Flores Roxas – 15 Espécies + Significados!
Você gosta de flores roxas? Que tal ter flores nessa coloração decorando jardins ou vasos? Essa é uma possibilidade, e existem diversas espécies com significados profundos para adicionar plantas ornamentais em diferentes ambientes e espaços.
Para se aprofundar no assunto, elaboramos um guia completo para você descobrir os significados das flores roxas e ver uma seleção de espécies para cultivar e garantir uma beleza exuberante!
Simbologias e significados
As flores roxas encantam pela tonalidade misteriosa, carregando profundos significados.
A coloração roxa nas flores costuma ser associada a realeza, e podem representar sofisticação, ambição e dignidade.
Outros significados são associados ao místico e a magia, sendo sinônimo de mistério e encanto.
Além disso, as flores roxas também podem transmitir tranquilidade, harmonia e paz, sendo opções perfeitas para criar ambientes serenos e elegantes.
Fotos, nomes e espécies de flores roxas
Agapanto
A espécie conhecida também como Lírio Africano, Flor do Nilo ou Lírio do Nilo, é uma planta que pode atingir até 1,2 m de altura, e é formada por touceiras de folhas finas e longas com florescimento no final da primavera e início do verão.
As flores em tom de lilás são de alta durabilidade, e o agapanto é considerado uma planta de baixa manutenção, adaptando-se bem ao sol pleno e resistindo até mesmo a períodos de estiagem.
1. Flores delicadas de agapanto
2. Jardim decorado com touceiras de agapanto
Alamanda
A alamanda é uma espécie de trepadeira com variações de flores em tonalidade de roxo com o miolo amarelo vibrante.
A espécie é bastante ornamental e muito utilizada para decorar cercas e pergolados.
Para que a alamanda se desenvolva de maneira saudável, a recomendação é de cultivá-la em solo fértil e rico em matéria orgânica, além de um local com sol pleno. As regas devem ser regulares e com cuidado para não encharcar o solo.
3. Espécie de trepadeira com flores ornamentais
4. Planta trepadeira com flores em cores vibrantes
Boca de leão
A espécie conhecida popularmente como boca-de-leão é uma planta delicada e ornamental, com inflorescência em formato de espiga composta de pequenas flores que podem surgir em tons variados, incluindo roxo.
A floração da boca-de-leão acontece entre o final do inverno e início da primavera.
Para cultivar essa espécie, a recomendação é de um local com boa iluminação e clima fresco.
5. Flores ornamentais e delicadas para jardim
6. Espécie com inflorescência em formato de espiga
Cinerária
A cinerária é uma espécie de planta com flores em diversas cores, incluindo a nuance roxa.
Para o cultivo dessa espécie, a recomendação é de um local a meia sombra, protegendo a planta da incidência direta de raios solares.
As regas devem ser regulares para manter a umidade necessária do solo, mas com cuidado para não encharca-lo, o que pode causar o apodrecimento das raízes.
7. Planta com flores em tom de roxo intenso
8. Flores ornamentais e com tonalidade violeta
Cravo
O cravo é uma flor exuberante de pétalas delicadas e abundantes, além de um aroma suave e capaz de perfumar diferentes espaços.
Essa flor pode ser encontrada em diferentes colorações, incluindo variações na cor roxa.
Para o cultivo de cravo, a recomendação é de um local com temperaturas amenas e exposição ao sol por pelo menos 4 horas do dia. As regas devem ser regulares para manter o solo úmido e com cuidado para não o encharcar.
9. Flor de cravo com coloração intensa
10. Espécie de flor com pétalas abundantes
Flor de São Miguel
A espécie nativa do Brasil é conhecida também por outros nomes populares, como Viuvinha ou Capela de Viúva.
Essa espécie tem flores delicadas e pequenas em formato de estrela, e coloração em roxo suave, lembrando um tom de lilás.
A planta prefere clima quente e sol pleno, mas também pode se adaptar as baixas temperaturas do inverno.
11. Planta com flores pequenas e delicadas
12. Espécie de planta com flores em tom de roxo claro
Glória da Manhã
A espécie Ipomoea purpúrea, conhecida popularmente como Glória da Manhã, é uma planta trepadeira de crescimento rápido e que se destaca pelas grandes flores roxas e em formato de trompete.
A floração dessa planta ocorre na primavera e verão, e as flores costumam abrir pelo amanhecer e fechar ao entardecer.
O cultivo deve ser em solo fértil e local a sol pleno ou meia-sombra. Essa trepadeira até tolera períodos de seca, mas não é resistente a frios intensos.
13. Trepadeira com flores em tonalidade de roxo intenso
14. Trepadeira com flores ornamentais
Gloxínia
A gloxínia é uma planta conhecida popularmente como tulipa brasileira, e se destaca pelas flores aveludadas e de cores vibrantes, como a variação em tonalidade de roxo intenso.
O cultivo dessa planta deve ser em local com bastante iluminação indireta, evitando raios solares diretos, o que pode ocasionar a queima das folhas e flores.
As regas devem ser regulares, e em média 2 vezes na semana, evitando que o solo fique seco entre uma rega e outra.
15. Planta com flores ornamentais e aveludadas
16. Planta com flores delicadas e ornamentais
Hortênsia
A Hortênsia é uma espécie bastante popular e conhecida pelas flores em cachos e de pétalas arredondadas, lembrando um buquê natural.
A coloração das flores de Hortênsia pode variar de acordo com o pH do solo, e entre as possíveis tonalidades, há variações com tonalidades de roxo.
A floração dessa planta costuma acontecer durante o inverno, e as flores são perfeitas para serem utilizadas em arranjos, se destacando pela ótima durabilidade mesmo após a colheita.
17. Hortênsia com flores em tonalidade intensa
18. Hortência com flores em nuance suave
Jacinto
A planta Jacinto é uma espécie que se destaca pelas folhas espessas, brilhantes e longas. Já as flores são eretas e simples com formato cilíndrico, e podem aparecer em cores vibrantes como o roxo.
O cultivo de Jacinto deve ser em local com sol direto. Enquanto as regas devem ser frequentes para manter a umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento saudável da espécie.
19. Jardim com planta ornamental
20. Jacinto cultivado em vaso ao lado da janela
Lavanda
A lavanda é uma das espécies com flores roxas, e essa planta se destaca pelo seu visual rústico e com aroma que perfuma o ambiente, podendo criar uma atmosfera acolhedora.
Para cultivar lavanda, a recomendação é de manter a planta sob sol pleno e em solo bem drenado, evitando que a terra possa ficar encharcada.
21. Espaço externo com flores de lavanda
22. Flores rústicas e com perfume suave
Orquídea
As flores roxas também podem aparecer entre as diferentes espécies de orquídeas roxas, como Vanda, Dendrobium, Cattleya e Phalaenopsis.
Essas espécies costumam apresentar flores em diferentes tonalidades de roxo, e são de grande apelo ornamental.
Para o cultivo de orquídeas, a recomendação é de um local com boa luminosidade e sem a exposição direta ao sol. Já as regas, devem ser espaçadas para evitar o encharcamento do substrato.
23. Orquídea Vanda com flores em tonalidade intensa
24. Flores de orquídea roxa
Tulipa
A tulipa é uma espécie super ornamental e com flores roxas que aparecem no início da primavera, simbolizando o renascimento após o inverno.
Essa espécie é ideal para regiões de clima frio e deve ser cultivada em local de boa luminosidade, evitando a exposição direta aos raios solares. As regas devem ser regulares para manter a umidade do solo, mas com cuidado para que a terra não fique encharcada.
25. Tulipas com coloração intensa de roxo
26. Jardim com flores de Tulipa em tonalidade de roxo intenso
Verbena
A verbena é uma espécie conhecida por outros nomes populares, como erva de ferro, gerbão ou ulgebrão.
Essa planta tem pequenas flores em nuance de lilás, e dão um toque delicado ao paisagismo.
Entre os cuidados para o cultivo dessa espécie, a recomendação é de manter a planta em local com boa incidência de luminosidade solar, e preferencialmente sob sol pleno. As regas devem ser regulares e de maneira cuidadosa para que o solo não fique encharcado.
27. Planta com flores pequenas e ornamentais
28. Planta delicada para jardins
Violeta
A violeta é mais uma das espécies com flores roxas, e essa planta tem como características folhas e flores de aparência aveludada.
A violeta é uma planta excelente para o cultivo em vasos, e o local para manter essa plantinha deve ser com boa luminosidade, mas sem exposição direta ao sol.
As regas devem ser regulares e com cuidado para não encharcar o solo. Durante a rega, a recomendação é de não molhar folhas e flores.
29. Vaso com cultivo de violeta
30. Planta delicada e ornamental para cultivar em vaso
Gostou das opções para cultivar e ter a beleza das flores como ornamentação de espaços internos ou externos? Agora que você já viu essa seleção de espécies, já pode escolher as suas favoritas para cultivar.