+72【MODELOS DE JARDIM】– Os Melhores Tipos de 2025!
Você já pensou em ter uma área verde em casa? Para ter esse espaço verde e trazer um pouco da natureza, há diversos modelos de jardim, sendo possível criar projetos de jardinagem para diferentes espaços e estilos.
E se você ainda não definiu o estilo para o seu jardim, reunimos dicas e modelos de jardim para te inspirar com ideias incríveis para ter esse cantinho verde , seja em uma área grande ou pequena.
Conteúdo
Principais tipos e modelos de jardim
Jardim vertical / suspenso
Quando o assunto é projeto de jardinagem, uma tendência desse universo é o jardim vertical ou jardim suspenso, que como o próprio nome já indica é um estilo de jardim criado no sentido vertical, ocupando menor área e sendo uma opção para pequenos espaços.
Esse estilo de jardinagem pode ser feito através de painéis ou paletts como vasos de plantas, ou até mesmo em paredes inteiras com plantas formando um jardim diferenciado.
Outra possibilidade para o jardim suspenso é fazer um projeto com vasos elevados, podendo ser uma possibilidade para pergolados ou estruturas que permitem deixar os vasos pendurados.
O jardim vertical é bastante versátil, e pode ser utilizado desde projetos internos, sacadas ou até mesmo em muros externos, sendo uma possibilidade variada e com a escolha de diferentes estilos de plantas.





Jardim de inverno
Uma das possibilidades para o projeto de jardinagem é o jardim de inverno, que segue uma proposta que inclui um jardim interno que ajuda a deixar a casa mais arejada, além de contribuir com o visual estético.
Esse estilo de jardim costuma ser projetado em um cômodo ou mais da casa, podendo ser uma área que colabora com a circulação de ar entre os cômodos, além de ser um espaço para relaxar e até mesmo uma possibilidade de trazer um toque verde para decoração interna.
Os modelos de jardim de inverno podem seguir diferentes estilos, e geralmente são espaços pequenos que podem ser decorados com plantas cultivadas diretamente no solo, ao estilo vertical ou até mesmo em vasos.





Jardim tropical
Há variados modelos de jardim, e uma opção é seguir o estilo tropical, que traz uma proposta como variedade de plantas e em estilo mais informal.
Para essa proposta de jardinagem algumas das plantas queridinhas são:
- Palmeiras,
- Samambaias,
- Costela de Adão,
- Dracenas,
- Bromélias,
- Helicônias, etc.
A composição do jardim tropical pode trazer diferentes espécies em um mix de plantas que se adaptam ao clima quente e úmido.
Além das plantas, esse estilo de jardim também pode trazer elementos naturais, como pedras, vime, bambu e até mesmo pergolados, criando um espaço para relaxar em meio a natureza.
Outro elemento que costuma ser bastante presente nos projetos paisagísticos de estilo tropical é a presença de um lago , trazendo o elemento água como ideia para o espaço e criando umidade em meio ao jardim.






Jardim japonês
A inspiração para o projeto paisagístico também pode trazer referências ornamentais do estilo japonês, que valoriza as paisagens naturais com um toque artístico.
Esse estilo de jardinagem busca trazer ao espaço tranquilidade em elementos que fazem referência a cultura japonesa, como:
- Pedras,
- Bambu,
- Lagos com carpas,
- Fontes,
- Estátuas de Buda,
- Lanterna japonesa.
As plantas que compõem esse estilo de jardinagem seguem versões como bonsai, técnica japonesa para cultivo de plantas em tamanhos reduzidos, e também opções com plantas podadas, dando um toque bastante ornamental ao projeto paisagístico.





Jardim zen
Para quem busca uma proposta de jardinagem que ajude no relaxamento e meditação, o jardim zen é a proposta perfeita para essa finalidade.
Esse estilo de jardim pode ser feito em espaço amplo e externo, ou até mesmo em uma pequena base, sendo uma possibilidade de jardim portátil.
Ao contrário da maioria dos modelos de jardim, esse projeto não tem como foco um gramado verde, mas sim pedras, flores, plantas, areia e ancinho, uma espécie de instrumento para movimentar a areia e relaxar durante o processo.
Além do caráter estético, o jardim zen tem como intuito a prática de relaxamento sendo uma espécie de jardim sensorial que trabalha com os sentidos e a ideia de interagir com o espaço.





Jardim embaixo da escada
Nem sempre o projeto paisagístico precisa de uma ampla área, e uma possibilidade de ter um pequeno jardim é proposta de jardinagem embaixo da escada.
Esse estilo de jardinagem pode ser uma proposta para ambientes externos e internos, trazendo uma ideia diferenciada para o espaço que costuma ficar perdido.
O estilo de decoração embaixo da escada pode variar bastante, e o cultivo das plantas e flores podem ser feitas diretamente no solo ou em vasos, dispensando a necessidade de ter terra exposta na área interna da casa.





Jardim pequeno e simples
O tamanho do espaço disponível não impossibilita de ter uma pequena área verde, um exemplo disso são as propostas de jardim pequeno.
Nesse caso, a área de jardinagem pode ser feita em um canto entre paredes, em uma faixa de um corredor que dá acesso a casa, ou até mesmo em uma fachada com pequena área para o projeto paisagístico.
Assim, é possível elaborar uma pequena área verde para um projeto paisagístico de modo a escolher plantas e elementos que fiquem harmoniosos e proporcionais com o espaço disponível.





Jardim com pedras
Há muitas possibilidades para criar o projeto paisagístico, e uma das ideias é o espaço com solo forrado por pedras, trazendo um estilo mais fácil de manter e que dispensa a manutenção de um gramado.
A escolha por forrar o solo com pedras é uma proposta bastante interessante para quem busca ideias fáceis de manutenção, e nesse caso as plantas podem ser cultivadas diretamente no solo e com as pedras ao entorno, ou podem ser cultivadas em vasos, dispensando a necessidade de ter um solo exposto para o plantio.
É possível variar bastante nesse estilo de jardinagem, e a variedade de pedras para jardim é uma das grandes vantagens para criar esse estilo paisagístico.





Jardim árido
Uma proposta que tem ganhado cada vez mais espaço entre os modelos de jardim é o estilo de jardinagem árida, que ao invés do clássico gramado dos projetos paisagísticos, traz uma versão inspirada em solos secos como desérticos e áridos.
Nesse caso, o solo costuma ser composto por areia e pedras, e ao invés das plantas que exigem muita manutenção, a proposta aqui é de usar espécies como suculentas, cactos e plantas xerófitas, que não exigem regas frequentes e nem podas.
O estilo árido é uma versão de jardinagem bastante prática para o dia a dia e chama a atenção pela composição de plantas que estão ganhando cada vez mais espaço nos projetos paisagísticos, como suculentas e cactos.





Jardim rústico
Há muitas possibilidades para modelos de jardim, e uma das propostas é o estilo rústico, trazendo a inspiração campestre e de vida rural para essa proposta de paisagismo.
O jardim rústico pode ser composto por elementos que seguem essa tendência de rusticidade, como peças em madeira, itens vindos de demolição e elementos que caracterizam o estilo campestre.
A composição das plantas dispensa o visual muito certinho e as podas ornamentais, trazendo uma proposta menos formal e mais casual para a jardinagem.





Qual estilo você mais gosta para o projeto de jardinagem? Conte-nos se você é do tipo que gosta de uma área verde que precisa de mais cuidados e tem como hobby a jardinagem, ou se você prefere os projetos com pouca manutenção no dia a dia.