Orquídea Negra: Características e Como Cuidar!
A orquídea negra é uma das variações mais fascinantes entre os tipos de orquídeas, e é reconhecida por sua beleza exótica e coloração marcante, que confere um destaque ornamental.
A planta com flores negras tem características únicas, e ao longo desse post você vai conferir um guia completo sobre esse tipo de orquídea com tudo sobre suas características, significados, preços, como cultivar, além de fotos impressionantes da orquídea negra.
Conteúdo
Características da orquídea negra
A espécie Maxillaria schunkeana é uma das variações de orquídeas negras, e essa espécie se destaca por ser nativa do Brasil, sendo bastante encontrada na Mata Atlântica e com maior abundância na região do Espírito Santo.
Esse tipo de orquídea é uma planta epífita, e é comum encontrá-la sobre outras plantas usando-as como suporte, principalmente, sobre árvores.
A espécie é bastante pequena e pode atingir até 15 cm de altura na fase adulta e com flores que chegam a 1,5 cm de diâmetro.
Apesar do nome, as flores dessa planta não são exatamente pretas, mas sim de uma coloração intensa de roxo avermelhado, que cria uma aproximação da coloração negra.
O pico de floração da espécie costuma ocorrer em julho, mas pode acontecer inflorescências em outras épocas do ano.
Significados da orquídea negra
A orquídea negra carrega significado de autoridade absoluta e exala elegância, ousadia e sofisticação.
A coloração intensa das flores ainda transmite sensação de poder e pode simbolizar austeridade e exclusividade.
A flor ainda pode refletir força interior e confiança, e a beleza exótica costuma ser associada a coragem e distinção.
Como cultivar e cuidar de orquídea negra?
Solo
O cultivo da orquídea negra pede solo bem aerado e drenando, e no caso do cultivo em vasos, a recomendação é por vasos plásticos ou de barro, desde que sejam bem vazados para auxiliar na drenagem.
O solo adequado pede um substrato para orquídea com mistura de casca de pinus e pedaços de carvão. E no caso de locais com muito vento, recomenda-se adicionar esfagno perto das raízes para manter a umidade.
Local e Luminosidade
A orquídea negra é uma planta que precisa de bastante luminosidade, mas sem contato direto com a luz do sol, que pode queimar as folhas da planta.
Assim, o local ideal para cultivá-la é em ambiente a meia-sombra, garantindo luz indireta.
O cultivo em ambientes internos também é uma possibilidade, e um bom local é próximo a janelas, garantindo que a planta receba luminosidade e sem a incidência direta de sol.
Rega
A rega da orquídea negra deve ser realizada de acordo com a temperatura e umidade do ambiente.
Em geral, a recomendação é de regar a orquídea uma vez por semana, mas em períodos mais quentes e secos essa frequência pode aumentar.
Para saber o momento ideal de realizar regas, coloque o dedo no solo e verifique um pouco mais que a superfície. Caso o solo esteja úmido, é possível esperar mais alguns dias até a próxima rega, mas se o solo apresentar sinais de estar seco, é hora de fazer uma nova rega.
Adubação
Entre os processos de como cuidar de orquídeas, está a adubação, e não é diferente com a espécie de flores negras.
Para as folhas é recomendado utilizar um fertilizante foliar diluído em água, e de acordo com as instruções do fabricante.
Para estimular a floração, o adubo NPK 10-3- 20 é uma ótima opção e pode favorecer o desenvolvimento de flores saudáveis.
Quanto custa em média? #preço
O preço da orquídea negra pode variar bastante dependendo da fase de desenvolvimento da planta.
Em geral, é possível encontrar mudas desse tipo de orquídea com valores a partir de R$ 50, e essa pode ser uma boa opção para quem tem paciência e deseja iniciar o cultivo sem gastar muito.
À medida que a planta cresce, o valor de venda tende a aumentar, e em casos de exemplares já floridos, o custo é ainda mais alto.
Fotos e inspirações de orquídea negra
E se você não conhece ou viu poucas vezes a espécie conhecida popularmente como orquídea negra, reunimos fotos incríveis desse tipo de orquídea com flores exóticas e fascinantes. Assim, você pode admirar os detalhes únicos dessa planta se apaixonar por essa variação de orquídea.
1. Planta com flor pequena e ornamental

2. Orquídea com pequenas flores em coloração intensa

3. Vaso com flores de orquídea em tom único

4. Vaso com orquídea de flores em tonalidade escura

5. Orquídea com flores em coloração intensa e escura

6. Orquídea em vaso de barro e com flores negras

7. Espécie de orquídea com flores pequenas

8. Tipo de orquídea com flor em coloração escurecida

9. Vaso com pequenas orquídeas de cor intensa

10. Cultivo de espécie com flores negras

11. Vaso com pequenas flores de orquídeas

12. Cultivo de orquídea com flores ornamentais

13. Espécie de orquídea com flores delicadas

14. Tipo de orquídea com pequenas flores em tom escuro

15. Flor de orquídea pequena e delicada

16. Orquídea nativa do Brasil e com flores exóticas

17. Tipo de orquídea com flores pequenas

18. Vaso com orquídea e floração delicada

19. Tipo de orquídea com flor em tonalidade única

20. Flores de orquídea em coloração escura e brilhante

Você já conhecia a espécie com flores nessa coloração única? Agora que você já viu tudo sobre a planta, já pode cultivá-la e garantir flores ornamentais.