Plantas para Cozinha: +11 Espécies Perfeitas para Cultivar!
Você sabia que uma das tendências para a decoração de interiores são as plantas para cozinha? Essa tendência é capaz de unir estética e funcionalidade, embelezando o ambiente e trazendo a ideia de frescor.
Para ficar por dentro dessa tendência da decoração, reunimos uma lista com dicas de espécies para cultivar na cozinha, além de inspirações para transformar o ambiente em um espaço mais acolhedor e agradável com o uso de plantas.
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para cozinha
Antúrio
O antúrio é uma das opções de espécies de plantas para o cultivo na cozinha, e essa é uma recomendação de planta resistente e fácil de cuidar.
O antúrio é uma planta com folhas verde-escuras e brilhantes, e se destaca pela floração em vermelho.
O cultivo do antúrio na cozinha deve ser em local iluminado e sem a incidência direta de sol.
As regas dessa planta devem ser mais frequentes durante as estações mais quentes, regando a planta 2 vezes por semana na primavera e verão. Enquanto, nas estações mais frias as regas podem ser feitas apenas uma vez na semana.
1. Cozinha decorada com vasos de antúrios com flores
Cactos
Para quem não tem muita habilidade no cultivo de plantas, os cactos podem ser as melhores opções para ter na cozinha, já que exigem pouquíssima manutenção e são capazes de sobreviver a um bom tempo sem regas.
Os cactos podem ser encontrados em diferentes tipos, e há a possibilidade de usar um ou mais vasos de cactos na decoração do ambiente.
Esse tipo de planta precisa de bastante luz, preferencialmente, com incidência direta de luz natural, sendo assim, podem ficar próximos de janelas.
A planta que exige pouca manutenção pode ter regas a cada 15 dias, evitando que o solo fique encharcado.
2. Vaso com cacto na decoração da cozinha
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma das plantas mais populares e resistentes, sendo uma opção que se adapta facilmente a diferentes ambientes, inclusive, pode ser uma opção para decorar a cozinha.
A espécie pode ser cultivada em vasos pequenos ou grandes, e pode fazer parte da decoração da cozinha como uma planta ornamental e que também pode simbolizar proteção.
Para o cultivo da Espada de São Jorge, as regas podem ser feitas a cada 15 dias, e a planta pode ser cultivada em sol pleno ou com iluminação indireta.
3. Cozinha decorada com vasinho de Espada de São Jorge próximo a janela
Ficus
A espécie Ficus é uma tendência na decoração com plantas e tem grande apelo ornamental, podendo ser cultivada em vasos médios e grandes.
Essa é uma espécie de planta que gosta de luminosidade, mas evite colocá-la sob sol pleno, garantindo um espaço na cozinha com iluminação difusa.
As regas devem ser abundantes até que a água escorra, e com a frequência de 1 a 2 vezes por semana.
4. Cozinha decorada com vaso de planta Ficus
Jiboia
A jiboia é uma espécie tendência na decoração de interiores com plantas, e se destaca por ser de grande apelo ornamental e fácil de cuidar.
A espécie do tipo trepadeira pode ser utilizada facilmente como planta pendente, e na cozinha pode ficar sobre armários, prateleiras ou geladeira, para realçar os galhos com folhas que ficam pendentes.
Para cultivar a jiboia na cozinha, escolha um local com iluminação indireta e evite que a planta fique em sol pleno. As regas devem ser de 1 a 2 vezes na semana.
5. Cozinha clean decorada com jiboia elevada para realçar a folhagem pendente
Hera
A Hera é uma planta trepadeira que vem sendo utilizada em vasos elevados para ter a aparência de planta pendente, e tem sido bastante utilizada na decoração de cozinhas.
Essa espécie se destaca não só pela estética, mas também pela capacidade de melhorar a qualidade do ar.
Para cultivar a Hera na cozinha, escolha um local sob sol pleno ou a meia sombra, evitando local totalmente sombreado.
O cultivo dessa planta deve ser feito com cautela e evitando que fique na altura de animais de estimação e crianças, já que a Hera é considerado uma espécie tóxica em caso de ingestão.
6. Cozinha branca decorada com vasos de Heras em prateleiras
Samambaia
A Samambaia é uma planta clássica e de grande apelo estético, que fica linda na decoração da cozinha, trazendo uma planta que pode ficar suspensa e com grande volume de folhas.
Para incluir a Samambaia na cozinha, escolha um ponto com iluminação indireta e nada de incidência direta de sol. O local também não deve ter muito vento.
A Samambaia é uma planta que gosta de solo úmido, e por isso, as regas devem ser frequentes para manter a umidade, mas com cuidado para que o solo não fique encharcado.
7. Cozinha pequena e com vaso de Samambaia sobre a geladeira
Suculentas
A suculentas são plantas que estão em alta na decoração e se destacam por serem fáceis de cultivar, principalmente, pelo fato de que são capazes de armazenar água em seu interior e não precisam de regas tão frequentes.
A suculentas podem ser cultivadas em vasos pequenos ou grandes, e existe a possibilidade de incluir mais de um vasinho com espécies de suculentas diferentes na decoração da cozinha.
Para incluir a suculenta na decoração da cozinha, escolha um local com bastante incidência de sol, como espaços próximos a janelas, já que essa planta gosta bastante de iluminação natural.
8. Cozinha decorada com vasinhos pequenos de suculentas
Temperos frescos
As ervas e temperos frescos são opções certeiras para cultivar na cozinha, e além de serem plantinhas que podem ser utilizadas na preparação de pratos diversos, ainda são aromáticas e podem perfumar a cozinha.
As espécies de ervas e temperos frescos para cozinha são inúmeras, e algumas das opções mais escolhidas são:
- Alecrim: espécie que gosta de incidência direta e abundante de sol. As regas devem ser feitas 2 vezes na semana.
- Cebolinha: espécie que gosta de solo bem adubado e regas diárias. A plantinha pode ser mantida em local com iluminação indireta.
- Coentro: tempero fresco que deve ser cultivado sob sol pleno e em solo rico em matéria orgânica. As regas devem ser frequentes para que o solo não fique seco.
- Hortelã: tipo de planta que não deve ser cultivada em vasos compartilhados com outras espécies. O cultivo do hortelã deve ser em local com boa luminosidade e com regas frequentes.
- Manjericão: a espécie gosta de local com bastante incidência direta de sol e regas diárias, evitando que o solo fique seco. O manjericão é uma planta mais sensível e deve ser mantida longe do calor do fogão e do forno, que podem murchar suas folhas.
- Orégano: a espécie gosta de no mínimo 4 horas diárias de sol direto, e as regas devem ser diárias, mas evitando o solo encharcado.
- Tomilho: essa erva aromática deve ser mantida sob sol pleno e com o solo bem drenado, fazendo regas quando a terra dá indícios de que está seca.
9. Cozinha com jardim vertical de ervas e temperos frescos
Violeta
Para quem procura uma planta com flores para cozinha, a violeta é uma das espécies que traz delicadeza e grande apelo estético.
O cultivo de violetas na cozinha deve ser em local bem iluminado e sem a incidência direta de sol, como espaços próximos a janelas.
As regas da violeta devem ser feitas a cada 2 ou 3 dias, quando o solo estiver seco, e de modo a evitar que a violeta possa ficar com o solo encharcado.
10. Vasinhos de violeta na bancada próxima a janela
Zamioculca
A lista de espécies fáceis de cuidar inclui a Zamioculca, uma planta ideal para a cozinha e que pode ficar até mesmo em locais que não recebem muita luminosidade.
A Zamioculca é uma planta que pode ser cultivada em vasos de diferentes tamanhos, como versões de vasinhos pequenos para bancadas e mesas, ou até mesmo vasos grandes para quem tem mais espaço na cozinha.
Os cuidados com a planta incluem regas semanais ou a cada 15 dias.
11. Cozinha com destaque para o vaso grande com Zamioculca
Dicas de decoração com plantas para cozinha
As plantas para cozinha podem ser utilizadas em diferentes propostas de decoração e algumas possibilidades são de criar um jardim vertical, vasos sobre bancadas e prateleiras, na janela, ou até mesmo em vasos grandes e de chão.
A proposta de utilizar plantas na cozinha garante um grande apelo estético, mas é necessário escolher a espécie que se adapte ao local, levando em consideração a incidência de sol, vento, e disponibilidade para os cuidados e manutenção da espécie.
12. Cozinha clean e moderna decorada com plantas
13. Cozinha decorada com vasinhos de antúrios com flores
14. Vasos de cactos decorando a bancada da cozinha
15. Bancada de cozinha com vaso de Zamioculca
16. Cozinha decorada com vasinho de Violeta
17. Decoração de cozinha com vasos de plantas no chão
18. Cozinha americana com vaso de jiboia em prateleira alta
19. Cozinha colorida e moderna com vasinhos de ervas e temperos frescos
20. Decoração de cozinha americana com vaso de Hera em prateleira elevada
21. Cozinha com vasos de ervas e temperos frescos em bancada ao sob a janela
22. Vaso com zamioculca na decoração da cozinha
23. Bancada de cozinha decorada com Violetas em local próximo à janela
24. Vasinho com violeta na decoração da bancada da cozinha
25. Cozinha moderna com ervas e temperos frescos
26. Beiral da janela da cozinha com vasinhos de suculentas
27. Cozinha moderna com vaso de Samambaia em prateleira alta
28. Cozinha decorada com samambaias e vasos de jiboias
29. Decoração de cozinha com vaso de Hera em prateleira
30. Cozinha clean decorada com planta jiboia em estilo pendente
Você já é adepto da ideia de utilizar as plantas no ambiente? Se essa é uma novidade para você, aproveite as inspirações e dicas para transformar o espaço com um toque verde e de frescor.