Hemerocallis: Dicas de como cuidar e cultivar!
Você conhece a espécie Hemerocallis? A planta conhecida por suas flores ornamentais costuma ser uma espécie bastante utilizada em paisagismo, e pode ser o destaque em diferentes estilos de jardins.
Para conhecer mais dessa planta, elaboramos um guia completo com dicas de cultivo, curiosidades e principais características da Hemerocallis, garantindo o cuidado ideal da planta e lindas florações!
Conteúdo
Características da flor hemerocallis
A Hemerocallis, pertencente ao gênero da família Asphodelaceae, é popularmente conhecida como lírio-de-dia, hemerocale, lírio-de-são-josé ou lírio-de-um-dia.
Essa planta pode atingir de 60 cm a 1 metro de altura, e tem folhas lineares, estreitas e com nervura central bem marcada.
As inflorescências reúnem de 2 a 5 flores grandes, e cada uma é composta por três sépalas e três pétalas.
As cores das flores de hemercale podem variar, e os tons mais comuns são amarelo, laranja e vermelho. Nas espécies híbridas outros tons podem aparecer, como rosa, marrom e roxo.
Curiosidades sobre a flor hemerocale
A planta conhecida como Hemerocallis tem nome de origem grega, em que “hemero” significa dia e “kallos” significa beleza, formando a expressão “beleza por um dia”, uma referência ao fato de que suas flores abrem pela manhã e murcham ao anoitecer, ou seja, são flores de apenas um dia.
Assim, essa planta é associada a uma beleza efêmera e única.
Apesar de serem conhecidas popularmente como lírios-de-um-dia, lírio-de-são-josé ou lírio-de-dia, vale ressaltar que a hemerocale não pertence à verdadeira família dos lírios – Liliceae.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Solo
Para o cultivo de hemerocale, a recomendação é de um solo rico em húmus, garantindo nutrientes para o desenvolvimento saudável da planta.
Além disso, o solo ainda deve ser leve, bem drenado e profundo.
Local e Luminosidade
A hemerocale é uma espécie que se desenvolve melhor sob sol pleno, necessitando de pelo menos 6 horas diárias de luz solar direta.
Embora possa tolerar sombra parcial, a exposição reduzida à luz solar pode prejudicar a floração, que pode ser reduzida e menos vigorosa.
Sendo assim, o local de cultivo deve ser em local com muita incidência de luz solar direta.
Rega
Para cultivar o lírio-de-um-dia, a recomendação é de manter o solo úmido, principalmente durante os primeiros meses após o plantio, mas com cuidado para não encharcar a terra.
A frequência de regas deve ser regular e nos períodos mais secos do ano, é importante intensificar as regas para que a planta não seja prejudicada com o solo seco.
Adubação
A adubação é um dos cuidados essenciais no cultivo de Hemerocallis, garantindo o fornecimento de nutrientes para o crescimento saudável da espécie.
A recomendação é de realizar adubações de manutenção durante a primavera, dando preferência por adubos orgânicos, como esterco curtido.
Fotos e inspirações de hemerocallis
Para se apaixonar ainda mais pela beleza das flores da espécie Hemerocallis, reunimos uma seleção de fotos dessa planta com flores em diferentes cores.
1. Lírio-de-um-dia com flores alaranjadas
2. Planta com flor ornamental e de coloração amarela
3. Hemerocale com flor em tonalidade de rosa
4. Flor ornamental e de pétalas amarelas
5. Jardim com flores ornamentais
6. Planta com flores ornamentais e alaranjadas
7. Flor de hemerocale com tonalidade de roxo intenso
8. Flor hemerocale com tonalidade marrom
9. Lírio-de-dia com pétalas em tonalidade de vermelho intenso
10. Flores ornamentais e com coloração marrom
11. Jardim com lírio-de-um-dia em tonalidade vermelha
12. Flores ornamentais e em tonalidade de rosa suave
13. Lírio-de-dia com coloração rosa
14. Flor hemerocale com mix de amarelo e vermelho nas pétalas
15. Hemerocale com flor amarela
16. Lírio-de-dia com coloração laranja nas pétalas
17. Flor ornamental e com pétalas em vermelho intenso
18. Hemerocale com flor em nuance de roxo
19. Flor ornamental em rosa claro
20. Flores alaranjadas e ornamentais
Agora que você já viu as dicas e cuidados essenciais com essa espécie, já pode adotar as práticas e garantir o desenvolvimento saudável e pleno dessa espécie ornamental.