Orquídea Chocolate – Como plantar e cuidar da espécie!
Você já ouviu falar na orquídea chocolate? Essa espécie fascinante não encanta apenas por sua beleza única, mas também pelo aroma.
E se você conhece pouco dessa espécie e quer explorar mais sobre a orquídea chocolate, elaboramos um guia completo para que você possa conhecer as características, tipos e espécies, dicas de como cuidar e muito mais sobre esse tipo de orquídea que pode fazer com que você se apaixone pela espécie.
Características e curiosidades
A orquídea da espécie Oncidium Sharry Baby é conhecida popularmente como orquídea chocolate, e é uma variação híbrida desenvolvida em laboratório em 1983.
Embora essa orquídea do gênero oncidium não seja uma espécie típica da natureza, é uma das mais procuradas pelos apaixonados por orquídeas devido ao seu charme e aroma irresistível.
O nome popular “orquídea chocolate” é uma referência à coloração que tende a puxar para o marrom e ao aroma adocicado, que lembra chocolate, exalado pelas flores.
Esse tipo de orquídea é considerado de porte médio, com pequenas flores, e crescimento simpodial, que significa que cresce para os lados e forma touceiras.
Tipos e espécies de orquídea chocolate
Power kit é chocolate é famosa por seu aroma doce flores ornamentais e dentro dessa família existem diversas espécies que se destacam pela beleza.
Para explorar mais esse universo conheça algumas das espécies mais populares desse grupo:
- Oncidium Sharry Baby Tricolor: uma das mais populares entre as orquídeas chocolate, essa espécie tem flores em 3 tonalidades, unindo pétalas avermelhadas com pontas brancas ou amarelas, e outras completamente brancas. O aroma dessa espécie é mais evidente pela manhã.
- Oncidium Sharry Baby Ruby Doll: a coloração dessa orquídea tende a puxar para a nuance de vermelho escuro e a fragrância é um dos destaques dessa espécie, que é considerada de fácil cultivo.
- Oncidium Sharry Baby Sweet Berry: a espécie se destaca pela fragrância acentuada, e é uma das variações com aroma mais evidente se comparado a outras variedades. As flores dessa orquídea são em um tom de marrom avermelhado e com bordas brancas.
- Oncidium Sharry Baby Sweet Fragrance: essa orquídea tem aroma adocicado e acentuado, lembrando o cheiro de baunilha. As flores podem aparecer em diferentes tons, e no Brasil são comuns as versões em tom de vermelho escuro nas pétalas superiores, e pétalas inferiores em branco ou rosa claro.
Como cuidar e cultivar?
Clima
Em geral, a orquídea chocolate tem preferência por climas mais amenos, que podem contribuir para o desenvolvimento da planta.
Durante o dia a temperatura ideal para o cultivo dessa espécie é de 18 a 22 °C, enquanto a noite as condições ideais ficam em torno de 10 a 18 °C.
A exposição da planta ao calor excessivo deve ser evitada, já que pode comprometer o desenvolvimento da orquídea.
Local e Luminosidade
A orquídea chocolate é uma espécie que tem preferência por ambientes bem iluminados, mas protegidos da incidência direta de luz solar.
A recomendação para o cultivo dessa orquídea é que ela fique em local com boa iluminação indireta ou a receba parte da luz solar pela manhã, momento em que o sol ainda não está tão forte.
Além de controlar a incidência de luz nessa orquídea, a planta também deve ser mantida em locais protegidos do vento excessivo.
Rega
A orquídea chocolate é uma espécie que gosta de umidade, mas é essencial evitar as regas excessivas para que o substrato não fique encharcado.
Durante a fase de muda e desenvolvimento dessa espécie, as regas podem ser mais frequentes. Já na fase adulta, a recomendação é de regas mais espaçadas e que podem acontecer semanalmente.
Para saber a hora de regar novamente ao orquídea, a dica é colocar o dedo no substrato, e se ainda estiver úmido, adie a rega. Caso o substrato já esteja seco, esse é o momento ideal para regar a planta.
Como plantar orquídea chocolate?
Se você tem uma muda de orquídea chocolate e precisa de dicas para fazer o plantio, trouxemos um passo a passo simplificado para plantar a orquídea em vaso.
- Inicie o processo lavando as raízes da muda em água corrente;
- Escolha um vaso com furos no fundo e faça uma primeira camada de argila expandida ou pedra brita para garantir uma boa drenagem;
- Preencha até ¾ do vaso com substrato para orquídea;
- Acomode a muda de orquídea sobre o substrato;
- Complete o vaso com mais substrato e aperte ao redor da muda para deixar a planta mais firme;
- Faça a primeira rega e mantenha os cuidados recomendados para que a planta se desenvolva de maneira saudável.
Fotos e inspirações de orquídea chocolate
Para que você possa explorar ainda mais esse universo da orquídea chocolate, reunimos uma seleção de fotos de diferentes espécies desse gênero, garantindo variações apaixonantes desse tipo de orquídea para que você posso conhecer um pouquinho mais dessas orquídeas.
1. Orquídea com flores pequenas e ornamentais
2. Espécie de orquídea com flores delicadas
3. Orquídea com flores pequenas e em tom amarronzado
4. Orquídea com haste repleta de pequenas flores
5. Espécie de orquídea com flores pequenas e em nuance intensa
6. Tipo de orquídea do gênero oncidium
7. Orquídea com flores pequenas e delicadas
8. Espécie de orquídea que se destaca pelo aroma adocicado
9. Tipo de orquídea com flores pequenas e em tom de marrom
10. Pequenas flores de orquídeas com coloração em marrom avermelhado
11. Orquídea com flores ornamentais e delicadas
12. Espécie de orquídea com flores ornamentais e perfumadas
13. Tipo de orquídea com flores em tom marrom e de borda branca
14. Haste repleta de mini flores de orquídeas
15. Espécie de orquídea com flores em marrom intenso
16. Tipo de orquídea com coloração escura e flores delicadas
17. Orquídea oncidium repleta de flores
18. Espécie de orquídea com coloração em marrom avermelhado
19. Orquídea com pequenas flores em tom de marrom
20. Tipo de orquídea com flores ornamentais
21. Orquídea com flores em tonalidade marrom e branco
22. Orquídea repleta de flores pequenas
23. Orquídea completa de pétalas marrons e bordas amarelas
24. Tipo de orquídea com flor pequena e marrom
25. Orquídea oncidium de flores pequenas e delicadas
Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de orquídea, já pode cultivar essa variação e apreciar as lindas flores, além do aroma delicioso exalado pela espécie.