Plantas para Banheiro【2024】– 10 Espécies e Decorações!
A proposta de usar plantas na decoração da casa é algo que vem de décadas, seja através de um vasinho ou de uma mistura com muitas plantas, ao estilo “urban jungle”. E se a ideia é expor as plantas como parte decorativa, é possível adotar o toque verde em diferentes ambientes da casa, inclusive no uso de plantas para banheiro.
O uso de plantas no banheiro traz muitos benefícios como melhorar a qualidade do ar, eliminar as bactérias presentes no ambiente, reduzir a umidade e trazer uma sensação de calma e aconchego nesse ambiente, que costuma ser frio e sem graça.
Para ajudar a incluir o verde na decoração e escolher espécies de plantas para banheiro, reunimos dicas de como escolher, além de inspirações para decorar o banheiro com um toque verde.
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para banheiro
Zamioculca
Para cultivar plantas no banheiro, a Zamioculca é uma das espécies que se adapta bem nesse espaço.
A planta tem como características galhos longos e com folhas verdes e brilhantes, sendo uma espécie considerada fácil de cuidar.
Essa planta pode ser cultivada em vasos pequenos ou grandes, e gosta de ambientes sombreados e sem muita luminosidade natural, o que pode danificar suas folhas.
Para cuidar da Zamioculca, as regas devem ser feitas semanalmente e sem encharcar o solo.
Jiboia
A Jiboia é uma das espécies consideradas ornamentais e cada vez mais presente nos projetos decorativos.
Essa planta trepadeira também pode ser usada como planta pendente, deixando os galhos soltos e suspensos para a decoração do ambiente.
A Jiboia pode ser cultivada em vasos com terra ou até mesmo em vaso com água, uma vez que a planta desenvolve raízes na água e se adapta bem nessa proposta.
Para o cultivo da Jiboia em banheiro, é ideal que a planta seja colocada em local de meia sombra, evitando o Sol constante e direto sobre as folhas.
Um alerta para quem pretende cultivar a planta Jiboia, é que a espécie tóxica, por isso, é necessário ficar em alerta para ambientes com crianças e pets.
Alocásia
A Alocásia é uma planta com ampla variação de espécies, e as mais conhecidas são as espécies Polly e Amazônica.
Essas duas espécies apresentam como características folhas em formato de seta com grandes nervuras que misturam tons de branco e preto sobre uma tonalidade de verde intenso e brilhante.
O que diferencia as duas espécies é o fato de a Alocásia Polly ter folhas menores.
Essa planta é ideal para banheiro, pois gosta de muita umidade, pedindo regas mais frequentes, com média de 2 vezes na semana.
O ideal é cultivar o vaso da planta em um espaço com boa luminosidade, mas sem sol direto, o que pode queimar as folhas da planta.
Maranta
A Maranta é uma folhagem ornamental como várias espécies, trazendo as folhas em diferentes cores, como verde escuro ou até mesmo com detalhes em rosa.
A folhagem pode chegar a altura de 30 a 60 cm, e gosta de ambientes com meia sombra e sem luminosidade direta.
Para o cultivo da planta, é ideal que o vaso tenha solo rico em matéria orgânica e boa drenagem, evitando que o solo fique encharcado.
A Maranta aprecia calor e umidade, por isso, é ideal que as regas sejam regulares e mais frequentes.
Lança de São Jorge
A Lança de São Jorge é uma planta ornamental que pertence a família da Espada de São Jorge.
Essa espécie tem um formato muito semelhante a uma lança, com folhagem fechada em formato cilíndrico e pontiaguda, o que dá origem ao nome da planta.
A Lança de São Jorge é uma planta bastante versátil e se desenvolve bem em ambientes com meia sombra ou sol pleno.
A manutenção da planta é bem simples, e a rega semanal é suficiente para manter a planta bonita e saudável!
Seguindo as orientações do Feng Shui, recomenda-se não utilizar esse tipo de planta em banheiro pequeno, uma vez que formato cilíndrico e pontiagudo pode causar desconforto.
Lírio da Paz
Para quem busca espécies de plantas para banheiro com floração, o Lírio da Paz é uma escolha perfeita e tem como características folhagem em tom de verde escuro e brilhante e com flores brancas.
Essa planta pode ser cultivada em vasos e adora locais úmidos e sombreados, como banheiros.
Para manutenção da planta, as regas devem ser frequentes para evitar que as folhas fiquem murchas, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Samambaia
Se você evita o uso de plantas no banheiro por conta da falta de luminosidade, a Samambaia é uma alternativa de planta para banheiro escuro, uma vez que é considerada uma planta de sombra e que não gosta de luz direta.
Essa espécie de folhas longas e com coloração em tom de verde claro tem como característica ser bem volumosa e com folhas pendentes, que ficam lindas na decoração sobre um móvel ou em vasos pendentes.
A samambaias apreciam a umidade e ambiente sem ventos. Por ser uma planta que aprecia a umidade, as regas devem ser frequentes, evitando que o solo fique encharcado, e se necessário, usar um borrifador para manter as folhas úmidas.
Bálsamo
Para quem busca opções de plantas ornamentais para banheiro, uma das possibilidades é o uso da suculenta Bálsamo, uma espécie perfeita para cultivar em vasos pequenos e decorar o ambiente.
Essa espécie de suculenta deve ser cultivada em um cantinho do banheiro que receba sol pleno ou meia sombra.
Entre os cuidados, é indicado que as regas sejam espaçadas, uma vez que por ser da família das suculentas, armazena água em suas folhas. Sendo assim, a regra pode acontecer uma vez na semana durante as estações mais quentes, enquanto nas estações mais frias podem variar entre regas quinzenais ou mensais.
Bromélia
Para quem prefere acrescentar um estilo tropical na decoração do banheiro, o uso de bromélias é uma ótima escolha para trazer espécies tropicais entre as plantas que decoram o ambiente.
Essa espécie tem folhas grandes e largas com superfície cerosa, além de floração em diferentes cores.
Por ser uma espécie de origem tropical, a planta se adapta bem a ambientes úmidos, como é o caso de banheiros; e as regas devem ser periódicas, mas sem encharcar o solo.
O local ideal para manter a planta é em sol pleno ou meia sombra, garantindo que a planta tropical possa desfrutar de calor e umidade.
Violeta
Se você está em busca de plantas para banheiro pequeno, a violeta é uma excelente escolha e ainda traz a delicadeza da floração, um charme a mais para decorar o ambiente.
A espécie tem folhas em tom de verde escuro e com aparência aveludada, e a flores pequenas e delicadas podem aparecer em diferentes cores como roxo, rosa e branco.
O cultivo dessa espécie pode ser feito em pequenos vasinhos, decorando bancadas ou pequenos espaços do banheiro, e o local ideal é em um ponto do banheiro que haja luminosidade, mas sem sol direto, que pode queimar as folhas dessa plantinha.
Entre os cuidados, o indicado é que as regas sejam espaçadas para não encharcar o solo, uma vez que as violetas armazenam água em suas folhas. Outro cuidado é evitar molhar as folhas dessa planta, uma vez que isso pode matar a violeta.
Dicas de decoração com plantas para banheiro
Banheiro pequeno com plantas
Para quem tem banheiro pequeno, as plantas suspensas são ótimas possibilidades, pois podem ser cultivadas de maneira suspensa ocupando o espaço vertical, e minimizando a ocupação do espaço menor.
Como solução para um banheiro pequeno decorado com planta, a ideia aqui traz uma planta jiboia na área do box, deixando os galhos suspensos, como uma planta pendente.
O toque verde deixa o banheiro mais aconchegante e como uma alternativa para uma decoração verde e de modo compacto.
Banheiro grande com plantas
Se o espaço é amplo, é possível cultivar mais plantas ou um vaso maior, como é o caso desta proposta que traz um vaso de cerâmica de tamanho médio sobre a bancada.
Na proposta, o vaso sobre a bancada traz a planta Zamioculca como parte da decoração verde para o banheiro.
A decoração traz um projeto de banheiro clean, e o toque verde da planta adiciona um toque mais acolhedor e aconchegante deixando o espaço com uma decoração simples e linda!
Banheiro simples com plantas
Como proposta para decorar um banheiro simples com plantas, a ideia aqui traz uma planta pendente como proposta para ocupar o espaço pequeno e simples.
A inspiração para o projeto foi de usar o vaso com planta pendente sobre o armário aéreo, garantindo que a planta possa ter os galhos suspensos caindo a partir do armário e decorando o ambiente de maneira simples e fácil.
Nesse caso, a folhagem verde foi a escolha para o ambiente, e se destaca entre o duo de azul e branco, que aparece na cartela de cores do projeto.
Banheiro de luxo com plantas
Há muitas maneiras para decorar um banheiro luxuoso com plantas e flores, e uma das possibilidades é apostar nas orquídeas como uma solução para uma proposta sofisticada.
Como inspiração de um projeto de luxo com orquídeas no banheiro, a proposta aqui traz um mini jardim embaixo do espaço da bancada repleto de orquídeas, e a flor também aparece em um vasinho sobre a bancada.
Nesse caso, a coloração das orquídeas Phalaenopsis é em tom de rosa, combinando com as pastilhas que revestem parte do projeto.
Você já se rendeu a essa ideia de incluir um toque verde no banheiro? Se sim, conte-nos quais espécies se adaptaram o melhor aí no seu cantinho.