Helicônia: Características, Tipos e Como cuidar!
A helicônia é uma espécie de planta tropical exuberante e conhecida por suas formas exóticas, e frequentemente é utilizada no paisagismo ou como flor de corte para lindos arranjos.
Para conhecer mais sobre a helicônia, elaboramos um guia com as principais características, espécies mais populares, curiosidades e dicas práticas de como cuidar dessa planta tropical e de grande apelo ornamental.
Características e curiosidades
A helicônia é uma planta tropical da família Heliconiaceae, e também é conhecida por outros nomes populares, como caeté, bananeira-ornamental, bananeira-do-brejo ou papagaio.
Nativa da Amazônia, a helicônia pode ser encontrada principalmente no Brasil e Peru, e é uma parente distante da bananeira.
A planta pode atingir de 1 a 6 m de altura e se destaca pelas hastes longas e pendentes. As folhas costumam ser ovais e grandes, e podem ser rasgadas pelo vento.
O florescimento da helicônia acontece durante o ano todo, e a forma de ziguezague conhecida como flor, na verdade são as brácteas coloridas da planta. A verdadeira flor da planta é pequena e branca, e fica protegida pelas brácteas que podem ser em tons de vermelho, amarelo e laranja.
O nome helicônia é uma homenagem ao Monte Helicon, que fica na Grécia, eque de acordo com a mitologia, era morada das deusas inspiradoras das artes.
Principais espécies de helicônia
A helicônia é um gênero de planta tropical composto por mais de 100 espécies. E algumas das espécies mais populares são:
- Heliconia psittacorum: planta conhecida popularmente como helicônia-papagaio. As brácteas dessa planta são espetaculares, e lembram penas de um papagaio, variando entre tons de amarelo e vermelho intenso. A espécie atrai polinizadores e beija-flores.
1. Planta tropical e com flores vibrantes

- Heliconia rostrata: uma das espécies mais conhecidas, e chamada popularmente de helicônia-papagaio-de-pendão. A planta tem inflorescências pendentes e brácteas em vermelho e amarelo, que aparecem como cascata. As folhas dessa planta são grandes e verdes, reforçando o estilo tropical.
2. Espécie tropical conhecida como helicônia-papagaio-de-pendão

- Heliconia bihai: espécie conhecida também como bananeira ornamental. As brácteas são vermelhas, amarelas e alaranjadas, e aparecem como inflorescências eretas. Já as folhas são largas e verde escuras, lembrando folhas de bananeira.
3. Espécie de planta conhecida como bananeira-ornamental

- Heliconia collinsiana: espécie com brácteas pendentes em tonalidade de vermelho. Já as flores são pequenas e em tom de amarelo, e podem se tornar azuladas ao longo do tempo.
4. Planta com pequenas flores amarelas e brácteas coloridas

- Heliconia wagneriana: conhecida popularmente como caetê, essa espécie tem brácteas duradouras em tons de amarelo e vermelho, destacando-se no paisagismo.
5. Planta caetê com brácteas coloridas

Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A helicônia é uma espécie tropical que se adapta bem ao clima quente e úmido. E em geral, essa é uma planta que se desenvolve em diferentes regiões do Brasil.
Apesar de ser uma planta bastante adaptada ao clima brasileiro, a helicônia pode não tolerar temperaturas muito frias, e o crescimento da espécie pode ser comprometido em temperaturas muito baixas.
Solo
A espécie tropical tem preferência por solo rico em nutrientes e bem drenado.
O solo ideal pode ser uma mistura de partes iguais de terra, húmus de minhoca e areia, garantindo um substrato fértil e com boa drenagem.
O cultivo da planta pode ser em canteiros, vasos ou diretamente em jardins, desde que tenha espaço suficiente para o crescimento.
Local e Luminosidade
A helicônia é uma planta de folhas sensíveis, por isso, deve ser cultivada em local protegido de correntes de vento, já que as folhas tendem a se rasgar facilmente quando expostas ao vento forte.
O local ideal para essa planta é a meia sombra, recebendo luz solar direta apenas por um período do dia, preferencialmente, pela manhã. A incidência de sol direto durante o dia todo pode prejudicar o crescimento e a saúde da planta.
Rega
A espécie de origem tropical gosta de umidade, por isso, é necessário regas regulares para o que o solo se mantenha úmido, mas com cuidado para não encharcá-lo.
Em média, recomenda-se duas regas por semana, mas é essencial verificar a umidade do solo antes de uma nova irrigação.
Em períodos mais quentes, a necessidade de regas pode aumentar, já em épocas mais frias o solo pode se manter úmido por mais tempo, diminuindo a frequência das regas.
Fotos e inspirações de helicônia
Para conhecer mais da helicônia, reunimos uma seleção de fotos dessa espécie tropical e que pode transformar o paisagismo.
6. Jardim com planta papagaio de cores vibrantes

7. Paisagismo com espécie de heliconia rostrata

8. Paisagismo com planta de estilo tropical

9. Planta com brácteas em tons intensos

10. Jardim com planta tropical ornamental

11. Paisagismo com planta de brácteas ornamentais

12. Canteiro pequeno e com plantas tropicais

13. Jardim com planta tropical que lembra bananeira

14. Paisagismo em espaço pequeno e com espécie tropical

15. Planta de características tropicais em pequeno jardim

16. Jardim pequeno com espécies tropicais e helicônia

17. Planta ornamental com brácteas em tons vibrantes

18. Paisagismo com espécie ornamental

19. Planta de brácteas em vermelho e amarelo

20. Jardim pequeno e com plantas tropicais

21. Jardim tropical com heliconia rostrata

22. Canteiro ao lado da piscina com espécies tropicais

23. Jardim com plantas tropicais e coloridas

24. Planta com brácteas pendentes e coloridas

25. Paisagismo tropical ao lado da piscina

Agora que você já viu tudo sobre esse gênero, já pode cultivar essa espécie tropical para decorar o jardim e até mesmo montar arranjos especiais com a planta de formas exóticas.