Orquídea Branca: Significados, Espécies e Como Cuidar!
A orquídea branca é uma variação de flor atemporal e que encanta pela beleza clássica e elegância incomparável, e essa variação é muito amada pelos admiradores de orquídeas.
A gama de espécies e híbridos de orquídeas brancas é bastante ampla, com variações de flores clássicas e grandes, a versões de mini orquídeas.
Para se aprofundar e conhecer mais sobre orquídea branca, elaboramos um guia completo com as principais características, significados, espécies e dicas para cuidar e cultivar da orquídea com sucesso!
Características das orquídeas brancas
A orquídea branca é uma variação clássica e elegante, mas existem diferentes espécies, que podem ser naturais ou híbridas, apresentando flores em diferentes formas, tamanhos e estilos.
Algumas variações podem ter o labelo (parte central da flor) em outras cores, como rosa ou roxo, adicionando um toque especial à planta.
Uma curiosidade sobre a orquídea branca é que nem sempre é completamente alba. Assim, diversas orquídeas albinas, que possuem ausência de pigmentos coloridos, podem não ser brancas, resultando em flores com tonalidade verde ou amarelada.
Significados orquídeas brancas
A orquídea branca é uma flor que carrega significados profundos e simbólicos, sendo conhecida por transmitir sensação de calma, paz e harmonia para o ambiente, além de criar uma atmosfera serena.
A flor com coloração branca também é associada a sentimentos de paz e espiritualidade, e pode representar pureza, sofisticação e elegância.
Outros significados associados as flores brancas de orquídeas são de eternidade de amor, puro e inocência.
Principais espécies
As orquídeas brancas são flores bastante elegantes e com uma grande variedade de espécies, incluindo versões naturais e outras resultantes de cruzamentos.
E para explorar um pouco desse universo com flores sofisticadas, reunimos algumas das principais espécies de orquídeas brancas:
- Phalaenopsis: uma das espécies mais populares e com flores brancas, essa orquídea pode ter variações na tonalidade do labelo, como é o caso da Phalaenopsis alba, uma flor completamente branca e com nuances de amarelo no labelo.
- Cattleya: a espécie pode apresentar flores alba ou semi alba, e uma das variações é a Laelia alaorii, uma mini orquídea da família cattleya com flores brancas, pequenas e delicadas.
- Dendrobium: conhecida popularmente como “orquídea olhos de boneca” essa planta apresenta diversos híbridos, que geralmente são coloridos, mas a variedade Dendrobium purpureum álbum se destaca por ser uma espécie com inflorescências brancas e que lembram pompons.
- Denphal: espécie com hastes longas e flores em formato de mariposa, lembrando bastante as flores da phalaenopsis. A orquídea Denphal possui uma variedade incrível de orquídea branca, com pétalas, sépalas e labelo, totalmente brancos.
- Ludisia discolor: espécie de orquídea terrestre conhecida como “orquídea joia”. Essa planta se destaca pela folhagem marrom, aveludada e com estrias avermelhadas e douradas. A espécie conta com minúsculas flores brancas com o centro amarelo.
- Rodriguezia venusta: conhecida como “orquídea véu de noiva”, essa é uma planta epífita, ou seja, se desenvolve sobre troncos de árvores. A inflorescência dessa espécie acontece em forma de cascata e traz minúsculas flores brancas com o centro amarelo.
- Capanemia supérflua: micro orquídea de flores brancas e com um leve toque rosado nas pétalas. A inflorescência acontece em forma de cascata e com um pequeno sinal amarelo no centro.
- Phymatidium delicatum: espécie de pequeno porte e que lembra um musgo. Essa orquídea possui minúsculas flores brancas e com o centro esverdeado.
Como cultivar e cuidar de orquídea branca?
Para cuidar de uma orquídea branca é necessário ter atenção às condições específicas de cada espécie e híbrido. Assim, a recomendação é identificar qual é a planta para atender as necessidades de cada espécie.
Caso você não saiba qual a espécie de orquídea que está cultivando, reunimos os cuidados básicos e que funcionam para diferentes tipos de orquídeas.
Local e Luminosidade
A orquídea com flores brancas deve ser mantida em local que receba luminosidade de forma indireta, evitando que a planta seja exposta aos raios solares de forma direta, o que pode ocasionar a queima das folhas e flores.
Entre os cuidados com a orquídea, também é recomendado manter a planta em um local protegido de correntes de vento e mudanças bruscas de temperatura, situações que podem comprometer a floração e abortar o desenvolvimento dos botões florais.
Rega
Em geral, as orquídeas gostam de umidade, mas sem o excesso de água no substrato, o que pode ocasionar o desenvolvimento de fungos e até mesmo o apodrecimento das raízes da planta.
A recomendação é de fazer regas moderadas e quando o substrato já estiver seco.
Além disso, também é importante evitar que a água entre em contato com as flores.
Fotos e inspirações de orquídea branca
E se você quer conhecer um pouco mais da beleza das orquídeas brancas, reunimos uma seleção de fotos com diferentes espécies com flores de diferentes estilos, formatos e tamanhos.
1. Orquídea phalaenopsis com flores brancas
2. Espécie de orquídea cattleya com flor branca
3. Orquídea dendrobium com flores brancas
4. Orquídea dendrobium com flores que lembram pompom
5. Flores brancas e com o centro amarelo
6. Orquídea clássica e com flores brancas
7. Espécie de orquídea com pequenas flores
8. Orquídea com inflorescência em estilo cascata
9. Flor branca de orquídea e com o centro amarelado
10. Orquídea atemporal e elegante com flores brancas
11. Espécie de orquídea com mini flores delicadas
12. Tipo de orquídea com micro flores
13. Orquídea atemporal e com estilo elegante
14. Micro orquídea com flores brancas
15. Espécie de orquídea de flores pequenas e delicadas
16. Orquídea com flores brancas e grandes
17. Orquídea em tronco de árvore com inflorescência em estilo cascata
18. Mini orquídeas com flores delicadas
19. Orquídea de flores totalmente brancas e delicadas
20. Orquídea phalaenopsis de pétalas brancas
Agora que você já conferiu esse guia completo, já pode cultivar essas variações de flores brancas e elegantes.