Planta Epífita – O que é? + 10 Espécies e Como Cultivar!
É provável que você já tenha ouvido no termo plano de epífita, mas você sabe quais são as características desse tipo de planta?
O assunto gera bastante dúvida, e se você quer entender o que são plantas epífitas, como cuidar e espécies que são mais populares, é só seguir a leitura e descobrir mais sobre esse mundo das plantas.
Conteúdo
O que é? #características
O termo epífita é uma referência a “epi= em cima” e “fito = planta”, que pode ser entendido como plantas que sobrevivem sobre outras espécies.
Assim, a planta epífita é considerada uma espécie que se desenvolve sobre outro vegetal, mas não possui hábitos parasitas, não retirando nutrientes da planta que serve como apoio.
As espécies epífitas são capazes de se desenvolver em ambientes com pouco espaço ou solo limitado, já que o crescimento acontece sobre outros vegetais.
Para que haja essa fixação sobre outros vegetais, as espécies epífitas podem apresentar adaptações morfológicas, fisiológicas, anatômicas e ecológicas.
As principais adaptações dessas espécies incluem raízes aéreas, que são capazes de absorver água e nutrientes. Outra adaptação são os tricomas, que ajudam na captação de água e a associação com formigas e outros animais, que podem prover nutrientes para as plantas.
Principais espécies de planta epífita
Antúrio
O Antúrio é uma espécie de planta bastante popular no cultivo em vasos e jardins, mas a verdade é que essa é uma espécie epífita e que pode se desenvolver facilmente sobre outros vegetais.
A espécie ornamental conta com flores que valorizam ainda mais a aparência da planta, e o cultivo simples pede por ambientes sem incidência direta de sol e regas mais frequentes.
1. Antúrio com flores vermelhas

2. Espécie de epífita com flores

Bromélias
As bromélias são plantas bastante populares e são conhecidas por se desenvolverem sobre árvores, com suas folhas coloridas e flores vistosas.
A espécie que pode se desenvolver sobre árvores tem absorção pelas raízes de nutrientes e a água da chuva que pode escorrer ao longo dos troncos.
3. Tronco de árvore com bromélia apoiada sobre a superfície

4. Árvore com bromélia sobre o tronco

Cacto Orquídea
O cacto orquídea é uma espécie originária do México e que se desenvolve melhor em locais com sol filtrado pelas copas das árvores.
Essa planta com belas flores gosta de calor, mas não se dá bem com a incidência direta de luz solar.
5. Espécie de planta epífita com flores

6. Tipo de planta com flores vermelhas

Cacto Rabo de Rato
A espécie conhecida popularmente como Cacto Rabo de Gato é uma planta ornamental com flores e que se caracteriza por ser originária do México.
O cacto bastante popular tem grande apelo estético com ramos eretos e que podem ficar pendentes quando suspensos.
7. Tipo de cacto com ramos pendentes

8. Espécie de cacto com flores que se destacam

Cacto Samambaia
A espécie conhecida como Cacto Samambaia é mais uma das plantas que faz parte do grupo das epífitas.
Esse tipo de cacto tem flores que aparecem no início da primavera, e as flores abrem apenas durante a noite, com pétalas claras e que variam entre o branco e off-white.
Esse tipo de cacto se destaca pelas flores grandes e com fragrância agradável.
9. Cacto com flores grandes e brancas

10. Espécie de cacto com flores que abrem durante a noite

Dama da Noite
A espécie conhecida como dama da noite também recebe outros nomes, como cacto sianinha ou cacto zig-zag, e isso acontece por conta dos ramos que lembram um zig-zag.
A espécie é caracterizada por ter ramos achatados e sem espinhos, e os ramos podem atingir até 1 m de comprimento.
O cacto zig-zag e é um tipo de planta epífita com flores grandes de até 15 cm, e com florescimento que acontece do meio para o final do verão.
11. Cacto zig-zag com flores

12. Espécie de cacto com flores delicadas

Flor do Baile
A planta conhecida como flor do baile também recebe o nome popular de pitainha, e é uma espécie epífita que costuma se desenvolver entre forquilhas de árvores, com ramos que ficam pendentes por conta do peso.
Esse tipo de planta se desenvolve a partir da umidade do ar e usa as árvores apenas como apoio.
13. Espécie de planta que se desenvolve em forquilhas de árvores

14. Planta com ramos que podem ficar pendentes

Flor de Outubro
A espécie Flor de Outubro é uma planta nativa do sul do Brasil, e se caracteriza por fazer parte do grupo das espécies epífitas.
Essa planta tem folhas achatadas e suculentas com pequenos espinhos, e pode ter floração delicada e abundante.
15. Espécie de planta epífita com flores delicadas

16. Planta com folhas achatadas e floração abundante

Flor de Maio
A Flor de Maio é uma espécie popular e que pode ganhar outros nomes, como flor de seda, cacto de Natal ou cacto de Páscoa.
Essa espécie popular e do grupo das epífitas faz parte da família dos cactos com flores; e o florescimento ocorre no mês de outubro.
A flor de maio tem caule formado por várias partes e que podem ser utilizados na formação de novas plantas.
17. Espécie de cacto com flor colorida e delicada

18. Planta conhecida popularmente como flor de maio

Orquídeas
Algumas espécies de orquídeas também fazem parte do grupo de plantas epífitas, incluindo as orquídeas:
- Catasetum;
- Miltonia;
- Zygopetalum;
- Stenia;
- Abdominea (orquídea rara);
- Ansellia Africana;
- Vanilla.
Essas orquídeas epífitas são conhecidas por se apoiarem em árvores e outros vegetais, usando essas superfícies apenas como apoio.
19. Orquídea que se apoia em árvore

20. Espécie de orquídea epífita com flor

Como cultivar uma planta epífita? #dicas
O cultivo das plantas epífitas costuma ser simples, e é necessário entender as características de cada espécie.
Em geral, esses tipos de plantas se desenvolvem melhor em locais com luz solar filtrada ou ambientes sombreados, evitando a incidência direta de sol.
As regas são outro fator importante no cuidado com plantas epífitas, e é comum que as plantas desse tipo tenham mais preferência por umidade, exigindo regas mais frequentes para manter a umidade, mas com cuidado para não encharcar.
Nos cuidados com planta epífita, é possível utilizar um suporte para que a planta possa se apoiar e se desenvolver, como acontece naturalmente quando essas plantas estão inseridas em seus habitats.
Agora que você já está por dentro do assunto e já conheceu espécies que podem ser cultivadas em casa de maneira fácil, já pode considerar esse tipo de planta para a decoração e paisagismo.