Plantas de Sombra: +12 Espécies Perfeitas para Interiores!
As plantas são ótimos elementos para decoração, pois além de filtrarem o ar, ainda adicionam um toque aconchegante e verde à decoração. No entanto, antes de decidir por uma planta para decoração interna ou do jardim, é necessário ter em mente algumas condições do local de cultivo, como é o caso da luminosidade. E se você já tentou diversas plantas que não resistiram em um local mal iluminado, a dica é escolher por plantas de sombra.
As plantas de sombra se adaptam bem dentro de casa, no jardim de inverno e em jardins externos sombreados, resistindo a espaços onde os raios solares não alcançam, e sendo ótimas opções para esses espaços.
E se você não quer mais errar na escolha das plantas, reunimos dicas de espécies indicadas para espaços mal iluminados, assim sua plantinha não irá sofrer com a falta de raios solares.
Conteúdo
Principais espécies de plantas de sombra
Plantas de sombra com flores
Antúrio
O Antúrio é um clássico dos projetos paisagísticos e voltou a ser tendência no mundo da jardinagem e da decoração de interiores.
A espécie apresenta como características folhas em tom de verde escuro e brilhante, e floração vermelha lembrando lírios.
O cultivo do Antúrio pode ser feito em locais escuros e de sombra, além de ser bastante versátil para ser cultivado em vasos ou diretamente no solo, para projetos de jardinagem.
O Antúrio é bastante exigente em relação a umidade, por isso, é necessário que as regas sejam frequentes e que o solo seja bem drenado para evitar o encharcamento.
Para ajudar na floração, a manutenção da planta pode contar com uma adubações que estimulem as flores.
Lírio da Paz
Outra opção bastante conhecida entre as plantas de sombra com flores é o Lírio da Paz, uma espécie que se adapta bem a ambientes com pouca iluminação e sombreados.
O Lírio da Paz é uma planta com folhas em tom de verde escuro e flores brancas, e pode ser cultivado em jardins ou vasos.
A espécie tem como característica o rápido crescimento durante o verão e é considerada uma planta que não tolera frio intenso.
Para a manutenção do Lírio da Paz, as regas devem ser frequentes e o solo deve ser bem drenado, evitando que fique encharcado.
Outra dica de manutenção, é fazer uma adubação anual na planta para suprir a necessidade de nutrientes necessários para o desenvolvimento da espécie.
Bromélia
Para quem prefere as plantas de estilo tropical e que podem ser cultivadas em ambientes de meia sombra ou de sombra, uma das possibilidades é o cultivo de Bromélias, uma planta que pode ser mantida em vasos ou plantada diretamente no solo.
Essa espécie apresenta folhas grandes e largas com superfície cerosa, e a floração pode aparecer em diferentes cores, como vermelho, amarelo, laranja, entre outros.
Como uma espécie tropical, a Bromélia gosta de calor e umidade, desse modo, é necessário que as regas sejam frequentes e com o cuidado de não encharcar o solo.
Plantas de sombra para vasos
Árvore da Felicidade
Como opção de planta para vaso, há a possibilidade de apostar na Árvore da Felicidade, planta da espécie Polyscias guilfoylei.
A planta recebe o nome popular de Árvore da Felicidade, uma vez que seu significado está associado ao fato de trazer felicidade, além de bem-estar e sorte.
Essa planta pode apresentar 2 opções espécies – Árvore da Felicidade Fêmea e a Árvore da Felicidade Macho.
- Árvore da Felicidade Fêmea: A planta da espécie fêmea tem como característica um cabo de fino e com folhas pequenas de pontas também finas.
- Árvore da Felicidade Macho: A espécie macho tem como característico tronco mais grosso e com folhas maiores de pontas arredondadas.
É bastante comum encontrar as espécies fêmea e macho cultivadas em um mesmo vaso, trazendo o significado de amor.
O cultivo da planta pode ser feito em locais de meia sombra ou sombra, e entre os cuidados estão a necessidade de regas frequentes e adubação anual.
Zamioculca
Uma opção de folhagem ornamental que pode ser cultivada em vaso é a Zamioculca, uma espécie de planta com folhas em tom de verde escuro e brilhante.
A Zamioculca é uma planta de crescimento lento e que pode chegar até 1 m de altura.
A planta de vaso pode ser cultivada em locais bastante sobre sombreados e que dificilmente seria ideal para outras espécies, como corredores sem incidência de luz natural.
Entre os cuidados com a Zamioculca, a dica é que as regas sejam em intervalos espaçados, evitando que o sono fique encharcado.
Peperômia-zebra
Entre as opções de plantas de sombra para vaso, a Peperômia Zebra é uma opção de folhagem densa, dedicada e bastante ornamental, sendo ideal para vasos pequenos, uma vez que a planta chega a 25 cm de altura.
A Peperômia Zebra apresenta como características folhas ovaladas e em formato de escudo com a superfície levemente côncava. A tonalidade das folhas é em tom de verde escuro com faixas suavemente prateadas, que começam no centro das folhas.
Essa espécie é considerada uma planta tropical, apreciando espaços quentes e úmidos e que se desenvolve bem em locais longe de correntes de vento.
O cultivo da planta em meia sombra ou sombra é ideal, mas caso note que os ramos estão fracos e longos, pode ser um sinal de que a planta precisa de um pouquinho de luz de forma difusa.
Plantas de sombra para jardim vertical
Lambari Roxo
Entre as opções de plantas para jardim vertical, uma opção ornamental é a planta Lambari Roxo, uma espécie de folhagem que mistura tons de verde e roxo, e pode se caracterizar por ter ramos pendentes, ficando lindo em jardins verticais.
A planta que é ideal para jardins verticais em locais sombreados pede regas frequentes, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo. Já as adubações devem ser regulares para estimular o crescimento da planta.
Flor de Maio
A Flor de Maio é uma planta que pertence a família dos cactos e costuma ser uma opção para jardins verticais, apresentando uma opção de planta com flor para o cultivo em locais sombreados.
A Flor de Maio é uma espécie com flores delicadas, grandes e brilhantes que podem ser em variadas cores, como rosa, laranja, branco, vermelho, entre outras.
A espécie que tem floração durante o mês de outubro atrai muitos beija-flores e pede regas periódicas, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Dinheiro em Penca
Uma opção de planta de pequeno porte para jardins verticais é a planta Dinheiro em Penca, que pode ter entre 5 a 25 cm de altura.
A espécie Dinheiro em Penca é uma folhagem densa e com características ornamentais, trazendo pequenas folhas em tons de verde e roxo com característica cerosa e delicada.
A planta se adapta bem a locais sem incidência de sol direto e não é indicada para regiões frias e locais com corrente de vento.
Apesar de ser muito usado em forração, a planta também pode ser cultivada em jardins verticais e vasos ou jardineira suspensas, valorizando os ramos que ficam pendentes.
A adubação mensal durante as estações da primavera e verão são essenciais para garantir o pleno desenvolvimento da espécie.
Plantas de sombra pendentes
Samambaia
Uma planta clássica do paisagismo é a Samambaia, uma opção de planta pendente de coloração verde clara e bastante volumosa através de suas folhas pendentes.
Essa espécie se adapta bem a locais de sombra e pode receber iluminação indireta e difusa, mas com cuidado para que não haja incidência de raios solares diretos, o que pode queimar as folhas.
Essa planta prefere locais sem vento e pode não ser resistente a frio intenso e geadas.
Para a manutenção da Samambaia, são indicadas regas frequentes e pulverizações de água nas folhas, garantindo a umidade que a planta tanto gosta, com o cuidado de não deixar o solo encharcado.
Para que as folhas continuem sempre saudáveis e em tom vibrante de verde, a fertilização foliar e rica em nitrogênio pode ser feita a cada 15 dias.
Peperômia-filodendro
A Peperômia-filodendro é uma espécie com folhagem bastante ornamental e apresenta folhas suculentas em formato de coração. As folhas em tom de verde claro são caracterizadas por bordas mais claras.
Essa espécie de meia sombra ou sombra pede que o cultivo seja feito em solo fértil e levemente enriquecido com matéria orgânica, garantindo os nutrientes necessários para a planta.
Essa opção de planta pendente é uma espécie que não tolera geadas e pede regas regulares, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Jiboia
A Jiboia é um dos clássicos entre as plantas ornamentais, e é considerada uma planta trepadeira, mas que frequentemente é vista em vasos suspensos como uma opção de planta pendente.
A espécie de folhagem verde se desenvolve bem e tem crescimento rápido, sendo uma boa pedida para que os ramos fiquem pendentes.
A espécie é bastante versátil e adapta-se bem a ambientes de meia sombra e sombra, além de ser versátil em relação a seu cultivo, uma vez que pode ser mantida em vaso com terra ou em vaso com água, já que um raminho da planta em água desenvolve raízes e se desenvolve.
Como cuidar de plantas que gostam de sombra? #dicas
Cada espécie tem suas peculiaridades e cuidados específicos, mas alguns cuidados são comuns entre as plantas de sombra.
E se você ainda tem errado nos cuidados com a plantinha que não recebe sol, vamos a algumas dicas importantes que podem deixar a espécie mais saudável.
Local
Como ponto primordial para que a plantinha fique saudável está a escolha do local de cultivo, e no caso das espécies de sombra é indicado que as plantas não recebam nada de sol direto. Por isso, evite que o local de cultivo tenha incidência direta de sol.
Em geral, as plantas de sombra ou meia sombra podem receber luz indireta e difusa, já que um pouquinho de luminosidade ajuda no desenvolvimento, mas vale o lembrete de que o sol não pode incidir diretamente na espécie.
Rega
Outro cuidado importante no cultivo de espécies de sombra é a rega, e nesse caso cada planta pode gostar de mais ou de menos umidade.
Em gera, as plantas de sombra não precisam ser regadas com tanta frequência, uma vez que a perda de água do solo é menor, já que não há incidência direta de sol.
Assim, o solo seca menos e há menor necessidade de regas, uma vez que o excesso de água pode deixar o solo encharcado, o que é prejudicial para a maioria das espécies, já que pode causar o apodrecimento das raízes.
Agora é só seguir as dicas e escolher a espécie adequada que resista ao ambiente sem sol e que seja ideal para o seu projeto de paisagismo ou decoração.