+ 10 Plantas para Jardim de Inverno【2024】– Guia Completo!
O jardim de inverno é uma alternativa para acrescentar um toque verde e um refúgio relaxante em meio a construção da casa, e também uma última alternativa para criar circulação de ar no interior da residência. E para adicionar o toque verde nesse espaço, a escolha da planta deve ser feita de acordo com as peculiaridades do ambiente, como luminosidade e ventilação, de modo a escolher as melhores plantas para jardim de inverno.
E se você está querendo planejar a jardinagem desse espaço, reunimos dicas das melhores espécies de plantas para diferentes tipos de jardim de inverno de acordo com as características do espaço.
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para jardim de inverno
Pacová
A Pacová, conhecida também como babosa de pau ou babosa de árvore, é uma planta de folhas grandes em tom de verde intenso e brilhante.
O desenvolvimento pleno da espécie pode chegar em até 2 m de altura, por isso, é necessário o cultivo em vaso grande e que permita o crescimento da planta.
O cultivo da Pacová em jardim de inverno é ideal para espaços de sombra ou com pouca luminosidade, de modo que a espécie não receba luz solar direta.
A manutenção é bastante simples e a rega deve ser moderada, em média uma vez por semana, de modo a não encharcar o solo.
Zamioculca
A zamioculca, conhecida popularmente como o Zazá, é uma planta de folhagem ornamental e que tem tom de verde escuro com folhas mais durinhas e brilhantes.
A espécie é recomendada entre as plantas para jardim de inverno sombreados, uma vez que a espécie não deve ser mantida sob sol pleno por muitas horas, uma vez que o excesso de raios solares pode danificar a folhagem.
A manutenção da planta é baixíssima, e a rega uma vez por semana é ideal para que a planta se desenvolva bem.
Espada de São Jorge
Uma clássica planta para diferentes projetos paisagísticos é Espada de São Jorge, que traz folhas bastante ornamentais e possui tons que variam entre verde e cinza.
A espécie de crescimento lento além de ser linda para o cultivo em jardim de inverno, também funciona como um protetor espiritual, sendo uma das opções de plantas de proteção.
A Espada de São Jorge deve ser cultivada em sol pleno ou a meia sombra e as regas devem ser espaçadas para que o solo não fique encharcado.
Lírio da Paz
Entre as opções de plantas ornamentais com flores para jardim de inverno, o Lírio da Paz é uma opção de folhagem verde escura e brilhante e que traz floração branca.
A planta tem crescimento rápido durante o verão e deve ser cultivada à meia sombra, com regas frequentes para evitar que as folhas fiquem caidinhas e murchas.
A adubação anual ajuda na floração da espécie, e deixa a opção ainda mais linda para o paisagismo do jardim de inverno.
Ráfia
A Ráfia ou Palmeira Ráfis é uma espécie de palmeira com folhas finas e cumpridas em tom de verde escuro, e pode chegar até 1,5 m de altura se cultivada diretamente no solo ou em vasos grandes.
A espécie de planta para jardim de inverno é ideal para espaços com iluminação, mas que não recebam sol direto e constante.
Durante o verão as regas devem ser semanais, e no inverno a rega deve ser menos frequente.
Já adubação para estimular o desenvolvimento das folhas deve acontecer entre o período da primavera e verão.
Samambaia
Um clássico do mundo da jardinagem é a Samambaia, que também é uma opção entre as plantas para jardim de inverno.
A espécie de folhas longas e coloração verde claro tem aspecto bem volumoso e folhas pendentes, que ficam lindas em vasos suspensos ou para compor jardim vertical.
A indicação de cultivo é em local de sombra e sem vento, com regas frequentes para manter a umidade, mas sem deixar o solo encharcado.
Para o pleno desenvolvimento da espécie, é indicado o uso de fertilizantes foliares para manter o tom vibrante das folhas.
Jiboia
A plantas jiboia é uma espécie trepadeira, mas que também pode ser utilizada como planta pendente no cultivo de forma suspensa.
Essa espécie tem crescimento rápido e pode ser mantida em local de sol ou sombra, e no caso de locais sombreados, as folhas ficam menores e em tom mais claro de verde.
A manutenção simples pede regras quando a terra está seca, mas evitando que o solo fique sempre úmido ou com excesso de água.
Cacto
Para quem prefere o aspecto de um jardim de inverno rústico, as espécies de cactos são ótimas opções de plantas para trazer esse visual ao projeto paisagístico.
Em geral, os cactos devem ser cultivados em local de sol ou com boa iluminação natural e são espécies bem fáceis de manter, uma vez que não necessitam de regas constantes. Pelo contrário, as regas devem ser espaçadas, de modo que o solo não fique encharcado e cause o apodrecimento das raízes.
A imensa variedade de tipos de cactos, variando entre estilos e tamanhos, permite encontrar as versões perfeitas de plantas para jardim de inverno.
O único alerta para o uso de cactos no projeto paisagístico é em relação a animais de estimação e crianças, uma vez que os espinhos da planta podem machucar.
Bromélia
A bromélia é uma planta tropical de folhas longas e largas com superfície cerosa, traz tonalidades para a folhagem que podem variar entre verde, vermelho e roxo.
A planta tropical tem uma espécie de floração que acontece no centro da bromélia em estilo roseta. Após a floração, a planta morre e gera novos brotos na base, que podem ser cultivados para o desenvolvimento de uma nova planta.
O cultivo da bromélia deve ser feito em jardim de inverno sob sol pleno ou meia sombra, e a espécie aprecia umidade e calor, pedindo regas mais frequentes para que o solo seja mantido úmido, mas sem ficar encharcado.
A planta de crescimento moderado pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo.
Cróton
O Cróton é uma espécie de arbusto semi lenhoso com folhas coloridas que variam em tons de vermelho, verde, roxo, amarelo e laranja.
A espécie deve ser cultivada em sol pleno e as regras devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, ou quando notar que as folhas estão mais caídas.
Depois dessas dicas, é só escolher as plantas ideais de acordo com as peculiaridades do seu espaço, e garantir um jardim lindo e agradável em meio a casa.