+18【PLANTAS PEQUENAS】– Melhores Espécies para Cuidar
As plantas pequenas podem ser espécie excelentes para espaços mais restritos, adicionando frescor e um toque verde a diferentes propostas.
Se você está em busca de espécies de plantas pequenas para o cultivo, é só seguir a leitura e conferir variedades de plantas que podem ser cultivadas em diferentes espaços, transformando qualquer a área com o toque verde das plantas.
Conteúdo
Principais espécies de plantas pequenas
Plantas pequenas para jardim
Clorofito
A seleção de plantas pequenas para jardins inclui o clorofito, uma espécie conhecida também pelos nomes populares de gravatinha, paulistinha e planta-aranha.
A espécie é caracterizada por ter folhagem ornamental de pequeno porte, e é considerada uma planta resistente e que exige pouca manutenção.
Para cultivar o clorofito em jardim, a recomendação é de manter a planta em local de sombra ou meia sombra, garantindo o solo rico em compostos orgânicos e umidade.
1. Jardim pequeno e com cultivo de clorofito
2. Área externa com jardim e planta clorofito a meia-sombra
Buxinho
O buxinho é uma planta arbustiva ornamental bastante popular e é caracterizada por ser uma espécie de pequeno porte, resistente e pouco exigente com regas.
Para o cultivo do buxinho, a recomendação é um jardim com bastante incidência de luz solar, garantindo que a planta receba ao menos 5 horas de sol por dia.
Os cuidados com essa espécie de arbusto ornamental incluem regas quando o solo apresentar sinais de que está seco, evitando água excessivamente.
3. Jardim gramado com cultivo de buxinhos
4. Jardim decorado com arbustos de pequeno porte
Trapoeraba-roxa
A espécie conhecida também como coração-roxo é uma planta pequena de folhas delicadas e com coloração de roxo intenso.
O cultivo dessa espécie pode ser em jardins de diferentes estilos, incluindo jardins verticais.
A espécie demanda de incidência de sol durante todo o dia, por isso, a recomendação é escolher um ponto do jardim que há a incidência de sol pleno.
A Trapoeraba-roxa é uma planta com folhas suculentas que que faz com que essa espécie se adapte a períodos mais longos sem regas. Assim, a recomendação é de regar a planta quando o solo apresentar sinais de que está seco.
5. Jardim gramado e com destaque para a planta de coloração roxa
6. Jardim vertical e com cultivo de Trapoeraba-roxa
Plantas pequenas para apartamento
Cactos
Para quem busca por espécies de plantas pequenas para apartamentos, os cactos podem ser ótimas opções, e além de apresentarem opções de espécies pequenas, esse tipo de planta ainda se destaca por ser fácil de cuidar.
Os cactos podem ser encontrados em diferentes tipos e cultivados em vasos, decorando diferentes áreas do apartamento.
Os cuidados com cactos incluem a escolha de um local com bastante incidência de sol, garantindo que a planta receba sol direto por boas horas do dia. Além disso, são plantas capazes de armazenar água em sua estrutura, demandando de regas espaçadas e menos manutenção.
7. Decoração com vasinhos pequenos de cactos em diferentes tipos
8. Vasinhos de cactos decorando o beiral da janela
Lírio da Paz
As opções de plantas pequenas para apartamento incluem o Lírio da Paz, uma planta com flores brancas e conhecida por purificar o ar.
O Lírio da Paz é uma planta ornamental que deve ser cultivada em ambiente iluminado, mas sem a incidência direta de sol.
A manutenção dessa espécie de planta inclui regas mais frequentes para que o solo seja mantido úmido, mas com cuidado para que a terra não fique encharcada.
9. Aparador decorado com vaso de Lírio da Paz
10. Quarto decorando com vaso de Lírio da Paz ao lado da cama
Suculentas
As suculentas são espécies de plantas fáceis de cuidar e que podem fazer parte da decoração de apartamentos.
Esse tipo de planta é caracterizado por ter diferentes tipos, incluindo opções de tamanhos pequenos e formatos variados, além de espécies coloridas.
O cultivo de suculentas deve ser em locais com muita incidência de sol direto, permitindo que essas plantas possam ser mantidas ao lado da janela.
Em relação às regas, a recomendação é de fazer isso apenas quando o solo apresentar sinais de que está seco, já que essas plantas são caracterizadas por armazenarem água em suas folhas.
11. Decoração de mesa de centro com trio de vasinhos de suculentas
12. Vasinhos com suculentas no beiral da janela
Plantas pequenas para quarto
Lavanda
As plantas pequenas são ótimas opções para o cultivo no quarto, e uma das espécies que pode fazer parte dessa proposta é a lavanda.
A lavanda é uma planta delicada de pequeno porte e considerada aromática, contribuindo para o relaxamento e sendo uma espécie associada à cura e a calma, fatores que podem contribuir para um sono mais relaxante.
Os vasos pequenos de lavanda no quarto devem ser mantidos em locais bem iluminados, e preferencialmente, com incidência direta de sol.
Os cuidados com essa planta incluem regas moderadas, garantindo água quando o solo apresentar sinais estar seco.
13. Decoração interna com vaso de lavanda
14. Decoração com planta relaxante e aromática
Maranta
A Maranta é uma espécie com diversas variações que podem ser utilizadas em quarto, incluindo tipos como Maranta-tricolor, Maranta Burle Marx, Maranta-riscada e Maranta-cascavel.
Em geral, essa espécie de planta pequena e ornamental é conhecida por ter folhas estampadas e com colorações que podem variar do verde ao roxo, dependendo do tipo de Maranta escolhida.
O cultivo da Maranta pede por ambientes iluminados, mas evitando a incidência direta dos raios solares.
Essa planta gosta de solo úmido, mas não tolera que a terra fique encharcada.
15. Planta ornamental para decoração de quarto
16. Decoração com planta ornamental de pequeno porte
Peperômia-marrom
A Peperômia-marrom é uma espécie de planta pequena que pode variar de 10 a 20 cm de altura, sendo uma proposta perfeita para decorar quartos.
A espécie deve ser mantida em local com luz difusa ou sombra, e tem preferência por solo fértil e rico em matéria orgânica.
O cultivo da Peperômia-marrom inclui um solo bem drenado e poucas regas, garantindo água apenas quando o solo estiver seco para que as raízes não apodreçam com a terra encharcada.
17. Vaso pequeno e com cultivo de Peperômia
18. Vaso com planta ornamental de pequeno porte
Plantas pequenas para banheiro
Avenca
As plantas pequenas também podem ser utilizadas no banheiro, como é o caso da Avenca, uma espécie delicada e ornamental.
A Avenca é uma planta que pode se adaptar ao ambiente úmido do banheiro, mas é necessário cuidado com o excesso de água nessa planta. Por isso, ao colocá-la no banheiro, evite que a planta fique muito próxima do chuveiro ou da pia.
A espécie deve ser mantida à meia-sombra e em ambiente com luz difusa, e preferencialmente, protegida do vento.
19. Decoração de banheiro com vaso de avenca
20. Avenca na decoração de bancada de banheiro
Bambu da sorte
O Bambu da sorte é uma planta ideal para o cultivo no banheiro, e essa é uma espécie considerada de baixa manutenção.
Para cultivar a planta no banheiro, a recomendação é de que o ambiente seja iluminado, mas que a planta não receba a incidência de sol.
A manutenção dessa espécie inclui regas a cada 2 ou 3 dias, garantindo que o solo fique úmido.
21. Lavabo pequeno e decorado com Bambu da sorte
22. Decoração de banheiro com ramos de Bambu da sorte em vaso de vidro
Tostão
A planta denominada como tostão também é conhecida popularmente como dinheiro em penca, e se caracteriza por ter folhas pequenas e delicadas.
Essa espécie de pequeno porte pode ser cultivada no banheiro em vasos apoiados sobre a bancada ou de forma suspensa, com os ramos que podem se desenvolver como uma cascata.
O tostão deve ser mantido em local a meia-sombra, e as regas devem ser feitas a cada 2 dias.
23. Vaso suspenso e com cultivo de planta tostão
24. Bancada de banheiro com vaso pequeno de dinheiro em penca
Plantas pequenas para calçadas
Espada de São Jorge
Na lista de plantas pequenas para calçada, a Espada de São Jorge é uma das queridinhas, e é conhecida por ser uma planta ornamental e que exige poucos cuidados.
A Espada de São Jorge é um tipo de planta que se adapta a incidência direta de sol, e além do apelo estético, essa planta também é associada à proteção, podendo ser cultivada como uma espécie de amuleto para barrar energias negativas.
O fácil cultivo da Espada de São Jorge está associado ao fato da planta não necessitar de tanta água, permitindo regas mais espaçadas.
25. Calçada com pequeno jardim e cultivo de Espada de São Jorge
26. Espada de São Jorge em jardim na calçada
Ixora
A Ixora é uma espécie de planta bastante utilizada em calçadas, e se caracteriza por ter flores e ser considerada uma planta resistente.
A Ixora é uma planta com flores em cachos e em formato de globo, que nascem em diversas cores, incluindo laranja, rosa e amarelo, mas sendo mais comum a espécie com flores vermelhas.
O uso da Ixora em calçadas é bastante comum e a recomendação é de que a planta seja mantida em local de sol pleno e com solo bem drenado, garantindo regas até 3 vezes por semana nos períodos mais secos.
27. Calçada com pequeno jardim de planta com flores vermelhas
28. Pequeno jardim na calçada com cultivo de planta com flores
Singônio
O Singônio é uma espécie de folhagem ornamental de pequeno porte e bastante utilizada em calçadas.
Essa espécie se adapta facilmente a diferentes níveis de luz, podendo ser cultivada em áreas com luz indireta ou até mesmo sombra parcial.
Para o cultivo dessa planta, a recomendação é de regas mais frequentes para que o solo seja mantido com mais umidade.
29. Calçada com cultivo de Singônio
30. Planta de fácil cultivo para área de calçada
Plantas pequenas com flores
Azaleia
A lista de plantas pequenas e com flores inclui a Azaleia, uma espécie ornamental e que prefere temperaturas amenas, inclusive sua floração acontece nos períodos mais frios.
O cultivo da Azaleia deve ser em local com boa luminosidade,e quando mantida em regiões mais frias a planta pode ficar exposta ao sol pleno. Em regiões mais quentes, a recomendação é de manter a Azaleia a meia-sombra.
Os cuidados com a espécie incluem regas frequentes, evitando que o solo fique completamente seco entre uma rega e outra.
31. Cultivo de azaleia em vaso pequeno
32. Planta de pequeno porte com flores delicadas
Onze horas
A Onze-horas é uma planta com flores e de pequeno porte, que se caracteriza por ser uma suculenta com flores que abrem em horários de sol pleno.
A espécie com flores de diferentes cores pode ser cultivada em jardins ou em vasos, e o fato de ser uma suculenta faz com que essa planta necessite de regas menos frequentes.
O cultivo da Onze-horas deve ser sob sol pleno, e a planta pode se destacar quando cultivada de forma suspensa, garantindo o visual de uma planta pendente.
33. Vaso com cultivo de Onze-horas
34. Planta de pequeno porte cultivada de maneira suspensa
Violeta
As Violetas são plantas queridinhas quando o assunto são espécies ornamentais e com flores.
A espécie pode trazer flores em diferentes colorações, e essa é uma planta que se adapta a espaços com bastante luminosidade, como áreas próximas a janelas, garantindo boa luminosidade, mas com cuidado para que não haja incidência direta de sol.
Para a manutenção da violeta, a recomendação é de fazer regas regulares para que o solo seja mantido úmido, mas cuidado com o excesso para não encharcar o solo e ter o surgimento de fungos ou apodrecimento da raiz.
35. Vasinho pequeno e com cultivo de planta com flores
36. Vasinhos de Violetas cultivados em local próximo à janela
Agora que você já conferiu a lista com espécies diversas, já pode escolher a opção de acordo com as características do seu espaço.