Orquídea Sapatinho【Paphiopedilum】► GUIA COMPLETO!
A orquídea sapatinho é muito conhecida por ser uma planta ornamental e de floração única, que encanta pela delicadeza e variedade nos tons das flores.
E assim como qualquer outra espécie de orquídea, a sapatinho também tem suas peculiaridades e cuidados específicos. Então, se você foi presenteada(o) com uma orquídea sapatinho, é hora de conhecer mais sobre esse gênero e ver dicas de como cuidar da planta para que ela possa florescer novamente.
Conteúdo
Características e curiosidades
A orquídea sapatinho pertence ao gênero Paphiopedilum, que engloba mais de 90 espécies já catalogadas, variando as flores com tamanhos e cores diferentes.
De origem asiática, essa planta recebe o nome popular de sapatinho pois o formato de sua flor lembra um sapato.
As orquídeas desse gênero são caracterizadas pelo crescimento lento, multi-floridas, tamanhos, formas e cores diferenciadas, o que permite encontrar variados estilos para o gênero.
A primeira floração das orquídeas do tipo Paphiopedilum pode demorar de 3 a 4 anos para acontecer, e após esse período de desenvolvimento da muda, as florações acontecem anualmente durante os meses mais frios.
Apesar de florir apenas uma vez por ano, as flores da orquídea podem durar de 1 a 3 meses, e as colorações podem variar entre tons de:
- Branco,
- Marrom,
- Verde,
- Vermelho,
- Amarelo.
Como cuidar e cultivar?
Local / luminosidade
Esse gênero gosta de local com bastante luminosidade, mas sem incidência direta de sol, evitando que o sol direto queime suas folhas e flores.
O local ideal para manter as orquídeas desse gênero são em espaços próximos a janelas ou em jardins que recebam luminosidade, mas sem incidência direta de sol.
A planta se adapta bem a locais com temperaturas mais amenas, variando entre 18° a 24°C durante o dia, e um pouquinho mais fresco durante a noite, com temperaturas entre 13° a 16°C.
Para identificar se a planta está no local ideal, é possível analisar as suas folhas, e caso estejam em tom de verde muito escuro é sinal de que a planta está precisando de um pouquinho mais de luminosidade. Casas folhas apresentem coloração amarelada, a planta está indicando de que há luz em excesso, por isso, é ideal pensar em um novo local para que a orquídea se adapte melhor.
Rega
O gênero Paphiopedilum é caracterizado por não possuir pseudobulbo e nem caule, sendo assim, as plantas desse gênero não são capazes de armazenar água, por isso é necessário que as regas sejam feitas com mais frequência.
A indicação é que durante os dias de verão, a planta receba água diariamente, e em invernos secos a rega pode ser feita 3 vezes por semana em quantidades menores de água.
O ideal é que as regas sejam feitas ao início da manhã, evitando o calor excessivo que pode queimar as raízes e garantindo a evaporação completa até a noite, minimizando a possibilidade de desenvolver bactérias ou fungos que podem prejudicar a planta.
Apesar da orquídea Paphiopedilum gostar de água, as regas devem ser feitas para manutenção da planta, mas de modo a não encharcar o solo para evitar o apodrecimento das raízes.
Adubação
Para auxiliar no desenvolvimento da planta e na floração, é possível usar adubos naturais ou fertilizantes químicos.
Entre os adubos naturais, os mais indicados são torta de mamona, húmus, entre outros.
Já os fertilizantes químicos podem seguir uma proporção mais equilibrada ou com mais nitrogênio. As versões de fertilizantes químicos mais indicados para as orquídeas sapatinho são:
- NPK 10-10-10
- NPK 20-20-20
- NPK 30-10-10 (Caso as plantas sejam cultivadas em cascas)
Para a adubação, o horário mais indicado é o início da manhã , evitando que a combinação de sol e adubo possam queimar as folhas e raízes da planta.
Poda
Entre os cuidados com as orquídeas do gênero Paphiopedilum, a poda é uma das dicas de manutenção para garantir uma nova floração no ano seguinte.
Para a realização da poda, siga o seguinte processo:
- Esterilize uma tesoura,
- Corte da ponta da haste até o nível das folhas;
- Por fim, passe canela para evitar que a planta possa ser infectada por pragas ou bactérias.
O processo de poda deve ser feito apenas quando as flores já estiverem secas ou caídas.
Como plantar orquídea sapatinho?
A orquídea sapatinho pertence ao tipo terrestre, mas não é indicado que essa planta seja cultivada em solo comum.
O ideal é que o plantio seja feito em terra preta com húmus de minhoca ou algum outro composto orgânico, garantindo solo adequado para a planta.
Para fazer o plantio de maneira correta, vamos ao passo a passo:
- Escolha um vaso para orquídeas que tenha tamanho suficiente para desenvolvimento da planta;
- Coloque a terra misturada com matéria orgânica e substrato até a metade do vaso;
- Encaixe a orquídea com parte do torrão no vaso já como terra;
- Termine de preencher o vaso com a mistura de terra com matéria orgânica;
- Para finalizar, adicione torta de mamona para ajudar no desenvolvimento da planta.
É preciso lembrar também que as orquídeas precisam de replantio, e não é diferente no caso do gênero Paphiopedilum, que deve ser replantado a cada 2 anos.
O replantio é indicado por alguns motivos como:
- Substrato velho: É possível notar que o substrato está velho quando o solo começa a ficar encharcado e não drenar adequadamente após as regas.
- Planta grande: O replantio é indicado quando a planta já está grande demais e o vaso é insuficiente para garantir o seu desenvolvimento.
- Multiplicação: Outra possibilidade de replantio é quando a planta já está mais velha e precisa de multiplicação para criar novas mudinhas.
O período indicado para fazer plantio replantio é após a floração.
Quanto custa em média? #preço
O valor da orquídea sapatinho pode variar bastante, e o preço pode começar a partir de R$ 30 para mudas novas e sem floração. Já as mudas adultas com flores ou espécies mais raras podem ter preço bem mais elevado.
Fotos e inspirações de orquídeas sapatinho
Orquídea sapatinho branca
Entre os variados tipos de orquídeas Paphiopedilum, há as opções com flores brancas.
As orquídeas desse tipo podem trazer flores totalmente brancas, ou variações com pintinhas delicadas ou até mesmo com mix de outras cores.
Orquídea sapatinho amarela
Outra variação linda de cor para as orquídeas, são as flores em amarelo. O tom pode aparecer mais intenso e vibrante, mas também pode ser uma variação mais suave em tom de amarelo clarinho.
As flores também podem trazer mix de cores, misturando amarelo com outras cores ou detalhes únicos que deixam as flores ainda mais delicadas.
Orquídea sapatinho marrom
As flores também podem aparecer em variações de tons terrosos, como flores marrons, que chamam a atenção pela opção menos comum e pelos detalhes, que costumam trazer outras tonalidades, como pintinhas ou cores complementares que deixam a floração única.
Orquídea sapatinho verde
Entre as cores menos comuns para flores, o verde aparece como uma nuance linda nas orquídeas do tipo sapatinho.
A cor pode aparecer em tom de verde mais intenso, mas há também espécies que trazem variações menos vibrantes, como verde claro e suave.
Orquídea sapatinho vermelha / vinho
Entre as variações de cores para as orquídeas Paphiopedilum, há também os tons mais intensos, como vermelho e vinho, que destacam a flor pela intensidade da cor, e que costuma ser uma escolhas frequentes para chamar a atenção na decoração.
Você gosta desse gênero de orquídea? Conte-nos qual a sua cor favorita para essa espécie, e se você tem alguma dica especial para que a planta continue saudável e tenha lindas florações.