Orquídea Vermelha – Significados, Dicas e Espécies!
A orquídea vermelha é um tipo de flor ornamental e de beleza inigualável, e pode ser uma variação mais difícil de ser encontrada na natureza, o que faz com que a planta seja desejada por colecionadores e apaixonados por orquídeas.
E se você quer descobrir mais do universo das orquídeas vermelhas, elaboramos um guia completo com as principais características, espécies e dicas de cuidados para que a planta se desenvolva de forma saudável e com flores exuberantes.
Características da orquídea vermelha
A orquídea vermelha é uma variação menos comum no mundo das flores e poucas espécies de orquídeas rubras ocorrem espontaneamente na natureza, tornando os exemplares incrivelmente especiais!
Muitas vezes, as orquídeas com coloração avermelhada são espécies híbridas, resultantes de cruzamentos para alcançar essa tonalidade diferenciada nas flores.
Um fato curioso é que nem todas as orquídeas possuem a capacidade genética de produzir o pigmento vermelho, o que eleva ainda mais o valor dessas flores com a coloração intensa.
Significado orquídea vermelha
As orquídeas com coloração vermelha carregam significados profundos e poderosos, e geralmente, são associadas a energia, motivação, impulso, ânimo e força vital.
A flor vermelha também pode ser associada à paixão, desejo, sexualidade e conquista.
Assim, as flores avermelhadas de orquídea podem estar associados a diferentes significados, carregando vitalidade contagiante.
Principais espécies
A orquídea vermelha é uma variação mais difícil de ser encontrada, e algumas espécies se destacam pela coloração intensa e com significados profundos. As principais espécies de orquídeas com flores vermelhas são:
- Sophronitis coccínea: espécie tipicamente brasileira e originária da Mata Atlântica, essa é uma das poucas orquídeas vermelhas que ocorrem espontaneamente na natureza. É frequentemente usada no desenvolvimento de espécies híbridas devido a sua cor intensa e características de fácil cultivo.
1. Orquídea brasileira e com coloração avermelhada
- Sophronitis Arizona: planta híbrida resultante do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Sophronitis brevipedunculata. A espécie tem flores em tom de vermelho intensa e florada impressionante.
2. Orquídea com coloração em vermelho intenso
- Tutankamen ‘Pop’: orquídea híbrida resultante do cruzamento entre espécies dos gêneros Sophronitis, Laelia e Cattleya. Esta planta tem pétalas coriáceas e labelo aveludado.
3. Flor de orquídea com cor intensa
- Jewel Box ‘Dark Waters’: originária do cruzamento entre Cattleya aurantiaca e Slc. Anzac, a espécie possui flores em tom de vermelho profundo.
4. Espécie de orquídea com coloração de destaque
- Sophrolaelia Jinn: espécie de orquídea híbrida e originária do cruzamento entre a Sophronitis coccinea e a Laelia milleri. Essa planta se destaca por ser uma miniatura com flor cintilante.
5. Orquídea com flor delicada e em coloração intensa
Embora existam orquídeas phalaenopsis que pareçam avermelhadas, na realidade essas plantas possuem um pigmento púrpura sobreposto ao amarelo, desenvolvendo flores que dão a ilusão de serem vermelha.
Como cultivar e cuidar de orquídea vermelha?
Cuidar de uma orquídea vermelha pode ser um desafio, já que os cuidados podem variar de acordo com cada espécie. No entanto, existem práticas gerais que funcionam bem para a maioria das orquídeas, e você vai conferir abaixo essas dicas para que a sua planta se desenvolva de maneira saudável e floresça exuberante.
Clima
O clima ideal para o cultivo de orquídeas com flores vermelhas varia de acordo com cada espécie, mas muitas delas são descendentes da Sophronitis coccínea, uma planta brasileira que habita regiões de clima mais ameno.
Assim, essas orquídeas costumam ser exigentes quanto aos níveis de umidade que devem ser superiores a 60%. Já as variações híbridas podem ter maior resistência, adaptando-se melhor a condições de cultivo mais variadas.
Em geral, a recomendação é que essas plantas sejam mantidas em regiões de clima mais ameno e com ventilação controlada.
Local e Luminosidade
A orquídea vermelha tem preferência por locais mais sombreados e com luminosidade indireta.
Sendo assim, essas plantas não devem ficar expostas ao sol pleno e nem a temperaturas muito elevadas.
A recomendação é de escolher um local bem iluminado e com luz filtrada, evitando que a exposição excessiva ao sol possa causar danos à planta.
Rega
A rega das orquídeas com flores vermelhas deve ser feita com cautela, pois essas plantas não toleram substrato encharcado por muito tempo.
A recomendação é de que as regas sejam feitas de maneira espaçada, permitindo que o substrato seque um pouco entre uma rega e outra, evitando o apodrecimento das raízes.
Fotos e inspirações de orquídea vermelha
Para apreciar a beleza das orquídeas com flores vermelhas, reunimos uma seleção de fotos com espécies diferentes e flores com a coloração intensa e que se destaca.
6. Orquídea com flores de coloração intensa
7. Orquídea com flor delicada e coloração avermelhada
8. Orquídea com flores grandes e coloração de destaque
9. Flores pequenas de orquídeas e com cor avermelhada
10. Espécie de orquídea com flor em coloração intensa
11. Planta com flor vermelha e de destaque
12. Espécie de orquídea com flor diferenciada
13. Vaso com destaque para orquídea avermelhada
14. Orquídea com flores em tom intenso e vibrante
15. Flores de orquídea com coloração em vermelho intenso
16. Orquídea com tonalidade de vermelho mais escuro
17. Planta com flores delicadas e em tonalidade de vermelho
18. Orquídeas com flores de destaque
19. Orquídea com coloração intensa e que se destaca
20. Vaso com orquídea de flores ornamentais
21. Orquídea com flores pequenas e avermelhadas
22. Espécie de orquídea com flores delicadas
23. Orquídea com flores em tonalidade vibrante
24. Orquídea com destaque para a flor de coloração intensa
25. Flor de orquídea com tom vibrante e intenso
Difícil não se apaixonar por essa variação de orquídea com flores de destaque, não é?! E agora que você já viu tudo sobre o assunto, já pode cultivar a sua planta com os cuidados adequados para ter o charme especial das flores vermelhas.