+70【 PLANTAS PARA JARDIM 】– Lista de Espécies Perfeitas
Escolher plantas para jardim requer alguns cuidados, afinal cada modelo de planta necessita de atenção diferenciada.
Além disso, algumas espécies se adaptam melhor em lugares com boa luminosidade, baixa luminosidade, entre outros tipos.
Vale destacar que um projeto de jardinagem, abrange técnicas além do estilo do jardim, por isso a escolha das plantas tornou-se fundamental para manter a beleza do local.
A escolha das plantas depende do local que o jardim será instalado. Afinal, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a localização, quantidade de água e luminosidade que os tipos de plantas necessitam.
Ademais, fazer a escolha do estilo de jardim também é peça fundamental, afinal você pode montar ele em áreas externas, internas, varandas de apartamentos, entre outras.
Conteúdo
Se você quer saber tudo sobre plantas para jardim, acompanhe este artigo. Você verá como existem diversos modelos e tipos de jardins. Inspire-se para criar o seu!
Como escolher? #dicas
O primeiro passo para conseguir escolher as plantas para o jardim deve consistir na escolha do local que ele será construído ou instalado.
Afinal, deve-se levar em consideração fatores como a insolação que o local recebe, tal qual a incidência de vento, a umidade e o tipo de solo.
Vale frisar que as plantas em grande parte são muito sensíveis, sobretudo quando falamos de condições climáticas. Por conta disso, escolha plantas de acordo com as condições do ambiente.
Por isso, para locais que são contemplados por bastante luz solar, algumas opções são interessantes, como lavanda, salva, melissa, azaleia, espada de São Jorge, cactos, suculentas, entre outras.
Se o local for contemplado por sombra, poderá aproveitar algumas vantagens como, menor necessidade de regas constantes, além disso as plantas de sombra tendem a resistir melhor a baixas temperaturas.
Por isso, para locais contemplados com boa sombra, recomenda-se plantas como por exemplo: tulipas, violetas, samambaias, lobélia, babosa, bromélia, orquídea, jiboia, assim como lírio da paz, entre outras.
Além disso, vale destacar que alguns modelos de jardim requerem plantas diferenciadas, por isso vamos abordar nos tópicos seguintes os melhores modelos para cada estilo de jardim, acompanhe!
Melhores espécies de plantas para jardim
Como falamos anteriormente, para escolher as melhores espécies de plantas para jardim você deverá respeitar as especificidades do local.
Pensando nisso, selecionamos diversos tipos de plantas para jardim, de acordo com o modelo do jardim. Afinal, ninguém quer montar um jardim e ver ele não dar certo em pouquíssimo tempo.
Veja a seguir as melhores opções de plantas para cada tipo de jardim 🙂
Plantas para jardim vertical / suspenso
O jardim vertical virou uma opção para quem possui pouco espaço em casa ou até mesmo para quem pensa em mudar o estilo de decoração do ambiente.
Ele pode ser feito em pequenos espaços, em varandas pequenas, dando um cantinho verde para residência.
Portanto, para esse tipo de projeto, selecionamos quatro plantas tradicionais que estão presentes na maioria dos projetos verticais.
Hera
Tornou-se uma opção perfeita para cobrir jardins verticais, principalmente em muros, painéis, entre outros.
Vale destacar também que a Hera é resistente a mudanças de temperaturas, podendo suportar até geadas. Além disso, seu cultivo deve ser feito em meia sombra ou sol pleno.
Além disso, trata-se de uma planta que não suporta solo encharcado, por isso deve respeitar o tempo correto das regas.
Samambaia
A samambaia é um dos clássicos dos jardins verticais. Ou seja, trata-se de um dos modelos mais usados na decoração vertical.
A samambaia é uma planta de meia sombra, ideal para regiões de altas e médias temperaturas, visto que ela não é resistente a baixas temperaturas.
Ademais, ela gosta do solo sempre úmido, no entanto, não encharcado. Além disso, se possível adubar mensalmente o plantio durante os primeiros seis meses.
Peperômia
A peperômia também é uma banda clássica para jardins verticais, ela mistura tons de verde e gosta de temperaturas médias e quentes.
Além disso, deve ser feita a rega em pequenos espaços de tempo, ou seja, a cada dois dias, deixando o solo úmido, mas sem exagerar deixando-o encharcado.
Orquídeas
As orquídeas são plantas versáteis e também podem fazer parte de um projeto para jardim vertical.
Contudo, ela deve fazer parte de projetos de jardim vertical com vasos. Ademais, tem de ser cultivada em locais com incidência de luz, mas sem estar sujeita a luz solar de forma direta.
Por fim, elas devem ter regas constantes, nunca deixando o solo ficar seco, contudo, não pode ficar encharcado. Se possível, apostar em uma adubação adequada para orquídeas pode fazer toda a diferença.
Plantas para jardim de inverno
O jardim de inverno é montado no interior das residências, escritórios, apartamentos, etc. Além disso, devemos considerar uma incidência de luz menor.
Ou seja, o jardim de inverno tende a ser contemplado com luz parcial ou luz completamente de forma indireta.
Pensando nisso, separamos alguns modelos de plantas para jardim de inverno para você se inspirar:
Zamioculca
Trata-se de uma planta muito resistente e pode ser cultivada em ambientes internos e externos. Ademais, pode ser alocada em qualquer canto do jardim de inverno.
Todavia, vale destacar que a planta não deve tomar sol por várias horas seguidas, embora seja resistente, os raios solares podem danificar suas folhas.
Ráfis
Esse modelo de planta possui folhas finas e compridas, podendo atingir até dois metros de altura, muito presente na cultura oriental.
Contudo, ela exige regas constantes, no entanto, deve ser utilizada pouca quantidade de água para não encharcar a raiz.
Espada de São Jorge
A espada de São Jorge pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Trata-se de uma planta extremamente resistente a luminosidade e variações de temperaturas.
Ela não precisa de regas constantes, contudo, é bom ficar de olho na qualidade da planta. Além disso, elas crescem somente na vertical, podendo ser instaladas em determinadas partes do jardim de inverno.
Lírio da Paz:
O lírio da paz tornou-se uma planta clássica para jardim de inverno. Elas possuem verdes escuras e flores brancas, ademais, ela necessita de regas dia sim e dia não.
Além disso, o lírio da paz não resiste à exposição direta por muitas horas ao sol. Por isso, procure um lugar contemplado com iluminação indireta ou parcial.
Plantas para jardim pequeno
Para pessoas que residem em locais menores, e estão montando um jardim pequeno, algumas opções de plantas podem ser ótimas para esses locais, veja:
Crassula
A crassula que também pode ser conhecida como jade. Trata-se de uma planta ideal para espaços pequenos, pois possui pequenas folhas.
Além disso, a espécie necessita regas frequentes no verão, evitando deixar o solo seco. Ademais, ela pode ser cultivada em locais bem iluminados, sendo resistentes à frios e geadas.
Antúrio
Trata-se de uma planta clássica, e ótima para jardins pequenos. A planta possui plantas verdes e flores vermelhas ganhando grande destaque no jardim.
Buxinho
Trata-se de uma planta bem utilizada na confecção de um pequeno jardim. Ele costuma crescer lentamente e necessita de sol direto.
Por isso, não é indicado para locais com pouca luminosidade, tendo em vista que as folhas podem ficar amareladas e não resistirem.
A espécie necessita de regas constantes, deixando o solo sempre úmido, pois ela estará tendo contato direto com o sol.
Plantas para jardim resistentes ao sol
Se você está montando um jardim com bastante luminosidade, você precisará utilizar plantas que sejam resistentes ao sol direto e que consigam desenvolver-se mesmo em solo seco.
Tendo em vista que a luminosidade de forma direta, deixa o solo menos úmido. Dessa maneira, veja algumas opções de plantas resistentes ao sol.
Cactos
Os cactos têm ganhado cada vez mais espaços nos jardins e são ultra resistentes quando expostas ao sol.
A planta necessita de sol direto, além disso pode ser ideal para quem não tem muito tempo para cuidar do jardim, tendo em vista que trata-se de uma planta com baixíssima manutenção.
Suculentas
Boa parte das suculentas são plantas que adoram ficar expostas ao sol. Dessa forma, são uma linda opção para enfeitar e decorar o seu jardim.
Agave
Trata-se de uma planta resistente ao sol e adora estar sujeita a luz direta. No entanto, ela necessita de um espaçamento caso seja utilizado mais de uma unidade dela no jardim.
Ela necessita de uma boa manutenção, ou seja, regas regulares garantindo a umidade do solo, sem deixar o solo encharcado.
Plantas para jardim externo
Para a utilização de plantas para jardim externo, tudo dependerá das condições do ambiente. Por isso, uma variedade de plantas podem fazer parte do projeto.
Selecionamos diversos modelos de plantas para jardim externo, veja:
Árvore do viajante
Ideal para jardim externo que possua uma boa área territorial. Possui uma folhagem ornamental, parecida com um leque.
Além disso, é resistente a diferentes tipos de temperatura e seu tamanho varia entre 4 e 8 metros.
Babosa
A babosa também conhecida como aloe vera é um clássico da jardinagem. Possui cor verde e suas flores podem ser amarelas, brancas, vermelhas ou alaranjadas.
Pode atingir entre 60 e 90 cm de altura, além disso possui propriedades medicinais. Pode resistir a temperaturas baixas e solos que não possuem boa fertilidade.
Cica
A cica é um arbusto que possui crescimento lento e pode atingir entre 2 e 3 metros. Quando plantadas diretamente no chão, elas podem ocupar grandes espaços no jardim.
O início do cultivo das mudas pode ser realizado em vasos e mais tarde transportados para o solo.
E então, o que achou de nossa seleção de plantas para jardim? Diga qual você gostou mais nos comentários!
Não vá embora antes de conferir também outro artigo: +15 Plantas para Dentro de Casa – Espécies e Decorações