Plantas de Sol: +15 Espécies Resistentes que Gostam de Sol
Para os apaixonados por jardinagem e que pensam em criar um jardim em um espaço ensolarado, as plantas de sol são essenciais para o ambiente com muita incidência de luz.
Para atender as características do espaço, reunimos espécies de plantas de sol com dicas de cultivo e cuidados com essas espécies para garantir um jardim bem cuidado e com plantas adequadas de acordo com o espaço.
Conteúdo
Principais espécies de plantas de sol
Plantas de sol para jardim
Agave
A Agave é uma planta do grupo das suculentas e se destaca por ser uma espécie fácil de manter.
O cultivo da Agave deve ser em sol pleno, e na sua fase adulta a planta pode suportar até mesmo períodos mais prolongados de seca.
O solo para a Agave deve ser arenoso, fértil e bem drenado, evitando que nas regas a planta fique com o solo encharcado.
1. Jardim com cultivo de planta Agave
2. Jardim com Agave e cobertura do solo com pedras
Espada de São Jorge
A lista de plantas de sol para jardim inclui a Espada de São Jorge, uma espécie que gosta de sol e é fácil de cuidar.
A Espada de São Jorge é uma planta ornamental e que exige poucos cuidados, incluindo a incidência direta de sol e regas espaçadas para que o solo não fique encharcado.
Além do apelo estético dessa planta que pode ser cultivada em jardim, a Espada de São Jorge também é associada à proteção, e costuma ser um tipo de amuleto para barrar energias negativas.
3. Planta que gosta de sol e é fácil de cuidar
4. Jardim com cultivo de Espada de São Jorge
Capim do Texas
O Capim do Texas é um tipo de gramínea com folhagem densa e inflorescências ornamentais, e se caracteriza por folhas afiladas e longas, que podem variar em relação à coloração, incluindo tons de verde, vermelho e roxo.
As inflorescências cilíndricas aparecem na ponta dessa planta e trazem o aspecto de pluma.
O cultivo do Capim do Texas se destaca pela baixa manutenção e aspecto rústico. Sendo uma planta que se adapta a solos pobres, alcalinos ou ácidos, e também pode ser cultivada em solos secos ou úmidos, sempre com preferência por sol pleno.
5. Jardim gramado com planta Capim do Texas
6. Jardim com Capim do Texas em coloração verde
Lantana
A Lantana, conhecida também como Cambará, é uma espécie de arbusto com mini buquês de flores delicadas e coloridas que podem misturar tonalidades de laranja amarelo, branco, vermelho e rosa.
Essa espécie é conhecida por gostar de sol pleno e solo rico em matéria orgânica.
Os cuidados com a planta incluem regas frequentes para evitar solo seco, mas sem exagero para que a terra não fique encharcada.
7. Espécie de planta que gosta de sol e com flores coloridas
8. Planta com mini buquês de flores delicadas e coloridas
Plantas de sol para jardim vertical
Suculenta Dedo de Moça
O jardim vertical pode contar com a Suculenta Dedo de Moça, uma espécie com folhas pequenas em tom de verde claro e com galhos que tendem a ficar pendentes, como uma cascata.
Esse tipo de suculenta é bastante ornamental e tem preferência por locais bem iluminados.
O fato dessa planta ser uma suculenta faz com que uma das suas principais características seja o armazenamento de água em suas folhas, o que permite regas mais espaçadas para que o solo não fique encharcado.
9. Tipo de suculenta com galhos pendentes
10. Suculenta em vaso suspenso e com galhos pendentes
Russélia
A Russélia, conhecida também por Flor de Coral, é uma planta com ramos arqueados, longos e florescimento ornamental, perfeita para jardins verticais por ser uma espécie pendente.
O florescimento dessa planta acontece entre a primavera e verão, com flores tubulares em colorações como vermelho, amarelo e branco, atraindo beija-flores e borboletas.
A Russélia é uma planta que tem preferência por solo fértil e bem drenado, e as regaas devem ser regulares, já que a planta não suporta longos períodos de seca.
11. Planta com ramos arqueados de flores vermelhas
12. Jardim vertical com cultivo de Russélia
Trapoeraba roxa
A espécie conhecida também como coração-roxo é uma planta de folhas delicadas e em tonalidade de roxo intenso.
O cultivo da planta deve ser em local com incidência de sol durante o dia todo, ficando linda em jardins verticais.
A planta com folhas suculentas permite que a espécie se adapte a períodos de seca, e a recomendação é de fazer a rega quando o solo estiver seco, evitando que a terra fique encharcada.
13. Planta de coloração roxa e que gosta de sol
14. Jardim vertical com cultivo de coração-roxo
Plantas de sol para vasos
Aspargo Alfinete
O Aspargo Alfinete é um tipo de planta pendente que gosta de sol, sendo uma ótima opção para vasos suspensos.
A espécie conta com folhas finas e que lembram pequenos alfinetes em tonalidade de verde. Os ramos são arqueados e podem medir de 40 a 60 cm.
O cultivo da planta pede por locais bem iluminados, com solos ricos em matéria orgânica e regas frequentes.
15. Planta de folhas finas e delicadas
16. Planta delicada e em vasos fixados na parede
Cactos
A lista de plantas de sol para vasos inclui o cultivo de cactos, plantas que exigem pouca manutenção e preferem a incidência direta e prolongada de sol.
A variedade de tipos de cactos é ampla, e é possível escolher por espécies pequenas a plantas grandes.
Os cactos são plantas que se caracterizam pelo armazenamento de água, exigindo pouquíssima manutenção e regas bem espaçadas e quando o solo está seco.
Em geral, os cactos são plantas com espinhos, exigindo cuidado no local para a colocação do vaso, que deve ficar longe de locais de passagem e afastado do alcance de crianças e animais de estimação.
17. Cactos pequenos e cultivados em vasos
18. Diferentes espécies de cactos cultivados em vasos de barro
Cróton
O Cróton é uma espécie de folhagem ideal para cultivo em vaso, e se destaca pelas folhas coloridas que podem variar entre tons de verde, amarelo, vermelho, laranja, roxo e rosa.
A variação das cores nas folhas pode acontecer por conta da exposição e incidência de sol na planta, fazendo com que a espécie fique em um mix lindo de cores.
O cultivo do Cróton deve ser em local com bastante incidência de sol, solo úmido e com regas que devem ser feitas quando a terra apresentar sinais de que está secando.
A recomendação é de evitar que a planta seja mantida em locais com ar-condicionado.
19. Cultivo de Cróton em vaso de tamanho médio
20. Plantas que gostam de sol e com folhagens coloridas
Suculentas
As suculentas são espécies que entram na lista de plantas que gostam de sol e se adaptam ao cultivo em vasos.
Esse tipo de planta tem uma variedade enorme com diferentes formatos, tamanhos e cores.
A suculentas em vasos devem ser mantidas em local com bastante incidência de luz solar e por períodos prolongados de tempo.
A manutenção das suculentas é fácil, já que essas plantas são capazes de armazenar água em suas folhas, permitindo regas espaçadas e, preferencialmente, quando a terra estiver seca.
21. Cultivo de suculentas coloridas em vaso
22. Suculentas cultivadas em pequenos vasinhos
Plantas de sol com flores
Onze Horas
A Onze-horas é uma planta com ramos verdes e flores de diferentes tonalidades, que aparecem nos meses mais quentes do ano, se caracterizando por abrir as flores durante a manhã e fechar a tarde.
O cultivo da Onze-horas deve ser em local de sol pleno, e essa é uma planta que se adapta a jardins e canteiros, e também a vasos suspensos como uma espécie pendente.
23. Planta delicada e com flores para sol
24. Planta com flores e que gosta de local com incidência de sol
Rosa do Deserto
A Rosa do Deserto é um tipo de planta que gosta da incidência de sol direto e tem preferência por clima quente e seco.
A espécie tem folhas verdes e estruturadas, e a floração pode acontecer em diversas cores, como vermelho, branco e rosa.
Para o cultivo da Rosa do Deserto, a recomendação é de solo bem drenado e com características arenosas, garantindo regas espaçadas para que o solo não fique encharcado.
25. Rosa do Deserto com flores em tonalidade de rosa
26. Planta Rosa do Deserto em vaso e repleta de flores
Hibisco
O hibisco é um tipo de arbusto grande que pode atingir de 4 a 4,5 m, e se destaca por suas características ornamentais.
A incidência de sol no hibisco ativa os receptores que estimulam a floração da espécie, e as flores podem aparecer em cores diversas, como rosa, amarelo, vermelho e laranja.
Para o cultivo do hibisco, a recomendação é de manter o arbusto em local de sol pleno e com regas frequentes para manter o solo úmido.
27. Hibisco com flores em mix de cores
28. Arbusto de hibisco com flores grandes e amarelas
Petúnia
A Petúnia é um tipo de planta que gosta de sol, e que traz belas flores com coloração forte e vibrante.
As cores das flores de petúnia podem variar, e as colorações mais comuns são rosa, vermelho, branco, roxo e até mesmo com um mix dessas cores.
A floração da petúnia inicia a partir do final do inverno, e o fato dessa planta gostar da incidência direta de sol faz com que ela se desidrate com mais facilidade, por isso, é importante manter as regas em dia para evitar que o solo fique seco.
29. Petúnia com flores em tonalidade intensa de roxo
30. Planta com flores e que gosta da incidência direta de sol
Como cuidar de plantas que gostam de sol? #dicas
Tempo de sol
A escolha por plantas de sol é importante para atender as características do espaço, atentando-se ao tempo médio de incidência de luz solar no local escolhido para o cultivo da planta.
Algumas espécies podem precisar de luminosidade por tempo prolongado, enquanto outras podem se desenvolver com poucas horas de sol, e nesse caso, é importante considerar a planta e suas características para que haja melhor adaptação.
Regas
A frequência das regas deve ser feita de acordo com cada espécie, uma vez que cada tipo de planta pode demandar por mais ou menos água.
O cuidado com as plantas de sol é em relação ao horário de rega, que não deve ser realizado em momentos de sol muito intenso, evitando que o calor excessivo possa queimar a planta ou as raízes.
A recomendação para plantas que gostam de sol é de realizar regas nos períodos como início da manhã ou fim de tarde.
Solo
As espécies que gostam de sol precisam ser mantidas sob a incidência de luz natural, e outro cuidado é a escolha do solo, que deve seguir de acordo com a necessidade de cada espécie.
Algumas plantas podem se adaptar facilmente a solos mais pobres, enquanto outras demandam solo rico em matéria orgânica.
Em geral, as plantas também demandam por um solo bem drenado, evitando terra encharcada e que pode causar o apodrecimento das raízes.
Agora que você já conferiu a lista com as espécies que se adaptam a espaços com maior incidência de luz, já pode planejar o seu projeto de paisagismo com plantas resistentes e lindas!