Orquídea Roxa – Características, Tipos e Como Cuidar!
A orquídea roxa é uma das variações de cores mais fascinantes e elegantes dessa flor ornamental e tão admirada, e é provável que você já tenha visto uma das variações da planta com flores nesta cor.
E se você é apaixonado(a) por orquídeas e quer explorar o universo da orquídea roxa, trouxemos um guia completo para que você possa mergulhar em um mundo cheio de significados, características únicas, variedade de tipos e espécies, e dicas especiais para cultivar orquídeas e garantir lindas florações.
Características e curiosidades
A orquídea roxa é uma variação que encanta pela diversidade de espécies e nuances de cor, que vão do lilás ao roxo escuro, passando também pelo violeta.
As flores da orquídea roxa podem variar em relação a tamanho e formato, e cada espécie pode ser única e especial.
As orquídeas com flores roxas podem ser de exemplares naturais ou híbridos, resultado de cruzamentos que ampliam ainda mais a variedade das orquídeas.
Significados da orquídea roxa
As orquídeas com flores roxas vão muito além do apelo ornamental, e carregam significados especiais e profundos.
As flores roxas da orquídea podem simbolizar renascimento, purificação energética e positividade, sendo símbolo de bons sentimentos e equilíbrio.
Na cultura chinesa essa coloração de orquídea ainda é associada à elegância, sofisticação e longevidade, refletindo harmonia e beleza. Já na cultura ocidental, a coloração roxa das orquídeas pode ser interpretada como símbolo de amor, admiração e respeito.
Além de embelezar os espaços, as flores roxas de orquídeas também podem estimular uma sensação de purificação e bem-estar, transmitindo emoções.
Principais tipos e espécies
A orquídea com flores roxas é uma planta de grande apelo ornamental e que tem uma diversidade de tipos e espécies, cada uma com características únicas e marcantes. E para que você possa conhecer algumas das variações, reunimos os principais tipos e espécies de orquídeas com flores em variados tons de roxo:
- Cattleya: nativa do continente americano, essa é uma planta do tipo epífita, ou seja, se desenvolve bem em árvores. As flores são perfumadas e podem ser encontradas em tonalidade de roxo, especialmente nas espécies Cattleya intermedia e Cattleya labiata. A floração anual dura cerca de 10 a 30 dias.
- Dendrobium: espécie conhecida popularmente como “olho de boneca”, essa planta epífita é bastante comum no Brasil. As flores podem aparecer em diferentes cores incluindo tonalidades de roxo.
- Denphal: orquídea híbrida e originária do cruzamento entre dendrobium e phalaenopsis. Adaptada ao clima tropical, é ideal para o Brasil, e exibe lindas variações de flores roxas.
- Phalaenopsis: conhecida pelo nome popular de “orquídea borboleta”, por conta do formato das flores. Esse gênero tem flores de grande apelo ornamental e em diferentes cores, incluindo nuances de roxo que destacam-se nas variações de Phalaenopsis schilleriana, Phalaenopsis violácea e Phalaenopsis equestris.
- Vanda (Wanda): orquídea que pode ser considerada uma espécie aérea e com o desenvolvimento de raízes suspensas e para fora do vaso. Essa variação pode ser encontrada com grandes flores em tons intensos de roxo e variações que chegam ao violeta.
Como cultivar e cuidar de orquídea roxa?
Para cultivar e cuidar de orquídeas é necessário identificar a espécie do seu exemplar, já que cada planta pode ter necessidades especiais.
Caso você não consiga identificar exatamente o tipo de orquídea que está cultivando, trouxemos algumas dicas gerais e que podem ser aplicadas em diferentes espécies de orquídeas, garantindo condições adequadas para que a planta possa se desenvolver de maneira saudável.
Local e Luminosidade
Entre os cuidados com orquídeas, essas plantas têm preferência por locais com boa luminosidade, mas sem a incidência direta de sol, o que pode ocasionar a queima das folhas e flores.
Caso a planta passe a receber mais sol que o recomendado, é possível que as folhas comecem a amarelar, sinalizando o excesso de luz.
A escolha do local para cultivar a orquídea também deve ser em um ponto protegido de correntes de vento.
Rega
A frequência das regas das orquídeas vai depender da temperatura e umidade do ambiente, e em geral, a recomendação é de uma rega semanal e de forma abundante, garantindo que a planta receba a hidratação necessária.
A recomendação para regar a orquídea é de verificar o substrato antes de regá-lo, de forma que a orquídea seja regada apenas quando o substrato estiver seco, evitando o acúmulo de água, que pode causar o apodrecimento das raízes.
Adubação
A adubação é um cuidado essencial para o crescimento saudável das orquídeas, garantindo nutrientes para que a planta possa se desenvolver e dar lindas flores roxas.
Para cuidar das folhas, recomenda-se o uso de fertilizante foliar diluído em água, conforme a orientação do fabricante.
Para estimular a floração, o fertilizante NPK 10-30-20 é a uma ótima opção, e a fórmula rica em fósforo contribui para que a planta floresça de forma exuberante.
Fotos e inspirações de orquídea roxa
Agora que você já conferiu um guia completo sobre orquídeas roxas, trouxemos uma seleção de fotos de espécies diferentes de orquídeas com flores em tonalidades de roxo. Assim, você pode se apaixonar ainda mais por esses exemplares.
1. Planta ornamental com flores em roxo intenso
2. Orquídea com flor em nuances de lilás e roxo
3. Orquídea Vanda com flores em tonalidade intensa
4. Orquídea Cattleya com flores em tonalidade de lilás
5. Orquídea com flores ornamentais e em tom de lilás
6. Tipo de orquídea em tom de roxo e com labelo amarelo
7. Flor com tonalidade de roxo intenso
8. Orquídea com flores em roxo e branco
9. Flores ornamentais e com listras em roxo
10. Tipo de orquídea com flores ornamentais e em tonalidade intensa
11. Orquídea com flores delicadas e detalhes em roxo
12. Flores grandes de orquídea e em nuance de lilás
13. Orquídea dendrobium com flores em tonalidade de roxo escuro
14. Orquídea com flores pequenas e delicadas
15. Orquídea cattleya com flores ornamentais
16. Espécie de orquídea com flores delicadas e em lilás
17. Orquídea com pintinhas em roxo escuro nas pétalas
18. Orquídea com flores em tonalidade de roxo vibrante
19. Orquídea ornamental com flores roxas
20. Orquídea delicada com flores em tons de roxo e lilás
21. Orquídea com flores roxas e ornamentais
22. Espécie de orquídea com flores em tonalidade vibrante
23. Orquídea com flores em lilás
24. Orquídea com flores grandes e em tonalidade intensa
25. Orquídea phalaenopsis de flores roxas
Se você chegou até aqui, é provável que já tenha se apaixonado pela variação com flores roxas, e agora que você já tem um guia completo sobre o cultivo, já pode colocar em prática as dicas para garantir que seu exemplar dê flores exuberantes!