Protea – Significado, Cuidados e + 20 Fotos Lindas!
A protea é uma flor exótica que tem se destacado em jardins, arranjos florais e ganhado popularidade nos buquês de noivas, sendo um elemento sofisticado e único para a composição floral.
E se você já notou a beleza singular dessa flor e quer conferir mais sobre a espécie, trouxemos um guia completo que explora as características e significados da protea, além de dicas valiosas para o cultivo da flor.
Conteúdo
Características da protea
A protea é uma flor que pertence à família das Proteaceae, e se destaca por sua beleza exótica e variações ao redor do mundo.
A espécie é encontrada principalmente na África e Austrália, e uma das variedades mais notáveis é a Protea cynaroides, que tem como características o caule grosso e lenhoso, folhas verdes e brilhantes, e que pode atingir até 2 m de altura.
A inflorescência da espécie é composta, e isso significa que são várias flores em um só lugar, como o girassol. As flores são agrupadas ao centro e ao redor existem brácteas coloridas.
A variação de cores das proteas é bastante ampla, incluindo variações que vão do branco ao vermelho intenso, e as opções com tonalidade de rosa claro estão entre as mais apreciadas.
Qual o seu significado?
A protea é uma espécie que chama atenção não só por sua beleza exótica, mas também é uma flor repleta de simbolismo e história.
O nome dessa flor é uma homenagem ao Deus grego Proteus, o Deus da transformação, e que podia mudar de forma à vontade. Essa associação com a mitologia grega é graças às flores da planta, que mudam de forma enquanto desabrocham, refletindo a força da transformação.
Além da associação à mitologia grega, essa a flor é associada à coragem e esperança, podendo ser vista como um emblema de força e resiliência, características essenciais para enfrentar desafios e mudanças.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Solo
A escolha do solo para cultivo da protea é essencial, e essa planta tem preferência por um solo arenoso, o que facilita a drenagem de água e evita o encharcamento, que pode causar apodrecimento das raízes.
O solo ideal para o cultivo da proteína deve ser ácido e com pH entre 5.5 e 6.5, garantindo as propriedades adequadas para o desenvolvimento da planta.
Para o plantio da espécie a recomendação é evitar solos ricos em nutrientes, principalmente em alto teor de fósforo, já que essas condições não são ideais para o desenvolvimento da planta.
Local e Luminosidade
A planta exótica adora exposição ao sol e o ideal é que essa espécie receba a maior quantidade possível de iluminação natural, o que contribuirá para o seu desenvolvimento e florescimento.
Assim, a recomendação é de que a protea fique exposta ao sol por pelo menos 6 a 8 horas diariamente.
Dessa maneira, a recomendação é de escolher um local com bastante incidência de luz natural, garantindo que a planta receba muita luz solar ao longo do dia.
Rega
Os cuidados com a planta de flor exótica incluem a rega, que no primeiro ano após o plantio deve ser mais frequente para que a planta estabeleça suas raízes adequadamente.
A partir do segundo ano, as regas podem ser mais espaçadas e a irrigação uma vez na semana é o suficiente para manter a planta nutrida e saudável.
Adubação
A adubação da protea é essencial para o desenvolvimento da planta, mas essa espécie requer cuidados especiais, já que é sensível a alguns tipos de nutrientes.
Sendo assim, a recomendação é evitar fertilizantes ricos em fósforo, já que a espécie exótica não tolera esse elemento.
O ideal é escolher fertilizantes e adubos que sejam específicos para proteas, garantindo nutrientes adequados e sem o risco de impactar no desenvolvimento da planta.
Fotos e inspirações de protea
Para se apaixonar ainda mais pela espécie com flores exóticas, reunimos uma série de fotos dessa planta com diversas cores e características únicas.
1. Flor exótica e de tamanho grande
2. Flor de cores claras e características únicas
3. Flor com brácteas em coloração rosa claro
4. Espécie de planta com flor exótica e com cores delicadas
5. Flor de protea com coloração branca
6. Espécie de flor em tamanho grande e visual diferenciado
7. Planta com floração de coloração clara
8. Flor em tonalidade de rosa claro e aparência exótica
9. Espécie de flor com brácteas em coloração intensa
10. Flor natural e com coloração em rosa suave
11. Espécie de flor exótica com coloração branca
12. Flor exótica e com coloração clara
13. Flor natural e com cores claras
14. Espécie de planta com brácteas em rosa intensa
15. Flor rosa e com aparência exótica
16. Espécie de protea com abertura das brácteas
17. Flor natural e com cores suaves e delicadas
18. Espécie de flor com coloração intensa
19. Proteas com cores intensas nas brácteas
20. Planta com flor em tonalidade de pink
Agora que você já conferiu tudo sobre essa flor, já pode cultivá-la e apostar na beleza única e exótica da espécie.