Plantas Aquáticas: +9 Espécies Incríveis e Como Cultivar!
Você já ouviu falar em plantas aquáticas? Sabia que existem diferentes tipos e espécies? Esse pode ser um assunto bastante curioso, e as plantas aquáticas podem chamar atenção pela beleza única.
Se você se interessa pelo assunto e está em busca de plantas para utilizar em lagos artificiais, espelhos d’água e até mesmo em aquários, o post traz tudo o que você precisa saber sobre plantas aquáticas, com dicas de espécies e cuidados específicos.
O que são plantas aquáticas?
As plantas aquáticas são espécies de plantas que vivem na água, ou seja, que se adaptaram à vida em ambientes aquáticos.
Essas espécies também são conhecidas como macrófitas ou hidrófitas e são capazes de se desenvolverem em locais extremamente úmidos ou até mesmo debaixo d’água.
As plantas que vivem na água podem ser classificadas de acordo com sua forma de vida, e são divididas em 3 tipos – flutuantes, emergentes e submersas.
- Flutuantes: nesse grupo as plantas têm folhas acima do nível da água, e ficam na superfície, dando a sensação de estarem boiando. Algumas espécies podem ter raízes e outras não.
- Emergentes: são plantas com folhas fora da água e raízes submersas. As raízes dessas plantas se fixam no fundo do corpo d’água, enquanto as folhas e caules ficam na superfície.
- Submersas: plantas que vivem completamente imersas na água, são bastante utilizadas em aquários, e além de decorarem, ainda podem melhorar a qualidade da água e serem utilizadas como forma de alimento para os peixes.
Tipos e espécies de plantas aquáticas
Plantas aquáticas para vasos
Algumas espécies de plantas aquáticas podem ser utilizadas em vasos com água, e essas são opções perfeitas para decorar jardins ou interiores, acrescentando um charme extra a qualquer espaço.
O cultivo em vaso exige um pouco mais de manutenção, como a troca recorrente da água para evitar a proliferação de mosquitos.
Alface d’água (Pistia stratiotes)
O nome curioso dessa plantinha é relacionado à sua aparência, que lembra uma pequena alface e, nesse caso, é uma planta de cultivo na água.
A espécie tem tamanho compacto e pode chegar a até 4 cm de altura, sendo ideal para diferentes tamanhos de vasos.
A planta alface d’água é bastante versátil em relação ao cultivo, e pode estar junto de outras espécies ou ser mantida sozinha, inclusive, é uma inspiração para cultivar em vasos de vidro.
Para o cultivo dessa planta em vaso, é recomendado utilizar água livre de cloro e produtos químicos.
O local para manter o vaso deve receber bastante luminosidade, e a espécie é adaptada a receber luz direta nas folhas.
1. Planta ornamental que vive na água

2. Jardim com vaso de água e plantas ornamentais

3. Fonte com pequenas plantas ornamentais

Aguapé (Eichornia crassipes)
A espécie é conhecida popularmente como aguapé, camalote ou rainha dos lagos.
Essa planta nativa da América do Sul é bastante adaptada ao clima tropical brasileiro e pode ser uma opção de planta flutuante para o cultivo em vasos com água.
A planta aguapé tem folhas arredondadas e raízes suspensas que se alongam na água. Além de folhas ornamentais, a planta ainda tem flores que aparecem em cachos e com tonalidade lilás.
O cultivo dessa planta aquática deve ser em locais de águas calmas, com temperaturas amenas a quentes, e com boa luminosidade.
4. Planta ornamental com flores delicadas

5. Vaso de água com planta de floração lilás

6. Cultivo de planta com flores em água

Papirus (Cyperus papyrus)
A espécie conhecida como papirus ou papiro é uma planta palustre, ou seja, uma espécie que se desenvolve em margens e áreas rasas de ambientes alagados, e também pode ser uma ótima opção para o cultivo em vasos com água.
A planta não passa despercebida e pode atingir até 2 metros de altura, tendo como características hastes finas e alongadas e um aglomerado de fiozinhos na ponta, como se fossem tufos de folhas finas.
O local de cultivo dessa planta deve ser com incidência direta de sol ou a meia sombra.
7. Planta ornamental e grande para cultivo em água

8. Cultivo de planta papiro em vaso com água

Plantas aquáticas para aquário
As plantas que vivem na água também podem ser uma opção para aquários, e algumas espécies, além de ornamentais, ainda podem contribuir para manter a qualidade da água ou até mesmo servirem de alimento para peixes.
Elódea (Egeria densa)
A elódea é uma das espécies de plantas aquáticas mais conhecidas para compor aquários, e além de ser ornamental, ainda pode ser bastante funcional, atuando como oxigenadora natural da água.
Essa planta tem folhas finas e delicadas, e cresce através de hastes que se espalham pela água, criando um visual leve.
O cultivo da elódea deve ser em águas com pH entre 5 e 9 e, preferencialmente, em locais com luminosidade de média a alta.
A elódea pode ocupar grandes volumes na água, e isso faz com que haja necessidade de podas para manter o equilíbrio do ambiente.
9. Espécie de planta para cultivar em aquário

10. Planta elódea em aquário

11. Planta ornamental e funcional para aquário

Lentilha d’água (Lemna minor)
A lentilha d’água é uma espécie de planta aquática de superfície e que se multiplica rapidamente.
Essa variedade pode criar zonas sombrias no aquário, funcionando como berço para abrigar alevinos (peixes recém-eclodidos dos ovos) de algumas espécies.
Além disso, a planta ainda pode servir de alimento para peixes e contribuir para a manutenção da água limpa, absorvendo amônia e outros resíduos.
A lentilha d’água é uma planta que precisa de exposição direta à luz natural ou artificial, condição que contribui para o pleno desenvolvimento da planta.
E apesar de diversos benefícios, essa pode ser uma planta tóxica para algumas espécies de peixes. Então, antes de incluí-la no aquário, é importante consultar um especialista.
12. Planta que pode servir de alimento para peixes

13. Planta pequena e que vive na superfície da água

Musgo de Java (Taxiphyllum Barbieri)
O musgo de Java é uma espécie popular entre as plantas aquáticas para aquário, e se destaca pela ótima resistência e fácil manutenção.
Essa espécie tem folhagem abundante e bastante delicada, formando uma espécie de tapete denso.
O musgo de Java é uma ótima opção de planta para aquário, ajudando a controlar a qualidade da água, uma vez que tem a capacidade de controlar o nitrato.
Para que esse musgo se desenvolva no aquário, é importante que o pH da água esteja entre 5,5 e 8, e que haja um pouco de luminosidade para que a planta possa realizar a fotossíntese.
Como essa é uma espécie de ótimo desenvolvimento, as podas regulares podem ser importantes para controlar a forração.
14. Aquário com planta funcional

15. Aquário grande e com planta submersa

16. Tipo de planta com rápido desenvolvimento para aquário

Plantas aquáticas flutuantes
Para quem está buscando por opções de plantas ornamentais e que vivem na água, reunimos uma seleção de dicas de plantas flutuantes que podem ser cultivadas em lagos artificiais, espelhos d’água e outras superfícies que podem ser ornamentadas com plantas aquáticas.
Flor-de-lótus (Nelumbo nucifera)
A flor de lótus é uma das espécies de plantas aquáticas flutuantes bastante popular, e se destaca por ter folhas grandes e arredondadas com diâmetro de até 60 cm. Além das folhas ornamentais, essa espécie também tem flores que podem variar do branco ao rosa.
A espécie tem raízes submersas, enquanto as folhas e flores parecer flutuar sobre a água.
O local de cultivo da flor de lótus deve ter bastante incidência direta de luz solar e temperaturas quentes.
17. Planta ornamental com flores que flutuam sobre a água

18. Espécie aquática com flor cor-de-rosa

19. Planta com flor branca e que vive na água

Planta mosaico (Ludwigia sedioides)
A planta mosaico tem nome popular curioso e, isso se deve as folhas pequenas e em formato de losango, que se encaixam criando figuras aleatórias e lembram mosaico.
A espécie é flutuante e deve ser cultivada em a água com pH entre 6 e 7,6.
As raízes dessa planta se desenvolvem em direção ao solo, que precisa ser rico em matéria orgânica. A adubação é uma manutenção que deve ser feita regularmente para fornecer nutrientes para o desenvolvimento da espécie.
20. Planta mosaico flutuando sobre água

21. Superfície de água repleta de plantas ornamentais

22. Espécie aquática e ornamental para lagos e superfícies de água

Vitória-régia (Victoria amazônica)
A vitória-régia é uma das plantas aquáticas flutuantes mais conhecidas, e essa é uma espécie nativa da região amazônica e conhecida como a maior planta aquática do mundo, com folhas que podem ter até 2,5 metros de diâmetro.
Durante o verão, a planta ainda ganha destaque com flores que aparecem e duram apenas 2 dias.
Apesar de ser uma planta com folhas e flores que flutuam sobre a água, a vitória-régia é uma espécie que tem raízes que se direcionam e se ligam ao solo. O solo ideal deve ser argiloso e rico em matéria orgânica.
O local de cultivo dessa espécie deve ser com exposição direta a luz solar e em águas calmas e quentes.
23. Planta vitória-régia com flores

24. Planta aquática e ornamental e com flores grandes

25. Espécie aquática com folhas grandes e flores

Como cuidar de plantas aquáticas? #dicas
Em geral, as plantas que vivem na água precisam de poucos cuidados, mas algumas espécies podem demandar um pouco mais de manutenção. E se você precisa de uma ajudinha para manter as plantas aquáticas, trouxemos dicas práticas de como cuidar destas plantas e garantir um visual único!
Iluminação
Para ter e cultivar plantas aquáticas, é importante considerar a necessidade de cada espécie em relação à luminosidade.
Em geral, a maior parte das espécies de plantas que vivem na água gostam de luminosidade, mas algumas podem ter preferência por incidência direta de sol, enquanto outras podem se desenvolver a meia-sombra.
Ao escolher a espécie a ser cultivada, é importante se certificar da iluminação adequada, garantindo que a planta tenha as condições ideais para o seu desenvolvimento.
Manutenção
A manutenção é uma das etapas dos cuidados com plantas que vivem em água, especialmente para as espécies cultivadas em vasos.
Para as plantas cultivadas em vasos com água, é importante realizar a troca frequente da água, evitando a proliferação de larvas de mosquitos, como o mosquito da dengue.
Para ter menos manutenção, uma boa dica é instalar uma bombinha de aquário no vaso, contribuindo com a oxigenação.
Adubação
Algumas espécies de plantas aquáticas podem necessitar de adubação, e essa é uma maneira de fornecer nutrientes para que essas plantas cresçam e se desenvolvam.
Para fornecer os nutrientes necessários, dê preferência pelo uso de fertilizantes específicos para plantas aquáticas.
Você já conhecia alguma dessas espécies? Agora que você já viu inspirações e dicas, já pode escolher as plantinhas de água para fazer parte de um projeto paisagístico diferenciado.