Sálvia – Benefícios, Cultivo e Como Fazer o Chá!【2024】
A sálvia é uma erva aromática que vem ganhando espaço nos jardins e cozinhas, e seus usos podem ser bastante variados, trazendo benefícios diversos.
Para conhecer mais da sálvia, trouxemos um guia completo com as características dessa erva, tipos, dicas de cultivo, benefícios e muito mais para que você possa aproveitar ao máximo essa espécie aromática e de uso versátil.
Conteúdo
Características da sálvia
A sálvia pertence à família das mentas (Lamiaceae), e é conhecida popularmente como sálvia-comum, sálvia-das-boticas ou sálvia-rubra.
Essa espécie é nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, e pode ser cultivada como erva aromática e medicinal ou como planta ornamental, podendo atingir até 60 cm de altura.
As folhas da sálvia costumam ser aveludadas em um tom de verde acinzentado e a planta floresce entre a primavera e verão, com flores em tons de lilás, branco, azul ou rosa.
Tipos de sálvia
Entre as espécies mais conhecidas de salvia estão as variedades de Salvia sclarea, Salvia officinalis e Salvia hispanica.
- Salvia sclarea: essa variedade é frequentemente utilizada por suas propriedades medicinais e costuma ser cultivada para o preparo de chás, já que suas flores e folhas trazem diversos benefícios à saúde.
- Salvia officinalis: a espécie é bastante reconhecida na gastronomia e utilizada como uma erva aromática, sendo uma opção de tempero para diversas receitas.
- Salvia hispânica: Essa variação também é conhecida como chia, e essa é a planta que dá origem às sementes de chia, muito consumidas por seus benefícios nutricionais.
Qual o seu significado?
A sálvia é conhecida historicamente como “planta da salvação”, um nome que deriva da palavra em latim “salvarem”, que significa curar ou salvar.
Acredita-se que essa erva estimula o equilíbrio entre a mente e o corpo, promovendo bem-estar geral. Além disso, a planta é considerada como uma potente espanta vibrações negativas, sendo bastante utilizada para proteção de casa e de pessoas.
Para que serve a sálvia? #benefícios
O consumo da sálvia, seja na preparação de pratos da gastronomia ou de chás, traz diversos benefícios à saúde, e essa erva pode contribuir para:
- reduzir a transpiração;
- aliviar dores de garganta;
- melhorar e regularizar o ciclo menstrual;
- reduzir os sintomas da menopausa;
- combater gastroenterite te outras infecções;
- melhorar o estado lipídico e a função hepática em geral;
- melhorar o apetite e a digestão.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A espécie é uma planta resistente ao frio, mas que requer cuidados específicos para se desenvolver de forma saudável. Apesar de suportar temperaturas baixas, essa erva não tolera regiões com inverno excessivamente frio e úmido.
Nesses casos, a recomendação é de manter a planta protegida de frio intenso e de possíveis geadas.
Solo
Para o cultivo da erva aromática, a recomendação é de um solo de neutro a levemente alcalino, e enriquecido com matéria orgânica.
O solo para o cultivo da planta também deve ser bem drenado, evitando o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes.
Local e Luminosidade
A erva aromática deve ser mantida em local com incidência de sol pleno ou a meia sombra, e o ideal para que a planta possa prosperar, é mantê-la exposta a pelo menos 6 horas diárias de incidência de sol.
Para o pleno desenvolvimento dessa espécie, a recomendação é de mantê-la em um local com boa ventilação para que a planta não fique abafada.
Rega
No cultivo da saliva, é importante fazer regas regulares para garantir a umidade necessária para a planta, evitando o excesso de água, que pode deixar o solo encharcado e causar o apodrecimento das raízes.
O momento ideal para fazer a irrigação é quando o solo começa a secar.
Fotos e inspirações de sálvia
Para conhecer mais da sálvia e de suas variedades de espécies, reunimos uma seleção de fotos dessa erva aromática que pode ser utilizada na preparação de pratos e consumida por suas propriedades medicinais.
1. Erva aromática com folha aveludada
2. Espécie de Salvia officinalis com flores
3. Espécie de erva com folhas aveludadas
4. Tipo de erva aromática para preparo de chás e refeições
5. Espécie de Salvia sclarea com flores lilás
6. Planta aromática e que pode ser utilizada na preparação de receitas
7. Espécie de erva aromática e da família das mentas
8. Erva aromática e com flores delicadas
9. Tipo de planta para consumo e preparação de receitas
10. Espécie Salvia sclarea com ramos de flores
11. Planta de folhas aveludadas e em tom de verde
12. Erva aromática com folhas em tom de verde acinzentado
13. Planta aromática e com folhas aveludadas e verdes
14. Tipo de erva aromática com folhas aveludadas
15. Tipo de sálvia com ramo de flores
16. Espécie Salvia hispanica com flores delicadas
17. Planta com flores pequenas e delicadas
18. Tipo de erva aromática para receitas
19. Erva aromática utilizada para receitas e chás
Como fazer chá de sálvia? – Passo a passo
O chá de são veio uma bebida bastante consumida por suas propriedades medicinais e se você quer aprender a preparar esta bebida com benefícios à saúde vamos a uma receita fácil.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas de sálvia
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até que atinja o ponto de fervura. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de sálvia. Tampe a panela e deixe a bebida em infusão de 5 a 10 minutos.
Após o período de infusão, coe o chá e faça o consumo da bebida, que pode ser adoçada ou não.
Agora que você já sabe tudo sobre essa espécie de erva aromática, já pode cultivá-la e fazer uso da espécie no preparo de pratos ou chás, aproveitando dos sabores e benefícios dessa planta.