Gardênia: Características, significados e como cuidar da flor!
A Gardênia é uma das flores ornamentais mais encantadores, e é conhecida por sua beleza delicada e fragrância marcante, sendo uma escolha perfeita para valorizar o paisagismo.
E se você quer conhecer mais sobre a Gardênia, elaboramos um guia completo com as principais características, curiosidades e significados dessa espécie. E ainda trouxemos dicas práticas de como cuidar da planta e garantir flores exuberantes!
Características e curiosidades
A Gardênia, também conhecida como “jasmim do cabo”, é uma espécie perene nativa da África do Sul, Ásia e Oceania, e pertence à família Rubiaceae. Com cerca de 250 espécies nessa família, a mais popular é a Gardenia jasminoides.
Essa planta tem porte arbustivo e pode atingir até 2 metros de altura, destacando-se por suas folhas em tom de verde escuro, brilhante e cerosas, e com flores brancas e grandes .
A floração desse arbusto acontece entre a metade da primavera e o início do verão, período em que as flores exalam um perfume marcante, relaxante e que lembra o aroma do jasmim. Essa fragrância é amplamente utilizada na aromaterapia, ajudando a promover tranquilidade e melhorar a qualidade do sono.
Outra curiosidade sobre a Gardênia é que essa espécie é uma PANC (planta alimentícia não convencional). Assim, suas flores costumam ser utilizadas na culinária para aromatizar mel, chás, geleias e até mesmo saladas, dando um toque especial na preparação de pratos.
Significado da flor gardênia
A Gardênia é uma flor repleta de significados, e frequentemente é associada a inocência, sinceridade e doçura.
As delicadas flores brancas também costumam ser escolhas para buquê de casamento e podem trazer um simbolismo ainda mais profundo, representando pureza, sofisticação e amor verdadeiro.
Essa flor é perfeita para transmitir sentimentos genuínos e pode deixar qualquer situação marcada pela elegância e romantismo.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Para cultivar a Gardênia e ter a beleza das flores brancas e ornamentais, é necessário adotar alguns cuidados específicos com a planta. E abaixo você vai conferir quais são as necessidades demandadas pela espécie.
Solo
Para o cultivo de Gardênia, o solo deve ser fértil, rico em nutrientes e, relativamente ácido, com pH ideal entre 5,0 e 6,5.
A boa drenagem também é indispensável para evitar o acúmulo de água, o que pode prejudicar as raízes e o desenvolvimento da planta.
Local e Luminosidade
A Gardênia é uma planta que tem preferência por locais bem iluminados e com boa incidência de luz solar. Dessa maneira, a recomendação é de manter a planta sob sol pleno, garantindo boas horas de sol para que a espécie dê flores abundantes.
Embora a planta tolere sombra parcial, especialmente nas horas mais quentes do dia, a produção de flores pode ser menor se mantida em condições com menos sol.
Rega
Nos primeiros dias após o plantio da Gardênia, a recomendação é de fazer regas diárias para garantir a hidratação do solo. E, gradualmente, a frequência das regas pode ser reduzida, mantendo o solo levemente úmido entre uma rega e outra.
As regas ajudam no desenvolvimento saudável da planta, mas o excesso de água e encharcamento do solo podem prejudicar o desenvolvimento das raízes e causar o surgimento de fungos.
Adubação
A adubação é um cuidado essencial para o cultivo de Gardênia, e recomenda-se utilizar um fertilizante rico em fósforo para garantir flores abundantes. Nesse, caso o NPK 4-14-8 é uma ótima opção.
A mistura de torta de mamona com farinha de ossos também é uma opção para a adubação. E para quem prefere os adubos orgânicos, o bokashi é um ótimo aliado para fornecer nutrientes de forma equilibrada.
Fotos e inspirações de gardênia
Para conferir inspirações de cultivo de Gardênia, seja em vasos ou jardins, reunimos uma seleção de fotos dessa planta para que você possa se apaixonar pela delicadeza e beleza das flores, e ainda conferir como incorporá-la ao seu espaço.
1. Arbusto com flores brancas e ornamentais
2. Planta de flores brancas e grandes
3. Espécie de planta com flores brancas e de apelo ornamental
4. Arbusto com folhas em verde escuro e flores brancas
5. Espécie de flores brancas e delicadas
6. Planta ornamental com flores brancas
7. Jardim com arbusto ornamental repleto de flores
8. Arbusto com flores brancas e perfumadas
9. Planta com flores brancas em meio às folhas em verde escuro
10. Flor branca e grande em planta ornamental
11. Tipo de arbusto com flores delicadas e grandes
12. Arbusto grande e com flores
13. Arbusto com folhas em verde escuro e brilhantes
14. Espécie ornamental com flores perfumadas
15. Planta com flores brancas e elegantes
16. Cultivo de planta ornamental em vaso grande
17. Arbusto grande repleto de flores brancas
18. Flor branca e com pétalas delicadas
19. Planta com flores brancas e elegantes
20. Tipo de planta com grandes flores brancas
Agora que você já sabe tudo sobre a espécie, já pode escolher a planta como uma opção para o jardim e seguir as dicas práticas para cultivá-la e ter florações lindas!