Sapatinho-de-Judia – Como Cuidar, Fotos e TUDO Sobre!
Você conhece a espécie sapatinho-de-judia? Essa planta com flores exóticas e vibrantes tem se tornado uma tendência nos projetos paisagísticos e é capaz de valorizar diferentes espaços.
Para transformar o jardim com o charme do sapatinho-de-judia, trouxemos um guia completo das características dessa planta e dicas de cultivo, garantindo o desenvolvimento saudável e florações deslumbrantes para enriquecer qualquer projeto paisagístico.
Conteúdo
Características do sapatinho-de-judia
O sapatinho-de-judia é o termo popular da planta com nome científico Thunbergia mysorensis.
A planta é uma trepadeira originária das regiões tropicais da Índia e pode atingir até 6 m de comprindo, tornando-se uma escolha popular para quem pensa em cobrir estruturas e pergolado de sapatinho-de-judia.
As folhas são em tonalidade de verde escuro e contrastam com as flores exóticas que aparecem como se fossem pequenos sapatos, dando origem ao nome popular.
As flores dessa planta possuem cálice purpúreo e 2 brácteas acobreadas com a parte inferior em tom de amarelo, criando uma combinação de tonalidades vibrantes.
A floração costuma acontecer entre a primavera e verão com cachos pendentes e lindos, atraindo beija-flores.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A espécie prospera melhor em regiões de climas tropicais, onde as temperaturas não são extremamente elevadas. Além disso, essa é uma planta que não tolera temperaturas baixas.
O clima ideal para cultivar o sapatinho de judia é em regiões com clima quente e úmido, como as características tropicais.
Solo
A trepadeira popular tem preferência por solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, evitando o acúmulo de água e prevenindo problemas como apodrecimento das raízes.
Para o plantio desta espécie, a recomendação é de um solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, garantindo que a planta tenha os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.
Local e Luminosidade
A espécie sapatinho de judia deve ser cultivada preferencialmente em locais com boa incidência de luz solar direta, mas também é possível manter a espécie em sombra parcial.
Para uma floração exuberante, o ideal é que a planta receba pelo menos algumas horas diárias de sol.
Rega
Os cuidados com a planta trepadeira incluem as irrigações, que devem ser regulares para manter a umidade do solo, característica do clima tropical.
É importante manter regas regulares, mas evitando que o solo possa ficar com acúmulo de água, o que pode causar apodrecimento das raízes.
Assim, a frequência da rega deve ser regulada de acordo com o clima e estação do ano, tendo irrigações mais frequentes nas estações mais quentes.
Adubação
A adubação da planta é uma etapa importante dos cuidados, garantindo o fornecimento de nutrientes e uma floração abundante.
A recomendação de adubação do sapatinho de judia é com o uso de esterco de gado bem curtido e farinha de osso para fornecer nutrientes orgânicos.
O adubo mineral também pode ser uma opção, e o NPK 4-14-8 pode ser utilizado no início da floração, garantindo maior fornecimento de fósforo para promover uma floração intensa e prolongada.
Fotos e inspirações de sapatinho-de-judia
Se você está em busca de ideias para o projeto paisagístico, reunimos uma seleção de fotos com sapatinho de judia, trazendo ideias de como usar a trepadeira em diferentes propostas.
O cultivo dessa espécie pode ser feito de diferentes maneiras e em projetos paisagísticos diversos, e o pergolado de sapatinho de judia é um dos projetos mais frequentes, garantindo que as flores possam se destacar de forma pendente na estrutura.
1. Flores em cachos pendentes e de formato diferenciado
2. Cachos de flores exóticas e lindas
3. Trepadeira com flores verdes e cachos de flores
4. Projeto paisagístico com trepadeira com flores
5. Pergolado de madeira com trepadeira florida
6. Trepadeira com flores na entrada da casa
7. Pergolado de madeira coberto por trepadeira
8. Jardim de inverno com trepadeira e outras espécies de plantas
9. Flores de trepadeira com cores vibrantes
10. Planta trepadeira com folhas verdes e flores exótica
11. Pergolado coberto por trepadeira com cachos de flores
12. Varanda com trepadeira florida
13. Flor diferenciada e em formato de sapatinho
14. Área externa com pergolado coberto por trepadeira
15. Jardim de estilo tropical com flores em cachos pendentes
16. Planta trepadeira com cachos de flores
17. Espécie de planta com flores em cachos
18. Planta tropical e trepadeira com flores
19. Espécie de planta com flores em tons vibrantes
20. Pergolado coberto com trepadeira florida
21. Planta com destaque para as flores em cachos
22. Flores de formato diferenciado e com beleza exuberante
23. Planta com flores pendentes e exóticas
24. Varanda com pergolado coberto por trepadeira
25. Pérgola coberta com trepadeira de flores exóticas
Agora que você já sabe tudo sobre a planta, já pode considerá-la no paisagismo como uma proposta com flores exóticas e deslumbrantes para compor o jardim.