Miosótis – TUDO Sobre a Flor Não-Me-Esqueças【2024】
Você já ouviu falar né espécie de flor miosótis? Essa planta com flores delicadas conquista corações e pode fazer parte de projetos de paisagismo.
Para conhecer a pequena flor com significados profundos, trouxemos um guia completo com curiosidades e características do miosótis, além de dicas práticas para o cultivo, garantindo lindas florações.
Conteúdo
Características da miosótis
A planta miosótis é conhecida popularmente como “não me esqueças”, e é uma flor herbácea que pertence à família Boraginaceae.
Essa espécie natural do clima europeu é considerada uma planta de pequeno porte que pode atingir até 80 cm de altura.
As folhas são ovais e com flores em forma de estrela, com cores que variam entre azul, rosa, roxo e branco, conforme a variedade.
A floração da espécie é delicada e pode ser uma opção linda para preencher jardins.
Além da beleza nos projetos paisagísticos, essa espécie é uma PANC (planta alimentícia não convencional), podendo ser utilizada na preparação de pratos culinários.
Outra curiosidade sobre a espécie é que a não-me-esqueças é uma planta com propriedades medicinais, com poder expectorante, anti-inflamatório, cicatrizante e sedativo.
Qual o seu significado?
A espécie de flores pequenas e delicadas carrega profundos significados, que podem simbolizar irmandade e lembrança romântica, além de ser uma representação de fidelidade, amor verdadeiro e recordação.
A miosótis ainda reflete a ideia de memórias eternas e pode ser símbolo de afeto imortal e de laço duradouro, refletindo sentimentos sinceros e que permanecem vivos e valiosos.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A planta é originária do clima temperado europeu, e é uma espécie que se adapta a regiões de temperaturas amenas, preferido climas frios ou moderados, já que as temperaturas mais elevadas podem causar estresse nessa espécie de flores delicadas.
Solo
O cultivo de miosótis deve ser em solo adequado, e preferencialmente rico em matéria orgânica para fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável da planta.
Além de um solo rico em matéria orgânica, também importante que o solo seja com boa drenagem, evitando o acúmulo de água, que pode ser prejudicial para a espécie.
Local e Luminosidade
A espécie de flores pequenas e delicadas se desenvolve melhor em locais a meia-sombra, e a recomendação é evitar a exposição direta da planta ao sol.
Apesar dessa espécie apreciar luminosidade, recomenda-se mantê-la protegida dos raios solares diretos, que podem prejudicar o crescimento da planta, garantindo um local de luz filtrada e temperaturas amenas.
Rega
A planta não-me-esqueças necessita de solo sempre úmido para o seu desenvolvimento saudável. No entanto, é necessário cuidado com as regas em excesso, evitando encharcamento do solo, o que pode causar o apodrecimento das raízes.
A quantidade de regas deve ser regulada de acordo com as condições climáticas, e nos períodos mais secos e quentes pode ser necessário regas mais frequentes para garantir a unidade adequada à planta.
Fotos e inspirações de miosótis / não-me-esqueças
Para evidenciar a beleza única dessa planta com flores pequenas e delicadas, reunimos uma seleção de fotos da espécie com flores em diferentes tonalidades.
1. Planta não me esqueças com flores em tonalidade de azul
2. Planta com flores pequenas e delicadas
3. Flores delicadas e com coloração suave
4. Jardim com flores de não me esqueças em tonalidade de branco
5. Planta com pequenas flores em coloração delicada
6. Jardim repleto de flores não me esqueças
7. Planta com pequenas flores delicadas e ornamentais
8. Planta com flores em tonalidade de lilás
9. Flores em azul claro e delicadas
10. Planta não me esqueças com flores
11. Espécie de planta com pequenas flores delicadas
12. Planta com flores em tonalidade vibrante
13. Planta delicada de pétalas brancas e miolo amarelo
14. Cultivo de planta com flores em tonalidades suaves
15. Planta não me esqueças repleta de flores
16. Planta com flores em cores diversas e tonalidade delicadas
17. Planta não me esqueças com flores brancas
18. Espécie de planta como flores pequenas
19. Planta com folhagens verdes e flores coloridas
20. Planta de flores azuis e delicadas
Agora que você já sabe tudo sobre essa espécie, já pode cultivar as flores pequenas e delicadas como parte do projeto de paisagismo.