Flor Onze-Horas – Significado, Cultivo e TUDO Sobre!
A flor onze-horas é uma planta popular e ornamental, e por exigir poucos cuidados pode ser uma opção prática para o cultivo em vasos ou jardins.
E se você gosta da beleza dessa planta com flores de cores vibrantes, trouxemos um guia completo com características, significados e dicas de como cultivar onze-horas, garantindo uma planta saudável e repleta de flores.
Conteúdo
Características da flor onze-horas
A onze-horas é uma flor pertencente à família Portulacaceae, e é considerada uma planta ornamental, popular e bastante apreciada.
Essa flor ornamental tem diversas espécies e as duas que mais se destacam são Portulaca umbraticola e a Portulaca grandiflora, ambas nativas da América do Sul.
A espécie é uma planta de pequeno porte com raízes finas, caules verdes e flexíveis, chamados de hastes, e que sustentam flores delicadas, que são formadas por sépalas verdes e pétalas de cores vibrantes como laranja, vermelho, rosa, amarelo e branco.
O pico do florescimento dessa espécie entre as 11 horas da manhã e o meio-dia, quando o sol está mais alto no céu, e esse é o motivo do nome popular dessa espécie que vai se fechando à medida que o dia avança.
Além da beleza ornamental da espécie, a onze-horas também tem um papel importante na biodiversidade, já que é uma espécie que atrai borboletas, abelhas e outros polinizadores.
Qual o seu significado?
A onze-horas é uma espécie que carrega significados espirituais e profundos em diversas culturas ao redor do mundo.
A ação de abrir e fechar as pétalas ao longo do dia costuma ser interpretada como símbolo de “tempo breve” ou “momento fugaz”, e pode passar a ideia de aproveitar o momento e valorizar a efemeridade da vida.
Assim, essa planta é como um lembrete para viver a vida de maneira consciente e plena, reconhecendo que cada momento pode ser precioso e único.
A planta também costuma ser associada à gratidão e apreciação, e o gesto de fechar as pétalas ao entardecer do dia pode ser visto como agradecimento pela luz e energia recebidas do sol ao longo do dia.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A espécie é considerada uma planta resistente e de fácil adaptação, sendo capaz até mesmo de resistir a geadas, mas o ideal é cultivar essa planta em climas quentes e ensolarados.
Solo
A flor é considerada uma espécie que se adapta facilmente a uma variedade de solos, mas é essencial que seja bem drenado.
A onze-horas é capaz de se desenvolver em solos arenosos, pedregosos e argilosos, mas pode não resistir a solos que fiquem encharcados por longos períodos.
Para que a planta se desenvolva de maneira saudável, a recomendação é de um solo fértil, enriquecido com húmus de minhoca ou composto orgânico.
Local e Luminosidade
Uma pergunta constante sobre essa espécie é se “onze-horas gosta de sol ou de sombra?”, e se você compartilha dessa dúvida, saiba que essa é uma planta amante do sol.
Para o cultivo, a recomendação é de manter a espécie em sol pleno e em local que receba ao menos 6 horas diárias de luz direta, para que a planta floresça de maneira vibrante.
Desde que esteja exposta ao sol, a espécie pode ser cultivada em canteiros, jardins, vasos ou até mesmo com a proposta de onze-horas na garrafa PET, uma opção econômica e criativa.
Regas
A espécie é uma planta que requer cuidados específicos com a rega, e um fato importante é que essa planta não tolera solos encharcados.
A recomendação para a planta cultivada em canteiros é de irrigação de 2 a 3 vezes na semana, garantindo umidade, mas sem encharcar. Para o caso de plantas em vasos e jardineiras, a rega deve ser feita com menor frequência, e 2 vezes na semana pode ser o suficiente para o desenvolvimento da planta.
Adubação
Entre os cuidados para a manutenção da espécie, a adubação é algo importante para garantir o florescimento abundante e o desenvolvimento saudável da planta.
Assim, recomenda-se aplicar fertilizantes NPK 10-10-10 uma vez ao mês, combinado com compostos orgânicos, como húmus de minhoca ou composto caseiro.
Fotos e inspirações de onze-horas
E se você gosta da beleza ornamental das flores de onze-horas, reunimos uma seleção de fotos dessa espécie com diferentes cores de flores para uma proposta vibrante.
1. Flores coloridas e ornamentais
2. Planta delicada e com flores de coloração branca
3. Jardim vertical com vasos de flores coloridas
4. Planta com flor de coloração delicada e suave
5. Vaso de parede com flores delicadas
6. Vaso com flores em cores vibrantes
7. Planta com flor mesclada em tom de rosa e branco
8. Planta ornamental com floração em branco
9. Flores ornamentais e em tonalidades vibrantes
10. Planta com flores em tom de rosa intenso
11. Muro decorado com vasos de parede e flores coloridas
12. Vaso de parede com planta ornamental e florida
13. Planta ornamental com flor em tonalidade de vermelho intenso
14. Planta com flor em tonalidade de rosa
15. Jardim com flores em tonalidade de pink
16. Jardim com flores ornamentais em amarelo e vermelho
17. Forração de Jardim com planta de flores coloridas
18. Planta com flores coloridas e de pétalas delicadas
19. Cultivo de flor ornamental em garrafa PET
20. Planta ornamental e com flores que abrem durante o dia
21. Forração com planta ornamental repleta de flores coloridas
22. Jardim vertical com vaso de flor branca
23. Jardim vertical com garrafas PET e flores ornamentais
24. Flor ornamental e com coloração vermelha em vaso
25. Cultivo de espécie ornamental e com flores delicadas
Agora que você já sabe tudo sobre a espécie com flores coloridas e ornamentais, já pode cultivar essa planta e garantir muita beleza para vasos e jardins.