Flores do Campo: +77 Fotos Magníficas e Principais Espécies!
É provável que você já tenha ouvido falar em flores do campo e conheça o aroma delicado e o colorido dessas flores, mas será que você reconhece as espécies que façam parte desse grupo?
Se você adora a ideia de um buquê, decoração ou até mesmo um projeto paisagístico com flores do campo, mas fica em dúvida dos tipos de flores que fazem parte do grupo, no post reunimos dicas das principais espécies e inspirações para adotar de vez o uso dessas lindas flores!
Conteúdo
O que são flores do campo? – Simbologia e significado
As flores do campo costumam ser definidas por espécies que crescem livremente e se espalham com facilidade pelos campos sem a interferência humana.
Assim, essas espécies são associadas a sensações de liberdade, paz e jovialidade.
As flores do campo também podem transmitir sensações como a de calma, positividade, equilíbrio e felicidade!
Fotos de tipos e espécies de flores do campo
Áster
Essas flores apresentam como características caules longos, pétalas finas e cores variadas, e comumente são associadas com margaridas, já que a aparência de ambas é bem próxima.
A vantagem da áster em relação as margaridas, é que as flores de áster costumam ser mais baratas.
Em geral, as flores de áster costumam gostar de sol pleno, mas também podem ser cultivadas a meia sombra.
A floração costuma acontecer entre as estações do verão e outono.
Azaleia
A espécie arbustiva tem como característica floração volumosa e com flores delicadas e em cores intensas que variam entre branco, rosa e roxo.
O cultivo de azaleia é considerado fácil, e a recomendação é que os arbustos sejam cultivados sob sol para que floresçam no período do inverno.
As flores lindas e delicadas costumam enfeitar jardins, mas também ficam lindas em arranjos e buquês.
Boca de Leão
Uma das opções entre os variados gêneros de flores do campo é a Boca de Leão, uma opção que traz floração em formato de espiga com pequenas flores coloridas e de grande efeito ornamental.
Essas flores que apreciam sol direto, podem aparecer em diferentes cores, como:
- Vermelho;
- Rosa;
- Roxo;
- Branco;
- Amarelo;
- Laranja.
Em geral, as flores de Boca de Leão aparecem em projetos paisagísticos e em arranjos decorativos e buquês.
Cártamo
A flor de Cártamo também costuma ser denominada de açafroa, açafrão bastardo ou sultana.
Essas flores são encontradas em tons amarelados e alaranjados e além da beleza das flores, também são de grande importância na indústria da saúde e estética, uma vez que são flores ricas em óleos.
A planta é uma espécie considerada rústica e resistente a seca e altas temperaturas.
Centáurea
A centáurea é um flor que tem como característica pétalas finas e ampla variação de cores que vão de opções como azul, branco, rosa, roxo e vermelho.
Essa espécie de crescimento rápido exige poucos cuidados e prefere locais com luz solar abundante.
A floração, que atrai muitas borboletas, costuma ocorrer entre a primavera e o verão.
Cravo
Uma opção bastante popular entre as flores do campo é o cravo, uma flor bem volumosa e com grande quantidade de pétalas, que aparentam serem dobradas.
As flores de cravo podem aparecer em diferentes cores, como:
- Rosa;
- Vermelho;
- Laranja;
- Branco;
- Amarelo.
O cravo é uma flor de fácil cultivo e que necessita de luz solar direta.
A beleza dessa flor costuma ser vista em jardins, arranjos e decorações de festas.
Dália
A dália é uma espécie altamente decorativa e que tem como característica pétalas ovaladas, delicadas e em cores intensas, que se destacam em arranjos, centro de mesas e buquês.
Essa flor costuma ser bastante comparada a margaridas e crisântemos, e isso acontece porque todas essas espécies pertencem a uma mesma família.
A floração da dália ocorre entre a primavera e o verão, e a planta é considerada uma espécie de gosta de clima quente.
Gérbera
A gérbera é uma das opções entre os gêneros de flores do campo e é uma flor com ampla gama de cores, como branco, lilás, vermelho, e laranja.
A espécie tem bastante similaridade com girassol e margarida, e isso acontece pois todas são da mesma família.
A gérbera é uma flor bastante resistente e que exige poucos cuidados, tendo como característica o florescimento durante todo o ano, com maior intensidade na primavera e verão.
Girassol
Um clássico das flores do campo são os girassóis, que podem ser vistos com certa frequência em lindos campos de girassóis, que trazem flores em tom intenso de amarelo.
Essas flores devem ser cultivadas no sol e trazem bastante versatilidade em relação ao uso, uma vez que ficam lindas em jardins, mas que também aparecem em buquês, arranjos e decorações de festas.
Hortênsia
Uma das variações entre as flores do campo são as hortênsias, que trazem cachos de pequenas flores formando uma bola de flores que lembra um buquê.
As flores de Hortência apresentam como característica pétalas arredondadas em tons suaves, que variam de acordo com o tipo de solo no qual a planta é cultivada.
A floração das hortênsias acontece durante o inverno, e uma vantagem é que as flores costumam ter bastante durabilidade depois de colhidas.
Lavanda
Os campos de lavanda encantam pela delicadeza das flores em tons de roxo, e também pelo aroma que essas flores exalam.
A lavanda é considerada uma flor de aparência rústica e com versatilidade de uso, uma vez que ficam lindas em jardins, arranjos, buquês e no mix com outras espécies.
Lírio
O lírio é uma espécie com diferentes tipos e cores, que costumam aparecer em tonalidades como amarelo, rosa, laranja, branco e até mesmo lilás.
Essas flores que exalam perfume delicioso costumam ser cultivadas em vasos ou canteiros ensolarados, mas além de projetos paisagístico, também podem ser utilizadas em decoração de interiores, festas, e até mesmo em buquês.
Madiba
A madiba é uma espécie de pequenas e delicadas flores e que tem como característica o miolo em tom de verde vibrante, podendo ter variações entre as cores das pétalas.
Essa espécie é considerada uma flor de fácil cultivo e que exige luz solar abundante, tendo necessidade de poucas regas semanais e adubação repleta de elementos orgânicos.
Margarida
Um clássico entre as espécies de flores do campo, a margarida é uma flor com pétalas brancas e centro amarelo.
Essa espécie costuma fazer parte de projetos paisagísticos e traz uma linda floração com poucos cuidados.
Além de decorar jardins, as margaridas também costumam ser muito utilizadas na decoração de festas e em arranjos, podendo fazer parte de um mix com outras flores.
Mosquitinho
Conhecida como mosquitinho, a flor da espécie Gypsophila paniculata também costuma ser chamada de cravo do amor ou branquinha.
Essa espécie é composta por ramalhetes de pequenas flores de cor branca e que apresentam de 3 a 10 mm de diâmetro.
A floração do mosquitinho acontece durante o verão, e o cultivo é melhor em regiões de clima seco e com bastante quantidade de luz solar.
O mosquitinho é uma flor bastante versátil, e além de ficar lindo em campos floridos, também costuma ser usado em arranjos e buquês, sozinho ou no mix com outras espécies de flores.
Perpétua
A perpétua é uma flor que também é conhecida popularmente como gonfrena ou amaranto-globo.
Essa espécie é uma planta herbácea com longa durabilidade na floração e tem como características pequenas flores que lembram o formato de um globo e podem aparecer em variações de tons de lilás, rosa e roxo.
Tulipa
Apesar de não ser uma espécie vista em campos no Brasil, essa uma flor considerada do grupo de flores do campo, e bastante comum em campos de países frios.
A tulipa é uma flor bastante elegante que aparece através de uma base ereta e que apresenta uma variação grande de cores, como branco, amarelo, rosa, vermelho, entre outras.
Essa flor costuma ser muito usada em arranjos, buquês e decorações de festas, trazendo elegância e sofisticação.
O único ponto negativo da tulipa é o custo, que pode ser mais elevado quando comparado a outros tipos de flores do campo.
Violeta
O gênero das violetas é bastante conhecido e é uma das opções de flor do campo, que atualmente é bastante cultivada em vasos para a decoração da casa.
Essas flores costumam ter como características folhas e flores com aparência aveludada e apresentam uma ampla gama de tonalidades para suas flores, variando entre tons de roxo, branco, e rosa.
Para o cultivo de violetas, o ideal é manter o vasinho em local com boa luminosidade, mas sem incidência de sol direto, que pode queimar suas folhas.
É inegável que essas espécies trazem uma beleza única, além de um aroma delicioso e fresco. E apesar de terem tantas espécies lindas, você tem alguma preferida? Conte-nos qual é o tipo que mais gosta.