Lithops: +25 Fotos Incríveis, Características e Como Cuidar!
Você conhece a suculenta lithops? Esse gênero peculiar e ornamental se destaca pelo visual curioso, e é uma variação bastante procurada entre colecionadores e apaixonados por suculentas.
E se você quer se aprofundar no conhecimento sobre a suculenta lithops, desenvolvemos um guia completo com característica, curiosidades e dicas práticas para cuidar desse gênero.
Características do Lithops
As suculentas lithops são conhecidas por nomes populares como “planta pedra” ou “rosto de pedra”.
O nome é originário de uma junção das palavras gregas “litho” (pedra) e “ops” (face), refletindo seu visual curioso.
Esse gênero é originário das regiões desérticas da Namíbia e a África do Sul. E o visual curioso ajuda essas plantas a se camuflarem no ambiente natural, parecendo rochas e enganando predadores que podem estar em busca de água, que fica armazenada no interior da planta.
O gênero possui mais de 300 espécies que podem ser adaptadas a solos rochosos e arenosos.
As folhas dessa suculenta podem apresentar diferentes cores, estrias, nervuras e verrugas.
Uma característica curiosa sobre o gênero são as “janelas”, espécies de tecidos translúcidos presentes nas folhas e que filtram a luz sola, vir bloqueando raios UV prejudiciais e otimizando a fotossíntese. Esses tecidos ainda atuam como termorreguladores, evitando que a planta possa superaquecer.
Suculenta Lithops dá flores?
Sim, suculenta lithops dá flores!
A inflorescência desse gênero pode surgir durante o outono, através de uma fissura que emerge nas folhas, dando origem a flores que lembram pequenas margaridas, e que podem ser brancas ou amarelas e quase sempre são perfumadas.
As flores desse gênero costumam abrir a tarde e fecham com o pôr-do-sol.
Se a sua suculenta lithops ainda não deu flores, saiba que a floração costuma acontecer a partir do terceiro ano após o plantio.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
O gênero lithops é adaptado a climas áridos, com dias quentes, e com verões chuvosos e invernos secos.
Essas plantas podem se adaptar a temperaturas diurnas entre 20 °C e 30 °C no verão, e também são consideradas resistentes a temperaturas mais baixas no inverno, tolerando mínimas de 5 °C a 10 °C.
Essas suculentas são acostumadas a dias quentes e noites mais frias, mas temperaturas extremas e geadas podem comprometer o desenvolvimento da planta.
Solo
O plantio da suculenta lithops pode ser feito em vasos ou jardins, e o ideal é um solo bem drenado, semelhante ao seu ambiente natural, que é arenoso e repleto de cascalhos. Essa característica de solo pode evitar o acúmulo de umidade, prevenindo apodrecimento das raízes.
Para criar as condições ideais de solo, é possível fazer uma mistura usando 2 partes de substrato para cactos, 1 parte de areia e 1 parte de vermiculita. Esse substrato proporciona aeração adequada para que a planta tenha umidade equilibrada e bom desenvolvimento das raízes.
Local e Luminosidade
As lithops são plantas que gostam de sol, mas precisam de aclimatação antes de serem expostas diretamente. O ideal para a aclimatação é começar expondo a planta a uma hora de sol por semana, e aumentar gradativamente esse tempo.
Enquanto a planta ainda não estiver sob sol pleno, a recomendação é de mantê-la em local com claridade indireta ou luz difusa. A falta de luz adequada pode causar estiolamento, deixando folhas finas e alongadas.
Caso as plantas apresentem uma película branca, fique atento! Esse indicativo pode sinalizar queimadura solar e, nesse caso, é recomendado reduzir a exposição direta ao sol.
Rega
Assim como outros gêneros de suculentos, as lithops são plantas capazes de armazenar água em suas folhas.
Essa capacidade de armazenamento de água faz com que a planta possa parar passar por períodos de estiagem, e as regas excessivas podem ser prejudiciais.
A recomendação é de regar essas suculentas apenas quando o solo estiver seco, evitando o acúmulo de umidade.
Nos períodos chuvosos e com alta umidade, as regas devem ser mais espaçadas, evitando que o solo fique com umidade excessiva.
Essas plantas passam por um ciclo de renovação anual, produzindo um novo par de folhas que absorve água e nutrientes das folhas antigas. Durante esse processo, a rega deve ser suspensa, já que o excesso de água pode impedir a substituição correta das folhas. Assim, ao observar que na fissura da sua planta tem um novo par de folhas surgindo, a recomendação é de suspender as regas.
Fotos e inspirações de Lithops
Para que você possa conhecer mais do visual curioso das lithops, reunimos uma seleção de fotos com diferentes espécies, incluindo variações de cores e texturas que essas plantinhas com o visual de pedra podem apresentar.
1. Vasinho com suculentas de visual curioso

2. Suculentas com flores brancas

3. Tipo de suculenta com visual diferenciado

4. Suculenta em tons de verde com folhas de formato diferenciado

5. Vasinho com suculentas em diferentes cores e que lembram rochas

6. Vasinho com suculenta do gênero lithops

7. Suculentas em tons de marrom

8. Vasinhos com suculentas que lembram pedras

9. Suculentas com folhas de visual diferenciado

10. Suculentas diferenciadas e com flores amarelas

11. Cultivo de lithops em diferentes cores

12. Vasinho com suculentas que se parecem com rochas

13. Plantas suculentas de formato curioso e em tom de verde

14. Vaso com suculentas em tonalidade arroxeada

15. Suculentas de pequeno porte e que lembram rochas

16. Cultivo de suculentas coloridas

17. Suculentas com visual colorido e que lembra pedra

18. Plantas suculentas que se parecem com rochas

19. Suculenta com fissura na folha para surgimento de flor

20. Vaso com suculentas que parecem pedras

21. Suculentas lithops com flores brancas

22. Suculentas em tonalidade de roxo e com flores brancas

23. Vaso com suculentas pequenas e em diferentes tons

24. Vasinho com plantas suculentas de formato único

25. Suculentas pequenas e com flores em amarelo vibrante

Gostou do visual diferenciado desse gênero de suculenta? Agora que você já viu as dicas para cultivo da espécie, já pode ter essa plantinha em vasos ou no jardim.