+45【ORQUÍDEAS RARAS】– Espécies Incríveis e Exóticas!
Se você gosta de orquídeas, é provável que conheça algumas espécies e variações dessa planta, mas é improvável que conheça uma grande maioria, afinal são mais de 35 mil espécies de orquídeas no mundo, algumas muito conhecidas e cultivadas no Brasil e muitas outras são orquídeas raras, algumas conhecidas e muitas desejadas por colecionadores.
E se você é um apaixonado(a) por essas plantas com flores especiais, o post de hoje é para te ajudar a conhecer as espécies de orquídeas raras e aumentar seu conhecimento sobre a planta.
Conteúdo
Espécies de orquídeas raras e exóticas
Paphiopedilum rothschildianum
Uma das orquídeas mais raras do mundo é espécie Paphiopedilum rothschildianum, conhecida popularmente como “orquídea de chinelo de rothschild”.
Essa espécie é nativa do Monte Kinabalu, localizado na Malásia, e foi descoberta no ano de 1887, mas por muitos anos a informação da descoberta dessa espécie ficou escondida.
Essa planta rara pertence a família das orquídeas Paphiopedilum, conhecida pelo clássico nome popular de orquídea sapatinho, e a aparência é bem próxima das plantas do seu gênero, já que traz o labelo lembrando um sapato.
Uma das características da planta é que o crescimento é bastante lento, e para a muda desenvolvida a partir de sementes a primeira floração pode demorar até 15 anos para acontecer.
Fredclarkeara After Dark – Orquídea Negra
Considerada uma das opções mais raras e caras, a orquídea negra é uma planta com flores bastante exóticas e conhecida entre os colecionadores ao redor do mundo.
Para as flores em tom escuro e que dão o nome de orquídea negra para a espécie, a planta foi desenvolvida a partir de cruzamento de diversas espécies como Catasetum, Clowesia e Mormodes, criando uma espécie híbrida com flores em tom escuro.
A espécie traz mais dificuldades no cultivo, e as flores podem durar de 6 a 7 semanas, somando até 22 flores em cada pseudobulbo maduro.
Dendrophylax lindenii
Essa espécie é conhecida popularmente como orquídea fantasma, uma vez que a falta de cor a diferencia de outras espécies, por isso a associação como fantasma.
Essa planta é originária do sudeste da Flórida e de Cuba, sendo bastante encontrada na região da bacia do Caribe, tendo dificuldade de se desenvolver em outros locais fora de seu habitat.
Em geral, essa planta costuma se desenvolver em regiões bastante abafadas e molhadas, sendo considerada uma espécie epífita.
A dificuldade de desenvolver a planta em locais fora do hábitat, somada a difícil reprodução e o cultivo complicado, estão levando a espécie à extinção.
Uma característica interessante da orquídea fantasma são as folhas grandes e como aroma de maçã.
Shenzhen nongke
Considerada uma orquídea rara e caríssima, essa espécie foi desenvolvida em laboratório pela empresa Shenzhen Nongke Group Limited, e demorou 8 anos para o seu completo desenvolvimento.
Após o desenvolvimento dessa flor rara, a orquídea foi levada a um leilão no ano de 2005, e foi vendida a um comprador anônimo pela quantia de pouco mais de 193 mil euros.
E mesmo sendo uma espécie praticamente inalcançável para os colecionadores e apreciadores de orquídeas, é inegável que esse desenvolvimento em laboratório garantiu uma beleza única para a planta, que tem pétalas em tom de verde claro e centro com cores mais vibrantes.
Plantanthera azoica
As peças erradas tem nome popular de “orquídea borboleta de Hochstetter”, E tem um visual bastante diferente das flores mais tradicionais de orquídeas, uma vez que a espécie apresenta um ramo com pequenas flores e que não lembro as orquídeas mais conhecidas.
Depois de ficar 170 anos desaparecida, essa planta foi redescoberta em 2013 na ilha de São Jorge, em Portugal, pela botânica Mônica Moura.
Telipogon diabolicus
A espécie rara é nativa do sul da Colômbia e considerada bastante singular. Acredita-se, que atualmente existem apenas 30 exemplares da planta.
Essa espécie de flores delicadas tem pétalas que variam entre tons de rosa e violeta, e o que impressiona é o centro da planta, que costuma ser assemelhado com a cabeça de um diabo, por isso do nome trazer referência a essa figura diabólica.
Coleman’s coralroot
Essa espécie rara e nativa dos EUA é encontrada em apenas 3 locais do país – Ilha Sky do Estado do Arizona, Montanhas Dragoon, e Santa Rita.
A espécie que está seriamente ameaçada de extinção, tem como características não apresentar folhas, raízes e não fazer fotossíntese, nutrindo-se através de fungos de hospedeiros que ficam na planta.
Essa orquídea passa a maior parte de sua vida sendo subterrânea, e coloca os brotos de florescimento para fora apenas quando as condições ambientais estão adequadas.
Cattleya walkeriana
Conhecida popularmente como “orquídea feiticeira” essa é uma das espécies de orquídeas raras nativas do Brasil, e que dificilmente é encontrada na natureza nos dias atuais, o que resulta em um valor bem mais elevado para as mudas que são comercializadas.
A orquídea com flor de cor vibrante tem bastante simetria e harmonia entre suas pétalas e sépalas, além de um perfume único durante a sua floração que acontece entre os meses do outono.
Uma das curiosidades sobre essa orquídea rara nativa do Brasil é o fato da dificuldade de reprodução da planta, uma vez que nem mesmo com as modernas técnicas de laboratório foi possível a reprodução em série e clonagem da espécie.
Aeranthes albidiflora
Originária de florestas úmidas de Madagascar, acredita-se, que atualmente essa espécie rara já esteja extinta.
A planta considerada epífita e com pétalas delicadas e com características pontiagudas e finas, tem sua extinção relacionada a coleta ilícita e exploração de madeira em seu habitat.
Diuris
A espécie Diuris é encontrada somente na Austrália, e encanta os aficionados por orquídeas por ter flores amarelos e delicadas, com pétalas grandes e voltadas para cima, lembrando orelhas de burro.
A floração dessa espécie acontece no meio do inverno ao meio da primavera.
Cattleya schilleriana
Uma das variações entre os tipos de orquídeas raras é a espécie Cattleya schilleriana, planta originária do Brasil com flores exóticas que misturam tons de marrom a tons vibrantes.
A planta se adapta bem a clima quente e local com bastante luminosidade.
A floração que pode acontecer até 2 vezes no ano pode garantir até 12 flores e com duração de cerca de 20 dias.
Amesiella monticola
Originária das Filipinas, essa espécie de orquídea é uma planta epífita e de florestas úmidas, que atualmente está ameaçada de extinção.
A floração tem como característica ter todas as partes brancas e apresentar flores sem o labelo na parte de trás.
Serapias stenopetala
Encontrada na Argélia e na Tunísia, a espécies tem populações com indivíduos dispersos em margens do lago Mellah e em valas perto do Lago de Oubeira, tendo como característica se desenvolver em meio a turfa molhada.
A espécie rara e exótica tem flores delicadas e pequenas, que encantam por suas pétalas pontiagudas e com características únicas.
Anathallis kleinii
Uma das espécies nativas do Brasil e considerada rara é a Anathallis kleinii, orquídea encontrada em regiões da Mata Atlântica, entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Essa planta tem como características ser uma espécie epífita, delicada e de flores pequenas e com pétalas finas.
Polystachya victoriae
Originária de camarões se gabam, países da África central essa espécie de orquídea já apresentava riscos de extinção nos anos 2000.
A floração traz pequenas flores em cachos com tons branco e rosa claro, além de detalhes amarelos, caracterizando uma planta bastante delicada e única!
Polystachya porphyrochila
A espécie é encontrada em regiões montanhosas da Tanzânia, na África, e é bastante confundida com as orquídeas Polystachya subdiphylla, mas essa última tem tamanhos e flores menores, o que diferencia ambas as plantas.
As orquídeas da espécie Polystachya porphyrochila são consideradas epífitas e com flores de pétalas delicadas e pontiagudas, trazendo flores brancas e únicas!
Angraecum mahavavense
As orquídeas do gênero Angraecum são conhecidos popularmente como orquídeas comenta e a espécie Angraecum mahavavense é originária de Madagascar.
Essa planta exótica está seriamente ameaçada de extinção e tem como características flores de pétalas finas e pontiagudas na cor branca.
Phragmipedium kovachii
Uma das orquídeas raras da América do Sul é a espécie Phragmipedium kovachiim, encontrada na região nordeste do Peru e em altitudes entre 1800 a 2200 metros.
Essa planta considerada terrestre costuma ser encontrada em encostas rochosas e com solo de seixos e areia rochosa, preferindo ambientes sombreados e com bastante musgo.
A espécies costuma florescer na primavera e de maneira ereta, trazendo flores de tamanho médio que encantam pela beleza única!
Angraecum muscicolum
Típica da ilha de Madagascar, essa orquídea costuma ser encontrada acima de líquens e musgos aderidos em árvores e em altitudes mais altas, como regiões com 1000 a 1500 metros de altura.
A espécie traz flores bem pequenas e com pétalas finas e delicadas, sendo uma variação bastante exótica de orquídea.
Paphiopedilum wenshanense
A espécie chinesa e ameaçada de extinção pertence a família do gênero das orquídeas sapatinhos, e traz o labelo central com características que lembram um sapato.
Uma das características dessa orquídea são as pintinhas sobre as pétalas, que costumam aparecer em tons mais vibrantes sobre flores de pétalas brancas ou em amarelo claro.
Angraecum palmicolum
A espécie nativa da Ilha de Madagascar está quase extinta de seu habitat natural, e tem como característica um visual exótico através de suas pétalas finas e em formato diferenciado, o que deixa a espécie ainda mais especial!
Benthamia dauphinensis
Mais uma espécie da Ilha de Madagascar, essa orquídea costuma ser encontrada em pântanos de terras baixas e tem floração exótica.
O visual exótico das flores foge da proposta mais comum das flores de orquídeas, e nesse caso a espécie traz um pendão como flores que lembram pequenos canudinhos em tonalidade de marrom.
Paphiopedilum vietnamense
Como o próprio nome já indica,a espécie é originária do Vietnã, e atualmente acredita-se que há no máximo 50 plantas da espécie na região nativa.
A espécie é considerada uma orquídea rara do tipo terrestre, e costuma ser vista em florestas de árvores de folhas largas e ambiente úmido.
A espécies do gênero sapatinho tem floração em tom de rosa claro e é bastante delicada.
Brachionidium pteroglossum
Mais uma espécie típica da Ilha de Madagascar, essa planta é epífita e costuma ser encontrado em ambientes úmidos e ricos em líquens.
A floração diferenciada acontece através de um pendão e traz pétalas com extensões que deixam a flor exótica e única!
Ceratocentron fesselii
Essa espécie originária das Filipinas e encontrada em regiões de florestas de baixa altitude é uma planta que traz floração com coloração intensa em tons de alaranjado e vermelho brilhante através de flores pequenas e delicadas.
As flores lembram bastante a espécie Hymenorchis javanica, mas nesse caso a floração é na cor branca, o que a diferencia da espécie rara com flores são alaranjadas.
Dendrophylax fawcettii
Originária das Ilhas Cayman, essa espécie está ameaçada de extinção e tem como característica principal ser uma espécie sem folhas.
Assim, essa orquídea se caracteriza por possuir apenas raízes e flores pequenas e delicadas.
Paphiopedilum victoria-regina
Conhecida popularmente como Paphiopedilum Rainha Vitória, essa espécie de orquídea rara é originária da Indonésia e encontrada em regiões montanhosas com altitudes entre 800 e 1600 m.
A flor da família das orquídeas sapatinho apresenta o labelo em formato de sapato e 2 de suas pétalas com manchinhas que dão um charme especial para a flor.
Dendrobium schuetzei
Da família das orquídeas em Dendrobium e originária das Filipinas, essa espécie rara é bastante parecida com a Dendrobium sanderae, mas nesse caso, a orquídea rara traz flores brancas e com labelo com uma marca verde ao fundo.
Paphiopedilum micranthum
Mais uma planta da família das orquídeas sapatinho, essa é uma das espécies de orquídeas raras que está em perigo de extinção, sendo uma planta nativa da China e Vietnã.
A espécie que prefere solos úmidos e bem drenados, e traz o labelo em formato de sapatinho e com pétalas que lembram as orquídeas borboletas, da família das Phalaenopsis.
Dendrobium officinale
As flores originárias da China são orquídeas raras com flores pequenas e delicadas e que têm como características pétalas finas e pontiagudas em tons suaves e com o labelo em tom mais vibrante.
Cypripedium wumengense
Mais uma espécie com origem na China, essa planta é comum de habitat bem específico, como matas de bambu com solo úmido e bem drenado.
A flor de visual exótico se diferencia bastante das espécies mais tradicionais de orquídeas, e isso a torna rara e única para os colecionadores.
Paphiopedilum helenae
Essa orquídea rara é nativa da China e do Vietnã e traz um mix de cores suaves e contrastantes na floração exótica e com labelo estilo sapatinho.
Uma curiosidade sobre a espécie é que as flores podem variar bastante de tamanho, sendo desde versões pequenas com até 2,5 cm de diâmetro, ou até mesmo versões de flores grandes de 6 a 7 cm.
Cypripedium segawae
A planta originária da China, mais especificamente da região de Taiwan, costuma ser encontrada em florestas de altitude entre 1300 a 3000 m.
Essa espécie considerada terrestre cresce em solos ricos em matéria orgânica e traz coloração que mistura nuances entre amarelo e verde claro.
Paphiopedilum fairrieanum
Uma das variações de orquídeas raras da família das orquídeas sapatinho é essa espécie nativa da Índia e que costuma ser encontrada em encostas de calcário secos e gramados em altitudes elevadas.
A espécie tem como características o labelo central em formato de sapatinho e pétalas com listras delicadas.
Cypripedium malipoense
A planta originária da China é considerada uma orquídea terrestre e costuma ser encontrados em altitudes de aproximadamente 2300 m.
Um diferencial dessa espécie é a floração que traz tonalidade de verde claro.
Paphiopedilum emersonii
Essa opção de orquídea é uma espécie originária da China e Vietnã, sendo uma planta que tem preferência por solos úmidos e bem drenados e costuma ser encontrada em árvores cobertas por musgos.
A flor de pétalas brancas tem labelo estilo sapatinho em tom de amarelo claro, o que dá ainda mais charme para a orquídea rara!
Paphiopedilum delenatii
Essa espécie costuma ser encontrada em penhascos de rios montanhosos do Vietnã e também em áreas arbustivas e gramadas de regiões calcárias da China.
Com preferência por lugares sombreados e semi-sombreados, a orquídea mistura cores suaves e delicadas.
Cypripedium froschii
Originária da China, mais especificamente da região de Yunnan, essa orquídea é típica de regiões com altitudes que variam entre 3200 a 3400 m.
A planta costuma ser encontrada em grupos e colônias pequenas com no máximo 5 indivíduos.
A coloração em tom de rosa caracteriza a floração dessa espécie que traz o labelo estilo sapatinho.
Mexipedium xerophyticum
Uma espécie nativa do México, mais especificamente da região de Oaxacca, essa planta costuma ser encontrada em rochas calcárias e traz flores com pétalas delicadas em tons de branco e detalhe central rosado.
Cryptopus dissectus
A espécie nativa da Ilha de Madagascar está em extinção e costuma ser encontrada em altitudes que variam de 500 a 1000 m, crescendo em ambientes úmidos e na presença de musgos.
A floração costuma acontecer em dezembro em seu hábitat natural e traz ramos com pequenas e delicadas flores brancas.
Masdevallia apparitio
Uma espécie nativa da Colômbia, essa orquídea é considerada epífita e típica de florestas de grandes altitudes, entre 1800 a 2200 m.
As flores pequenas e delicadas trazem extensões em suas pétalas que deixa a planta única e super charmosa!
Corybas dienemus
Essa espécie de orquídea é originária da Austrália, mais especificamente da ilha de Macquarie e costuma ser encontrada em áreas costeiras de menor altitude.
A flor bastante exótica se diferencia das versões mais tradicionais e até mesmo das flores de orquídeas raras, misturando tons de verde e marrom.
Hexalectris revoluta
A espécie nativa do México e Estados Unidos tem como características a dependência de fungos micorrízicos, usando desses fungos para conseguir nutrientes.
A espécie traz pendentes com flores exóticas que misturam tons terrosos e rosados.
Goodyera macrophylla
Com origem em Portugal, essa espécie costuma ser encontrada em penhascos e também em florestas planas e perenes, sempre a meia sombra.
As flores brancas pequenas e delicadas nascem em cachos e dão um visual único para essa espécie rara!
Gastrochilus calceolaris
Nativa das Filipinas essa espécie é uma orquídea epífita que apresenta flores pequenas com pintas em suas pétalas, deixando a flor mais delicada e com um visual único!
Você já conhecia alguma das espécies que trouxemos na lista? Se sim, conte-nos qual e conte-nos também qual dessas versões raras você mais gostou.