+11【PLANTAS PARA SALA】– Espécies e Fotos Lindíssimas!
As plantas para sala podem aparecer de diversas formas, seja através de um único vasinho ou seguindo o estilo “Urban Jungle”, ou seja, floresta urbana, que tem a proposta de aproximar a natureza da vida dos moradores através do uso de muitas plantas na decoração.
Independente se você é do estilo com poucas ou com muitas plantas, adicionar um pouquinho de verde ao ambiente é uma ótima proposta para dar mais vida ao espaço, deixando a sala mais acolhedora e aconchegante.
E antes de sair apostando em plantas para a decoração da sala, é imprescindível saber a espécie que se adapta melhor ao seu ambiente, indo além da pelo decorativo da planta, mas priorizando também os cuidados e manutenção da plantinha, garantindo que a o planta continue viva e linda!
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para sala
Pleomele
A espécie Pleomele também é conhecida como Dracena Reflexa, e é um tipo de arbusto que pode atingir até 2 m de altura, por isso é recomendado que o plantio seja feito em vaso grande e de chão e que a sala tem um pé direito mais alto, garantindo destaque para a planta.
A espécie apresenta aspecto rústico e folhagem verde claro, e é perfeita para ser cultivada em salas com pouca luminosidade, mantendo a plantinha afastada da luz solar direta.
Entre os cuidados dessa espécie, é recomendado que as regas sejam feitas com frequência, evitando que o solo fique seco por muito tempo. Outro cuidado é a adubação, que deve ser frequente para garantir o pleno desenvolvimento da espécie.
Samambaia
A Samambaia é uma espécie de planta que já foi conhecida das antigas casas de avós, e que ganhou destaque novamente na decoração de interiores, sendo uma planta versátil para cultivar dentro de casa.
Entre as opções de plantas para sala, há diferentes espécies de samambaias e uma característica comum é o caimento volumoso e lindo, sendo uma boa pedida para usar a planta em vasos suspensos ou em prateleiras.
O cultivo da espécie deve ser em um ponto que não receba luz direta e nem vento constante, características que podem queimar as folhas.
O cuidado com a Samambaia pede solo bem drenado e regas frequentes, garantindo muita umidade, mas sem manter o solo encharcado.
Ráfia
Para quem busca opções de plantas para a sala que sejam fáceis de manter, a Palmeira Rafis, conhecida popularmente como Ráfia, é uma dessas opções de plantas grandes e fáceis de cuidar.
A espécie é conhecida por ter folhas longas e de bom crescimento, podendo chegar a mais de 1,5 m de altura, por isso é ideal que a planta seja cultivada em vaso grande.
Entre os cuidados, as regas devem ser semanais durante o verão, e no inverno devem ser mais espaçadas. Já a adubação pode acontecer entre o período da primavera e verão, garantindo o bom desenvolvimento da planta.
O vaso deve ser posicionado em um canto da sala que receba iluminação, mas não sol o direto e constante.
Zamioculca
Uma espécie de planta bastante recorrente para decoração de salas é a Zamioculca, uma planta que tem como características folhas firmes e brilhantes, que parecem enceradas.
Essa espécie pode ser cultivada em vasos pequenos ou grandes e ao longo do tempo podem se desenvolver formando uma espécie de arbusto.
O melhor local de cultivo da planta é em espaço com baixa luminosidade e sem sol direto, pedindo regas frequentes, mas sem encharcar o solo.
Lírio da Paz
Para quem prefere as plantas com floração e que aumentem o apelo estético, o Lírio da Paz é uma excelente opção para ser cultivado na sala.
A espécie se desenvolve bem em ambientes sombreados e com luminosidade indireta, preferindo espaços frescos.
A planta de tamanho médio tem floração branca e em formato de lírio, e entre os cuidados a recomendação é que as regras sejam feitas quando o solo estiver seco ou as folhas parecerem mais caidinhas pela falta de água.
Dracena
Há diversos tipos de Dracena, e uma das opções mais populares para sala é a Dracena Pau D’água, indicada para espaços que recebam luz solar direta, por isso, a planta pode ser mantida próxima da janela.
A espécie é perfeita para ser cultivada em vasos de chão e deve ser regada com frequência, evitando que o solo fique seco por muito tempo.
Costela de Adão
Uma planta que está em alta no universo decorativo e que fica linda para preencher a sala é a Costela de Adão, chamada também de Monstera Deliciosa.
Essa planta tem como características folhas escuras e que lembram o formato de uma costela através dos recortes das folhas.
O crescimento da espécie é rápido e constante, o que pede um espaço adequado para que a planta possa se desenvolver.
O cultivo deve ser feito a meia sombra e o local deve receber um pouco de luminosidade. As regas devem ser frequentes para que a terra esteja sempre úmida, uma vez que essa planta tropical gosta de solo úmido.
Jiboia
Dentre as opções de plantas para sala, uma das versões fáceis de manter é a Jiboia.
A Jiboia é uma planta trepadeira, mas que também pode ser utilizada como planta pendente, uma vez que o caimento das folhas fica lindo se o vaso for cultivado de forma suspensa ou sob um móvel mais alto.
A espécie tem crescimento rápido e pode ser mantida em local de sol ou na sombra, sendo que na sombra as folhas ficam menores e mais as esverdeadas.
Entre os cuidados, a Jiboia pede que a rega seja feita apenas quando a terra está seca, evitando que o solo fique sempre úmido.
Jade
A Jade ou Crassula ovata é conhecida popularmente como árvore da vida ou árvore da amizade, e tem como característica ser uma planta de pequeno a médio porte, sendo perfeita para cultivo em vasos pequenos e médios.
A planta é da família das suculentas e se desenvolve bem na sombra, pedindo regras espaçadas e apenas quando o solo estiver seco, uma vez que as folhas são capazes de armazenar água.
Cacto
Para quem esquece de regar as plantinhas e acaba matando-as, uma bela opção para a decoração é o uso de cactos, plantas fáceis de cuidar e que não necessitam de regas constantes ou adubação.
Há uma variedade imensa de espécies de cactos, tendo opções de tamanhos pequenos e até mesmo maiores, que podem ser cultivados em vasos grandes e no chão.
Em geral, os cactos devem ser cultivados em local de sol ou com boa iluminação natural, e as regas devem ser espaçadas, evitando que o solo fique encharcado ou sempre úmido, o que pode levar ao apodrecimento da raiz e a morte da plantinha.
Rhipsalis(Ripsális)
A Ripsális é uma planta de pequeno a médio porte, e conhecida popularmente como cacto macarrão.
A espécie pode ser cultivada em vasos pequenos, como um pequeno toque de verde para o ambiente, ou pode ser mantida em vasos médios e suspensos, garantindo o visual de uma planta pendente.
Para o cultivo da Ripsális, é ideal que a planta seja mantida a meia sombra e que as regas sejam espaçadas e feitas quando o solo estiver seco.
Dicas de decoração com plantas para sala
Na mesa de centro
Para quem pretende incluir plantas na decoração da sala, uma das possibilidades é escolher uma espécie para ser cultivada na mesa de centro, incluindo um toque de verde no espaço central do ambiente.
Nesse caso, o ideal é escolher por espécies de pequeno porte, garantindo que o tamanho da planta seja proporcional para a mesinha central e que não atrapalhe a visibilidade do espaço.
Em vasos grandes / No chão
Entre as opções de plantas para sala, uma das possibilidades é usar plantas de médio a grande porte em vasos maiores e no chão, garantindo uma decoração de destaque para um dos cantos da sala.
Nesse caso, escolha por plantas que sejam apropriadas para esse tipo de cultivo e que tenham tamanhos maiores, garantindo que a planta se destaque em meio a decoração.
Em prateleiras / Estantes
As prateleiras e estantes são ótimos pontos da sala para incluir a decoração com plantas, e combina com a ideia de plantas pendentes, em que as folhagens caem de maneira vertical e criam um ponto de destaque para esses espaços.
Assim, as plantas utilizadas em prateleiras e estantes podem ser em vasinhos únicos ou em uma composição com vários vasos, trazendo a proposta e tendência do Urban Jungle (Floresta Urbana).
Suspensas
A decoração com plantas para sala também pode trazer a opção de plantas suspensas e presas através de suportes ao teto, utilizando o espaço vertical e sendo uma perfeita opção para dar destaque a um dos pontos da sala.
Esse estilo de decoração combina bastante com o uso de plantas pendentes, em que as folhagens caem com crescimento vertical e garantem destaque para a plantinha.
Em mesas laterais / Aparador
O uso de plantas para sala também pode trazer a decoração verde através das plantas sobre aparador ou mesinha lateral, garantindo que o toque aconchegante da planta decore um dos cantos da sala.
Nesse caso, as melhores opções são as plantas de tamanho pequeno ou médio, garantindo harmonia para a planta ficar sobre o móvel.
Agora é só seguir o nosso guia com dicas de espécies que se adaptam a diferentes climas e luminosidades, além de se inspirar nas decorações com toque verde na sala.