+15 Plantas para Dentro de Casa – Espécies e Decorações
As plantas para dentro de casa trazem uma série de benefícios, como a purificação do ar e a estética, deixando o ambiente mais aconchegante.
E apesar de tantos benefícios, a escolha da planta ideal é imprescindível para definir uma espécie que se adapte bem ao espaço interno, inclusive em ambientes com menos iluminação.
E se você fiquei em dúvidas na hora de definir plantas para dentro de casa, no post reunimos as principais espécies que se adaptam bem ao ambiente interno, além de dicas de decoração de interiores usando plantinhas.
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para dentro de casa
Árvore da Felicidade
Como o próprio nome já indica, essa espécie está associada ao fato de trazer felicidade, bem-estar e sorte.
Entre as opções de plantas para dentro de casa, a árvore da felicidade é uma opção que traz variações de plantas como macho e fêmea.
A árvore da felicidade fêmea tem como característica cabo fino com folhas pequenas e de pontas finas. Já a espécie macho tem como característica tronco mais grosso e folhas maiores de pontas arredondadas.
É bastante comum encontrar o cultivo das espécies macho e fêmea em um mesmo vaso, o que pode trazer o significado de amor.
Essa planta para interiores é uma espécie bastante versátil e aceita desde sol pleno, meia sombra ou luz difusa, sendo que fica mais viçosa em áreas bem iluminadas.
A restrição para o cultivo da árvore da felicidade é em locais com ar-condicionado e correntes de vento. Além disso, a planta também não tolera fumaça de cigarro.
Cacto
Para quem não tem muito jeito e habilidade com jardinagem, os cactos são ótimas opções de plantas para dentro de casa, uma vez que necessitam de poucos cuidados.
Uma característica da espécie é reter água, o que diminui a necessidade de rega, sendo uma planta de menor manutenção.
Os cactos gostam de bastante luz direta, e por isso devem ser mantidos em local com bastante incidência de sol, como ambientes próximos de janelas.
A dica é evitar uso de cactos em locais de passagem, sendo que uma das características dessas plantas são os espinhos, que podem causar acidentes se a planta for mantida em local de muita circulação.
Costela de Adão
Uma das opções de plantas para interiores é a costela de Adão, uma folhagem ornamental e de beleza única!
Essa planta de origem tropical tem coloração verde escuro e bom crescimento, o que pede espaço adequado e amplo para que a planta possa se desenvolver.
Essa espécie que é uma tendência nos projetos decorativos, pede regas regulares, uma vez que gosta de solo úmido.
Cróton
O Cróton é uma opção de planta com folhas coloridas que podem variar entre tons de vermelho, verde, rosa, amarelo, roxo, laranja e verde.
A planta com folhas coloridas e brilhantes gosta de local com bastante sol direto, e é considerada uma opção perfeita para o cultivo em vaso.
A exposição direta ao sol garante que a folhagem continue exuberante, por isso a planta mantida dentro de casa deve ficar próxima de janelas ou em locais que recebam a incidência direta de sol.
Um alerta é o de manter a planta longe de locais com ar-condicionado, uma vez que o resfriamento pode ser prejudicial para a espécie.
Iuca (Yucca)
A Yucca é uma das opções de plantas para dentro de casa e que tem como características folhas verdes, longas, rígidas, pontiagudas e com as bordas serrilhadas.
Essa planta gosta de local com bastante luminosidade e ventilação. Entre os cuidados, uma dica é evitar o excesso de água durante as regas, o que pode causar apodrecimento das raízes.
Jiboia
Uma opção clássica entre as plantas de interiores é a jiboia, uma espécie com folhas brilhantes e considerada uma planta trepadeira, que por vezes é utilizada como planta pendente, deixando os ramos soltos e pendurados através de vasos suspensos.
Essa espécie é considerada bastante versátil e resistente, e se adapta a diferentes espaços, preferindo locais com incidência de sol ou meia sombra.
Lança de São Jorge
A Lança de São Jorge é uma planta ornamental e pertencente a família da espada de São Jorge.
A espécie tem como característica folhas cilíndricas, rígidas, verticais e em tom de verde com algumas características rajadas.
A Lança de São Jorge é uma espécie muito resistente e ótima entre as opções de plantas para dentro de casa, sendo que pode ser cultivada em diferentes espaços, indo bem desde locais como sol pleno, à meia sombra ou de luz difusa.
A planta é uma espécie que gosta de pouca água e pode ser indicada para ambientes com ar-condicionado.
O fato de ter formato cilíndrico e pontiagudo pode causar desconforto, e de acordo com as orientações do Feng Shui, essa planta não é recomendada para espaços pequenos, uma vez que causa desconforto.
Lírio da Paz
O lírio da paz é uma das opções de plantas para interiores que tem como característica folhagem em tom de verde escuro e brilhante com flores brancas.
Essa espécie gosta de local úmido e sombreado. Sendo assim, as regas devem ser feitas com frequência para manter a unidade e evitar que as folhas fiquem com aspecto de murchas, mas tomando cuidado para que o solo não fique encharcado.
Essa planta é bastante versátil e pode ser cultivada em vasos, jardins internos e até mesmo ser uma opção de planta para banheiro.
Palmeira Leque
A palmeira leque é uma espécie de palmeira com folhas grandes, plissadas e com borda dentada, tendo como característica as folhas com tom de verde brilhante.
Essa planta de crescimento lento é ótima para o cultivo em vasos grandes, e gosta de ambientes com boa luminosidade.
A manutenção pede a remoção das folhas velhas e secas e adubação durante o verão. Para que a planta continue sempre saudável, evite colocá-la em locais com ventos constantes e em ambientes com ar-condicionado.
Peperômia Zebra
A peperômia zebra ou peperômia melancia é uma folhagem densa e ornamental, ideal para vasos pequenos.
Essa espécie apresenta como características folhas ovaladas e em formato de escudo. A cor das folhas costuma ser uma nuance de verde escuro com faixas prateadas, que começam no centro das folhas.
A planta, considerada uma espécie tropical, gosta de espaços quentes e úmidos, e é ideal para locais sem correntes de vento.
A peperômia é uma espécie ideal para local a meia sombra ou sombreados, e pode ser uma opção de planta para sombra.
Ráfia
Ráfia é o nome popular para a planta Palmeira Rafis, uma espécie palmeira com folhas longas e de bom crescimento, podendo alcançar até 1,5 m de altura.
Essa planta deve ser mantida em local com boa iluminação, mas sem a incidência de sol direto e constante.
As regas devem ser semanais durante o verão, e durante o período do inverno podem ser mais espaçadas.
A planta também pode receber adubação entre o período da primavera e verão, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da ráfia.
A ráfia pode ser cultivada em vasos grandes e pode ser utilizada em diferentes ambientes internos, e costuma ser uma opção bastante comum de planta para sala, uma vez que se destaca num ambiente.
Rhipsalis(Ripsális)
A espécie é considerada uma planta de pequeno a médio porte, por isso, é uma opção de planta para ser cultivada em vasos pequenos.
A Rhipsalis é conhecida popularmente como cacto macarrão e tem como características ramos longos, que se utilizados em vasos suspensos dão o efeito de planta pendente.
Essa espécie deve ser mantida a meia sombra e com regras espaçadas, que devem ser feitas quando o solo estiver seco.
Samambaia
Um clássico que voltou a ser tendência no mundo decorativo é o uso de samambaias na decoração de interiores, uma planta de coloração verde claro e que tem folhas longas e pendentes com bastante volume
As samambaias são plantas para serem cultivadas a meia sombra e gostam de receber iluminação difusa, mas sem incidência de sol direto o que pode queimar as folhas.
O ideal é manter a samambaia em local protegido de vento, o que também pode ser prejudicial para a planta.
A samambaia é uma espécie que gosta de bastante umidade, por isso as regas frequentes são essenciais para manter a planta saudável.
Na decoração, essa planta pode ser usada em vasos suspensos ou em locais altos, como móveis, garantindo destaque a sua folhagem pendente e volumosa.
Suculentas
Entre as opções de plantas para interiores que estão em alta no mundo da decoração, as suculentas fazem parte dessa tendência.
Essas plantinhas costumam apresentar raízes, talos ou folhas engrossadas; características que permitem armazenamento de água durante períodos longos, o que dispensa a necessidade de regas frequentes.
As suculentas podem ser cultivadas em diferentes tamanhos de vasos e ambientes, e são plantinhas que gostam de muito sol.
As suculentas podem demonstrar algumas necessidades através de características fáceis de identificar. No caso das folhas murchando, pode ser falta de água, assim, aumente gradativamente a rega. Outra situação é o escurecimento da base, que pode ser sinal de apodrecimento da raiz, nesse caso, as regras devem ser diminuídas.
Zamioculca
A Zamioculca é uma espécie considerada uma planta ornamental para cultivo em vaso; e tem como características folhas em tons de verde escuro com superfície cerosa e brilhante.
Essa planta de crescimento lento se adapta a diferentes ambientes, inclusive a locais com baixa luminosidade natural e que poucas plantas resistiriam, como corredores. Além disso, a espécie também pode ser usada em locais com ar-condicionado.
Para manutenção da espécie, é indicado que as regras sejam espaçadas, uma vez que a Zamioculca não gosto de excesso de água.
Dicas de decoração com plantas para interiores
Sala com plantas
O ambiente da sala é sem dúvidas um espaço perfeito para aderir à decoração com plantas para dentro de casa, trazendo um toque verde ao espaço e garantindo uma sensação mais aconchegante e acolhedora para esse cômodo.
Assim, a dica é escolher espécies de acordo com as características do ambiente, levando em conta a incidência de sol e até mesmo a circulação de ar no cômodo.
Quarto com plantas
E para quem fica em dúvida sobre usar plantas para interiores na decoração do quarto, a dica é investir sim nas plantas para renovar o ar do ambiente, e garantir uma sensação mais aconchegante ao espaço, garantindo que o cômodo fique mais acolhedor e relaxante.
Cozinha com plantas
É bastante comum que o ambiente da cozinha tenha como proposta ser um cômodo funcional, e não é raro que esse ambiente acabe ficando sem decoração.
Uma alternativa para decorar o cômodo de maneira simples é apostar no uso de plantas para dentro de casa, adicionando um pouco de verde ao ambiente da cozinha e deixando o espaço decorado e funcional com uma sensação mais aconchegante.
Banheiro com plantas
E é claro que o ambiente do banheiro também pode ser decorado com plantas para interiores. Nesse caso, considere a incidência de luminosidade no espaço e escolha por plantas ideais para o espaço de acordo com a incidência de luz, além de levar em conta que esse ambiente costuma ser mais úmido.
Você já conhecia alguma dessas espécies que trouxemos como opções para o interior de casa? Conte-nos qual a sua preferida e em qual ambiente você pretende incluir um toque verde.