Mini Orquídea – Espécies, Como Cuidar + 25 Fotos Incríveis!
A mini orquídea é uma opção encantadora e perfeita para quem quer incluir a beleza das flores na decoração ou presentear alguém especial.
E se você se interessa pela beleza das mini orquídeas, elaboramos um guia completo sobre essas flores, com informações do que são mini orquídeas, dicas de cultivo, cuidados essenciais, principais espécies e mais informações para você aprender mais sobre essas flores.
O que são mini orquídeas?
As mini orquídeas são orquídeas de pequeno porte que se destacam pelo tamanho reduzido, tanto da planta quanto das flores delicadas.
Esse tipo de orquídea também é conhecido como micro orquídea, e encantam pelo porte pequeno dessas plantas, que podem ser perfeitas para espaços menores.
Algumas espécies de orquídeas podem ter o porte pequeno naturalmente, enquanto outras variações podem ser desenvolvidas através de cruzamentos para adquirir essas características, resultando em espécies híbridas.
Principais espécies
As mini orquídeas contemplam uma variedade de espécies delicadas e com características únicas. Algumas das principais espécies que fazem parte desse grupo são:
- Madevallia: espécie conhecida por ter flores triangulares e se diferenciar das orquídeas convencionais. As flores dessa espécie duram cerca de 10 dias.
- Mini Cattleyas: resultado de cruzamentos, as mini cattleyas são pequenas e pouco encontradas, e se destacam pela beleza vinda das cattleyas tradicionais em uma versão compacta.
- Mini Phalaenopsis: essa variação é uma das mais conhecidas entre as mini e micro orquídeas, e são versões reduzidas das flores de phalaenopsis, se destacando por serem de fácil cultivo e com florações duráveis.
- Oncidium Twinkle: originária de cruzamentos, essa espécie tem pequenas flores e em grande quantidade, formando uma floração exuberante.
- Rodriguezia venusta: conhecida popularmente como orquídea véu de noiva, a espécie epífita e não ultrapassa 20 cm.
Além das espécies citadas acima outras Mini orquídeas também muito apreciada se incluem espécies como Capanemia supérflua, Pleurothallis Parviflora, Oncidium sotoanum, Ornithophora radicans, Isabelia pulchella, e Maxillaria.
Como cuidar e cultivar?
As mini orquídeas, diferentemente das orquídeas tradicionais, demandam menos espaço, água e adubo, mas o cultivo básico é bastante similar.
Em geral, essas orquídeas devem ser mantidas em local iluminado e sem exposição direta do sol, que pode queimar folhas e flores delicadas.
As regas devem ser feitas com cuidado para não encharcar o substrato, e a recomendação é dar um intervalo entre regas, ofertando mais água apenas quando o solo estiver seco.
Para cuidar de mini orquídeas, é essencial se atentar a espécie da sua planta, já que cada variação pode ter cuidados específicos.
E se você quer conferir mais detalhes e dicas, confira nosso post com um guia completo sobre como cuidar de orquídeas.
Como plantar mini orquídeas?
Para plantar mini orquídea em vaso, trouxemos um passo a passo simples e prático.
- Inicie o processo escolhendo um vaso para orquídeas, preferencialmente, com furos para favorecer a drenagem;
- Utilize um substrato específico para orquídeas, de forma que o solo tenha leveza e ventilação para o desenvolvimento das raízes;
- Pegue a muda que será plantada, retire-a do vaso antigo e remova as raízes mortas;
- No fundo do vaso coloque argila expandida ou pedaços de telha para criar uma camada de drenagem;
- Preencha parte do vaso com o substrato e acomode a mini orquídea de forma que a folha mais baixa fique ligeiramente acima da borda do vaso;
- Preencha o restante do vaso com o substrato e inicie os cuidados, como a rega, para que a orquídea possa se desenvolver de forma saudável.
Quanto custa mini orquídea?
O preço da mini orquídea pode variar bastante dependendo da espécie, do local de compra, e raridade, fatores que podem influenciar diretamente no preço dessas flores.
As variedades mais fáceis de encontrar, como as mini phalaenopsis, costumam ter preços mais acessíveis e essas versões podem ser encontradas a partir de R$ 30.
Para espécies mais raras ou com características específicas, o custo pode ser mais elevado, já que são plantas mais difíceis de serem encontradas.
Fotos e inspirações de mini orquídeas
E se você quer conferir mais do encanto das mini orquídeas, trouxemos uma seleção de fotos dessas flores de porte reduzido e que encantam pela beleza e delicadeza.
1. Arranjo com flores de mini phalaenopsis
2. Arranjo com flores delicadas em roxo e branco
3. Vaso com hastes floridas de orquídeas delicadas
4. Espécie de micro orquídea com flores
5. Vasos com cultivo de mini phalaenopsis
6. Decoração com arranjo de mini phalaenopsis em cores vibrantes
7. Vaso com orquídea delicada e em tom de rosa
8. Mini phalaenopsis com coloração branca
9. Orquídea com flores delicadas e pequenas
10. Orquídea branca e de flores pequenas
11. Vaso com orquídea rosa e de flores pequenas
12. Vaso decorativo com arranjo de orquídea delicadas
13. Decoração com arranjo de mini phalaenopsis brancas
14. Vasos com mini orquídeas de diferentes cores
15. Micro orquídea com flor branca e delicada
16. Orquídea delicada com flor laranja
17. Vaso com flores de diferentes cores
18. Centro de mesa com arranjo de mini phalaenopsis
19. Orquídea com mini flores amarelas
20. Orquídea com flores em coloração suave
21. Vaso com mini phalaenopsis
22. Flor delicada mini orquídea
23. Orquídea com haste de micro flores
24. Espécie de orquídea com flores pequenas
25. Decoração com vaso de mini phalaenopsis
Agora que você já conferiu tudo sobre essas variedades de orquídeas com flores menores, já pode escolher essas flores como opções para presentear ou decorar a casa.