Plantas Venenosas: +19 Espécies Tóxicas e Como Se Cuidar!

Ter plantas em casa pode ser uma maneira de purificar o ambiente e trazer a sensação de relaxamento, mas você sabia que algumas espécies são plantas venenosas?

A escolha da planta de acordo com a manutenção e o caráter estético costumam ser os pontos principais na seleção, e muitas vezes é deixado de lado a toxidade da espécie, sendo que muitas plantas populares e bastante presentes em projetos paisagísticos e decoração de interiores podem apresentar riscos.

E se você quer garantir a segurança na hora de escolher uma espécie de planta que não traga riscos, reunimos uma lista com as principais espécies de plantas tóxicas, assim, no momento da escolha você já fica ciente de quais plantas podem trazer riscos e quais os sintomas e cuidados que devem ser tomados.

plantas venenosas

Conteúdo

Principais espécies de plantas venenosas

Antúrio

O antúrio é uma bastante comum de jardins, e é uma planta que tem entre seus princípios ativos o oxalato de cálcio, que pode causar irritações na pele, náuseas, vômitos e dores de barriga.

A espécie pertencente ao grupo de plantas venenosas não apresenta grandes riscos a adultos, mas pode ser um problema para locais com animais de estimação e crianças.

planta tóxica Antúrio
A espécie deve ser mantida longe de crianças e pets

lista de plantas tóxicas

Avelós

A planta recebe nomes populares como graveto-do-cão e pau-pelado, e é considerada uma das plantas venenosas de baixos índices de toxidade.

Apesar do de ser menos nociva, o contato com a planta pode causar irritação e até mesmo queimaduras e surgimento de bolhas na pele.

O contato com os olhos também pode trazer riscos, causando inflamações e bastante incômodo.

Em caso de ingestão, os sintomas são salivação excessiva, dificuldade para engolir, náuseas e vômitos.

tipos de plantas tóxicas
A espécie pode trazer riscos no contato com a pele e também na ingestão

Azaleia

A azaleia é uma espécie que tem como princípio ativo a andromedotixina, uma substância que ao ser ingerida pode provocar distúrbios digestivos e até mesmo arritmia.

A ingestão das folhas e flores costuma ser feita por animais de estimação, trazendo risco à saúde dos pets. Por isso, mantenha a planta longe do alcance dos animais.

planta com flor venenosa

Bico-de-Papagaio

O bico-de-papagaio ou Poinsétia, é uma planta que produz seiva leitosa e venenosa, trazendo riscos à saúde.

O contato com a seiva pode causar irritações na pele, e o surgimento de bolhas vermelhas, pequenas elevações da pele com pus, coceira e dor semelhante à queimadura.

A ingestão também pode trazer riscos, e entre os sintomas estão a salivação excessiva, dificuldade em engolir, náuseas, vômitos, e inchaço dos lábios e língua.

planta de jardim venenosa
A seiva e a ingestão de partes da planta trazem riscos à saúde

Cicuta Venenosa

Associada à morte do filósofo grego Sócrates, essa espécie tem alto nível de toxidade, e entre os sintomas relacionados à ingestão da planta estão vômitos, diarreia e tremores no corpo.

O agravamento do quadro de intoxicação por ingestão dessa espécie de planta pode levar ao coma e até mesmo a morte por insuficiência respiratória.

planta delicada e venenosa
A espécie pode causar o envenenamento

Comino Ninguém Pode

Como o próprio nome já indica, a planta comigo-ninguém-pode tem todas as partes tóxicas como caule, folhas e seiva.

O princípio ativo oxalato de cálcio presente na planta traz riscos para o contato, podendo causar irritações na pele; e também para ingestão, que pode causar fortes dores, vômitos e náuseas.

espécies de plantas venenosas
A planta comigo-ninguém-pode é tóxica
planta venenosa comigo ninguém pode
Até mesmo o contato direto com as folhas deve ser evitado

Copo de Leite

Uma espécie clássica entre as plantas, o copo-de-leite é considerada uma planta venenosa.

O contato da planta com os olhos pode gerar irritação e sensibilidade. Enquanto a ingestão da espécie com princípio ativo de oxalato de cálcio pode provocar dores abdominais, vômitos, queimação, diarreia e cálculos renais.

planta ornamental venenosa
O copo-de-leite não deve ser ingerido

planta tóxica copo de leite

Coroa de Cristo

A coroa-de-Cristo é uma espécie bastante utilizada como cerca viva, e apesar de apresentar perigo por conta de seus espinhos, ainda é uma planta em que todas as suas partes são tóxicas.

O látex presente na planta pode causar irritações se entrar em contato com a pele ou com os olhos.

A ingestão também pode trazer riscos e causar sintomas como salivação excessiva, dificuldades para engolir, queimação estomacal e vômitos.

planta perigosa e venenosa
Além da toxicidade na ingestão, o látex da planta também pode causar irritação em caso de contato com a pele
planta venenosa coroa de Cristo
Todas as partes da planta são tóxicas

Costela-de-Adão

A costela-de-Adão é uma planta que está em alta na decoração de interiores e projetos paisagísticos, mas merece atenção por ser considerada uma espécie tóxica.

A presença de oxalato de cálcio na planta faz com que em caso de ingestão possa provocar sintomas como salivação excessiva, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos e diarreia.

Apesar de entrar na lista de plantas venenosas, a costela-de-Adão é considerada uma planta de baixa toxidade, mas que não dispensa cuidados, principalmente com animais de estimação e crianças.

planta venenosa Costela de Adão
A espécie ornamental tem baixa toxicidade

planta ornamental e tóxica

Dedaleira

A dedaleira é uma espécie que contém alta concentração de digitalina, um princípio ativo que ao ser consumido pode atingir o coração e desregular o batimento, causando arritmia.

Outros sintomas que podem estar relacionados a ingestão da dedaleira são náuseas, vômitos, fortes dores de barriga, tonturas, diarreia, dores de cabeça, diminuição dos batimentos cardíacos e redução acentuada da pressão arterial.

planta tóxica com flores
A ingestão da espécie pode causar problemas no coração

Espada de São Jorge

As espada-de-São-Jorge é uma planta bastante comum, e que faz parte da lista de plantas venenosas, por isso merece atenção por conta de sua toxidade.

O nível de toxidade da espécie é baixo, mas a ingestão das folhas pode causar sintomas como salivação e irritação da mucosa.

É bastante frequente que a ingestão seja feita por animais de estimação. Sendo assim, caso tenha pets em casa, mantenha a planta longe do alcance dos animaizinhos.

tipo de planta tóxica e perigosa
A espada-de-São-Jorge tem níveis baixos de toxicidade
planta venenosa espada de São Jorge
A espécie deve ser mantida longe do alcance de pets

Espirradeira

A espirradeira é uma planta que apresenta látex em suas folhas e ramos, e o contato com o látex pode causar inflamações na pele e irritação nos olhos.

Um dos princípios ativos da espirradeira são os glicosídeos cardiotóxicos, e a ingestão dessa substância presente na planta pode trazer sintomas como queimação na boca, língua e lábios; salivação excessiva, dificuldade para engolir, vômitos e diarreias.

Outros sintomas mais graves da ingestão da planta é a sensação de tontura, confusão mental e até mesmo arritmia.

espécie venenosa espirradeira

Estramônio

O Estramônio é conhecido também como figueira-do-inferno ou saia-branca, e é considerado uma planta de alta toxidade, podendo levar a morte.

Essa espécie tem alcaloides beladonados, como a atropina, que em caso de ingestão pode causar náuseas, vômitos alucinações e delírios, problemas neurológicos e cardíacos, podendo se agravar e levar a morte.

espécie de planta venenosa Estramônio
A espécie de alta toxicidade pode trazer altos riscos à saúde

Hortênsia

Uma espécie ornamental que entra na lista de plantas venenosas é a hortênsia, uma planta que costuma fazer parte de projetos de paisagismo.

A ingestão da hortênsia pode causar sintomas como diarreias, vômitos, dores de cabeça, dores abdominais, flacidez muscular, convulsões e até mesmo agravamento do quadro, levando ao coma.

planta tóxica com flor
A ingestão de hortênsia pode causar diversos sintomas

planta tóxica hortênsia

Lírio da Paz

O lírio-da-paz é uma espécie de planta bastante presente em jardins e até mesmo em vasos na decoração de interiores, mas é preciso atentar-se aos riscos de toxicidade da espécie.

Assim como outras plantas, o lírio-da-paz possui a substância tóxica denominada de oxalato de cálcio.

Considerada uma planta de baixa toxicidade, ainda assim é preciso tomar cuidado para que não haja ingestão de nenhuma parte da planta, que podem trazer sintomas como sialorreia (salivação excessiva), dificuldade para engolir, náuseas vômitos e diarreia.

espécie de planta venenosa Lírio da Paz
O lírio-da-paz é uma espécie de baixa toxicidade
planta tóxica Lírio da Paz
A planta não deve ser ingerida

Mamona

A mamona é uma planta bastante encontrada em matagais e terrenos baldios e que merece atenção por ser uma espécie tóxica.

As sementes da espécie contêm ricina, um elemento altamente tóxico e que ao ser ingerido pode levar a casos graves e até mesmo a morte.

Alguns sintomas da ingestão de frutos de mamona são distúrbios gastrointestinais e severos quadros de desidratação.

planta venenosa mamona
A mamona é uma espécie de altos níveis de toxicidade
espécie de planta tóxica e perigosa
A espécie não deve ser ingerida

Pinhão Roxo

Na lista de plantas venenosas, uma das espécies é o pinhão-roxo, conhecido popularmente por outros nomes como pinhão-paraguaio, pinhão-bravo ou pinha-de-purga.

Essa planta tem sementes que são utilizadas na produção de biodiesel e é considerada uma espécie altamente tóxica.

O contato com a pele pode causar graves irritações e sensibilidade. Já a ingestão das folhas ou frutos traz sintomas como vômitos, cólicas, diarreias, desidratação, e em casos mais severos pode causar parada cardíaca.

planta tóxica Pinhão Roxo
A espécie é considerada altamente tóxica

Taioba-Brava

Apesar da taioba ser uma planta bastante popular, é preciso ter cuidado como a taioba-brava, uma espécie bastante venenosa e que pode trazer riscos quando ingerida ou em contato com a pele os olhos.

O contato com a planta na pele pode causar queimação e vermelhidão, deixando a região bastante sensível.

A ingestão pode trazer riscos ainda mais severos, como inchaço dos lábios e língua, sensação de falta de ar, fortes dores abdominais e na barriga, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos e diarreia.

espécie de planta tóxica
A espécie taioba-brava traz riscos à saúde

planta tóxica taioba brava

Tinhorão

O Tinhorão é uma espécie também conhecida por outros nomes populares, como Coração de Jesus e Caládio.

Essa planta nativa do Brasil possui oxalato de cálcio, mesmo composto químico que faz com que outras plantas sejam tóxicas, como é o caso do copo-de-leite.

Os cristais de oxalato de cálcio presentes nas folhas, podem provocar irritação na pele e nos olhos em caso de contato com essas áreas.

Já a ingestão pode causar sintomas como sialorreia (salivação excessiva), náuseas, vômitos, disfagia (dificuldade para engolir) e diarreia.

plantas perigosas
A substância tóxica presente na espécie é o oxalato de cálcio

Cuidados com plantas venenosas

Entre os cuidados com as plantas venenosas, uma das recomendações é evitar o contato dessas espécies com a pele, uma vez que pode causar irritação.

Caso a planta entre em contato com a pele, é indicado lavar a região e evitar coçar. Caso os sintomas persistam ou a irritação piore, não hesite em procurar um médico.

No caso da de ingestão de alguma espécie de planta tóxica, a recomendação é ir imediatamente ao hospital, e se possível levar uma foto da planta para identificação da espécie.

Entre os cuidados para evitar acidentes como plantas tóxicas, a recomendação é manter essas espécies fora do alcance de pets e crianças, evitando o contato e até mesmo a ingestão de plantas que podem trazer riscos à saúde.

 

Agora que você já sabe as espécies que podem trazer riscos à saúde, no momento da escolha, considere os riscos e no caso de escolher uma das plantas listadas, lembre-se de mantê-la longe do alcance de animais de estimação e crianças.

 


Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.