Ninfeia – Significado, Cores e Como Cultivar a Flor!
A ninfeia e é uma espécie de planta aquática ornamental, e que se destaca por sua beleza exuberante.
E se você tem curiosidade sobre essa planta aquática, trouxemos um guia completo com as características, significados e cuidados essenciais para desfrutar da elegância e do charme dessa espécie.
Conteúdo
Características da ninfeia
A ninfeia pertence ao gênero de plantas aquáticas da família Nymphaeaceae, e é popularmente conhecida como lírio d’água.
Essa espécie se destaca pelas flores que flutuam na superfície da água e é uma escolha frequente para lagos e jardins aquáticos.
A planta é reconhecida por ter folhas arredondadas e brilhantes com flores em forma de estrela e centro com estames e pistilos.
As flores da ninfeia são perfumadas e podem aparecer em cores e tamanhos variados, com tonalidades de azul, branca amarela e vermelha.
Entre as variedades mais populares dessa planta estão a Nymphaea alba e a Nymphaea caerulea.
A Nymphaea alba se caracteriza por flores brancas e que desabrocham ao anoitecer, permanecendo fechadas durante o dia. Já a espécie Nymphaea caerulea tem flores azuis e que abrem pela manhã e fecham com o pôr do sol.
Qual o seu significado?
A ninfeia é uma planta com significados profundos e simbólicos em diversas culturas.
Na mitologia grega, as ninfas eram divindades associadas à natureza e a água, e tinham as ninfeias como flores sagradas em sua honra.
No Egito antigo as mesmas flores eram utilizadas em cerimônias religiosas associadas a ressurreição e renascimento, devido a sua capacidade de florescimento na água. O povo egípcio ainda acreditava que essas flores eram sinônimo de ciclos da vida e da morte, refletindo a perpetuidade a transformação.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Local
A ninfeia é uma espécie aquática que pode ser cultivada em lagos e jardins aquáticos.
O local deve contar com água limpa e com profundidade suficiente para desenvolvimento da planta, tendo de 40 a 50 cm de profundidade para que a espécie possa prosperar.
Luminosidade
O cultivo da planta conhecida como lírio d’água deve ser em local de sol pleno e que receba ao menos 6 horas diárias de sol direto.
A incidência direta de sol garante que as florescimento dessas plantas seja exuberante, e nesse processo podem surgir pequenos frutos com sementes que se dispersam pela correnteza, contribuindo para o surgimento de novas plantas.
Fotos e inspirações de ninfeia
A beleza das ninféias é algo único, e para que você possa apreciar ainda mais essa planta ornamental e aquática, reunimos uma seleção de fotos com diversidade de espécies e cores dessa planta.
1. Planta aquática com flor branca
2. Espécie de ninfeia com floração azulada
3. Planta aquática com folhas verdes e flores brancas
4. Espécie de planta conhecida como lírio d’água
5. Planta aquática com flores exuberantes
6. Cultivo de planta aquática com flor
7. Planta aquática com flor que se destaca diante das folhas verdes
8. Espécie de planta de água com flor branca
9. Lago com plantas aquáticas e flores
10. Lírio d’água com flor em tonalidade branca
11. Planta de água com floração em rosa claro
12. Planta aquática com coloração suave
13. Lago com flores aquáticas e delicadas
14. Planta de água com flor branca e miolo amarelo
15. Lago com lírios d’água com flores
16. Planta de floração branca e que se desenvolve em água
17. Espécie de flor aquática com coloração rosa
18. Planta aquática com flores delicadas
19. Lago com plantas aquáticas
20. Flores delicadas de espécie aquática
Você já conhecia essa planta aquática? Agora que você já sabe mais sobre a espécie, já pode reconhecê-la e até mesmo fazer o cultivo em lagos para contribuir com a beleza natural.