conhecida cientificamente como Viola tricolor, e é uma espécie de flores coloridas em diferentes tonalidades, como roxo, azul, amarelo e branco.
A espécie deve ser cultivada em regiões de climas temperados ou com temperaturas mais amenas, protegendo a planta do calor excessivo e da luz solar direta e constante.
O florescimento em abundância costuma acontecer no outono e na primavera, e para isso é essencial manter a planta em local bem iluminado.
O solo para cultivo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, e as regas devem ser feitas quando o solo começar a secar.
7. Planta amor perfeito com flores em lilás e roxo

8. Planta delicada e com flores ornamentais

9. Amor perfeito com flores coloridas

Azaleia
Entre as flores de outono, a azaleia é uma das espécies que se destaca.
A espécie é um arbusto originário da Ásia e que tem flores ornamentais em cores variadas, como rosa, roxo, laranja, branco e vermelho.
A azaleia é uma planta que tem preferência por solos ácidos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.
A planta aprecia clima ameno e luz solar indireta ou sombra parcial, evitando a exposição direta ao sol intenso.
Para o cultivo, a recomendação é de manter o solo úmido e realizar regas regulares com cuidado para não encharcar a terra.
A poda é um dos cuidados com esse arbusto, e a recomendação é de fazer a poda após a floração.
10. Azaleia com flores ornamentais

11. Arbusto com flores delicadas e ornamentais

12. Tipo de arbusto com flores

Beijinho
A flor conhecida como beijinho também recebe outros nomes como beijo turco ou Maria sem vergonha, e é uma espécie de Impatiens.
Essa espécie tem flores coloridas em tons de rosa, roxo, vermelho, laranja e branco.
A floração intensa no outono faz com que essa seja uma ótima escolha de flor para jardins ou canteiros.
O cultivo da planta deve ser em local sob sol pleno ou a meia sombra, e o solo deve ser rico em matéria orgânica. Já as regas devem ser feitas com regularidade para manter a umidade no solo.
13. Jardim com flores em cor-de-rosa

14. Jardim com flores coloridas de beijinho

15. Planta com flores em tom de rosa

Camélia japônica
As opções de flores de outono incluem a camélia japônica, uma planta com flores grandes e em tonalidades de branco, rosa e vermelho.
A camélia japônica é uma planta mais sensível a temperaturas elevadas, por isso, tem preferência por regiões com maior incidência de frio.
O cultivo da espécie deve ser em solo rico em matéria orgânica e bem drenado, e em local protegido do sol intenso e de ventos fortes.
As regas devem ser regulares para garantir a umidade necessária à planta, mas com cuidado para evitar o encharcamento do solo.
16. Planta camélia com flores grandes e delicadas

17. Camélia com flores em tonalidade de vermelho

18. Camélia com flores grandes

Crisântemo
O crisântemo é uma espécie de flor bastante conhecida, e pode trazer variedades com flores de pétalas simples a variações com mais camadas de pétalas.
As flores de crisântemo aparecem em maior abundância no outono, e podem ser em diferentes cores, como branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, roxo e marrom.
O cultivo de crisântemo pode ser feito em jardins e vasos com solo bem drenado e fértil.
O local para manter a planta deve ser sob sol pleno ou sombra parcial, e as regas devem ser regulares para garantir umidade ao solo, com cuidado para que a terra não fique encharcada.
19. Crisântemo com flores em amarelo e branco

20. Flores de crisântemo em tonalidade de rosa

21. Crisântemo com flores coloridas

Flor-de-maio
A flor de maio é uma planta suculenta da família dos cactos, e é uma espécie nativa do Brasil e originária da Mata Atlântica.
Essa planta tem floração abundante no mês de maio, período do outono, e as flores podem aparecer em tons de branco, laranja, amarelo, rosa e lilás.
Para o cultivo da flor de maio, a recomendação é de manter a planta em local à meia-sombra e com luminosidade indireta.
As regas podem ser mais espaçadas para garantir que o solo não fique encharcado.
22. Planta suculenta com flores em tonalidade de rosa

23. Flor de maio cultivada em vaso

24. Planta ornamental com flor vermelha

Margarida
A margarida é uma espécie bastante popular e conhecida pelas flores brancas e de miolo amarelo.
A espécie, considerada uma flor do campo, aprecia temperaturas amenas e pode ser cultivada em vasos ou jardins, com o florescimento mais intenso durante o outono.
O solo para cultivo de margarida deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água.
O cultivo dessa planta deve ser a meia sombra para evitar a incidência direta de luz solar nos horários mais quentes do dia. Já as regas devem ser regulares e com cuidado para que o solo não fique encharcado.
25. Planta como flores brancas e de miolo amarelo

26. Margarida com flor branca

27. Jardim com flores de margarida

Moreia branca
Para quem está em busca de flores de outono, a moreia branca é uma das opções, e traz flores brancas com manchas amarelas e azuis, que aparecem nas extremidades das hastes.
Esse é um tipo de planta que se desenvolve bem em jardins e canteiros, e pode se adaptar a diferentes tipos de solo, tendo preferência por solos bem drenados.
O cultivo da moreia branca deve ser em local de sol pleno, mas a espécie também se adapta ao cultivo à meia sombra.
Essa planta é resistente à seca, por isso, não precisa de regas frequentes, já que o excesso de água pode ser prejudicial para a planta.
28. Planta moreia branca com flor delicada

29. Cultivo de moreia branca em local com incidência de sol

30. Planta de flores brancas e delicadas

Como cuidar das flores de outono – #Dicas
As temperaturas mais amenas do outono podem contribuir para o florescimento de diversas espécies de plantas, mas para ter as flores é necessário realizar os cuidados adequados para que as plantas se desenvolvam de maneira saudável.
E se você quer dicas de como cuidar das plantas durante o outono, trouxemos algumas dicas essenciais para o cultivo de flores durante essa estação. No entanto, vale lembrar que cada planta pode ter demandas específicas, mas os cuidados gerais já são um ótimo auxílio para os jardineiros iniciantes.
Local e Luminosidade
Para que as flores de outono se desenvolvam de maneira saudável uma dica essencial é escolher um local arejado e com boa incidência de luz.
A iluminação adequada pode contribuir para o crescimento e floração das plantas.
Algumas espécies de plantas podem ter preferência por sol direto, e outras podem preferir o cultivo à meia-sombra, recebendo luz de modo indireto.
Rega
O outono é uma estação caracterizada por temperaturas mais amenas, e essa característica da queda das temperaturas faz com que as plantas possam precisar de menos água.
Para realizar a rega, a recomendação é monitorar o solo regularmente, tocando a terra para analisar a umidade. Ao tocar o solo e sentir que a superfície está seca, pode ser sinal de necessidade de rega.
Cada espécie pode ter uma necessidade diferente em relação a frequência de regas, e observar os sinais da planta e do solo é fundamental.
Vale lembrar que a rega excessiva pode comprometer a saúde da planta, causando o apodrecimento das raízes.
Adubação
A adubação é uma etapa importante nos cuidados de plantas com flores, garantindo os nutrientes necessários para que as plantas possam se desenvolver de maneira saudável e com flores em abundância.
Para as flores de outono, a adubação pode ser realizada com adubo orgânico ou fertilizante de liberação lenta. Para os fertilizantes, dê preferência para as opções ricas em fósforo, estimulando o florescimento.
Poda
A poda é um cuidado essencial com as flores de outono, e nessa etapa é necessário remover flores murchas ou mortas para estimular o crescimento de novos brotos e prolongar a floração.
A limpeza na planta ajuda a prevenir o surgimento de doenças, garantindo que a planta se desenvolva de maneira saudável.
Você já conhecia algumas dessas espécies? Agora que você já viu que é possível ter flores mesmo com temperaturas mais amenas, é hora de planejar um jardim especial para essa época do ano.