Suculentas de Vidro – O que é e dicas de como cuidar!
Você já ouviu falar em suculentas de vidro? Essas plantas exóticas possuem grande apelo ornamental e podem completar a coleção de quem é apaixonado por suculentas.
Para conhecer mais sobre as suculentas de vidro, elaboramos um guia completo sobre esse gênero, com características e dicas de cuidados para garantir a beleza única dessas plantas.
O que são suculentas de vidro?
O termo “suculenta de vidro” é o nome popular para as plantas de nome científico Haworthia cooperi.
Esse gênero é um tipo de suculenta exótica e nativa da África do Sul, que tem como características folhas translúcidas que parecem pequenos globos de vidro.
Esse tipo de suculenta é de porte pequeno e com crescimento lento. O formato desse tipo de planta é do tipo rosetas densas, com folhas carnudas e em tonalidade de verde.
A estrutura única dessas plantas permite a entrada de luz pelas pontas transparentes das folhas, maximizando a fotossíntese.
As folhas podem ser arredondadas ou pontiagudas, dependendo da espécie. E o visual das folhas translúcidas lembra a aparência de vidro, uma referência ao nome popular da planta.
As suculentas do gênero Haworthia cooperi podem ter floração que ocorre na primavera e verão. As flores dessas suculentas surgem em forma de espiga com formato tubular e bilabiado, e com cor branca de estrias em vinho.
O gênero inclui diferentes espécies, e algumas das mais conhecidas são davidii, dielsiana, doldii, gordoniana, leightonii, pilifera, puberula, truncata e venusta.
Como cuidar de suculenta de vidro?
Clima
A suculentas do gênero Haworthia cooperi apreciam calor e se adaptam bem a climas quentes e secos. No entanto, podem ser plantas que também resistem a temperaturas mais baixas.
Para que a planta tenha um desenvolvimento saudável, a recomendação é de não a deixar exposta ao frio intenso, principalmente no inverno. Embora essa suculenta possa tolerar temperaturas frias e até negativas, o crescimento pode ser desacelerado em temperaturas abaixo de 5° C.
Em geral, essas suculentas têm preferência por climas quentes, e as plantinhas podem ser suscetíveis a geadas. Para situações de frio extremo, recomenda-se protegê-las em estufas ou dentro de casa.
Solo
A suculentas de vidro são plantas que se adaptam no cultivo em vasos ou diretamente no jardim, e a recomendação é de um solo arenoso para imitar as condições do ambiente natural dessas plantinhas.
O substrato leve e bem drenado é essencial para evitar o acúmulo de água, que pode ser prejudicial para o desenvolvimento das suculentas.
Para não errar na escolha do solo, uma boa dica é de usar substratos específicos para cactos e suculentas, garantindo uma boa aeração do solo.
Local e Luminosidade
O cultivo de suculenta de vidro pode ser em local de sol pleno, luz difusa ou à meia-sombra, garantindo que a planta receba luminosidade ao longo do dia.
Apesar de ser uma planta que gosta de luminosidade, esse tipo de suculenta não deve ficar exposta diretamente ao sol durante os horários mais quentes do dia, prevenindo queimaduras nas folhas.
Ao ser exposta ao sol, algumas espécies podem adquirir tons avermelhados nas folhas.
Rega
As plantas do gênero Haworthia cooperi são suculentas capazes de armazenar água em suas folhas, fazendo com que sejam mais resistentes a períodos de estiagem.
A capacidade dessas plantas em armazenar água em suas folhas pede com que as regas sejam moderadas, evitando excessos.
Para manter essas suculentas saudáveis, aguarde o substrato secar completamente antes de irrigar as plantinhas novamente.
Fotos e inspirações de suculentas de vidro
Para conhecer as suculentas de vidro, reunimos uma seleção de fotos dessas plantinhas exóticas e com folhas translúcidas. Assim, você pode explorar o universo do gênero Haworthia cooperi, e quem sabe ter uma dessas plantinhas em casa?!
1. Suculenta com folhas translúcidas

2. Espécie de suculenta exótica e com visual único

3. Cultivo de suculentas em vasinho plástico

4. Suculenta de porte pequeno e com folhas translúcidas

5. Suculenta ornamental em vasinho pequeno

6. Suculenta com pontas das folhas translúcidas

7. Vaso de barro com suculentas ornamentais

8. Suculenta diferenciada cultivada em vaso pequeno

9. Vaso rústico e com suculenta ornamental

10. Cultivo de suculenta ornamental em vaso vermelho

11. Suculenta com folhas avermelhadas

12. Espécie de suculenta com folhas diferenciadas

13. Suculenta ornamental em com folhas carnudas

14. Cultivo de suculentas de vidro em vasinhos

15. Suculentas ornamentais em solo com cobertura de pedras

16. Espécie de suculenta ornamental e de pequeno porte

17. Vaso com cultivo de suculentas

18. Suculenta com folhas translúcidas em vaso

19. Suculenta de visual diferenciado para cultivo

20. Suculenta ornamental com haste floral

21. Vaso com cultivo de suculenta ornamental e pequena

22. Espécie de suculenta para decoração

23. Suculenta com folhas carnudas e translúcidas

24. Suculenta cultivada em local com boa luminosidade

25. Suculenta em local com luz filtrada

Agora que você já viu tudo sobre esse tipo de suculenta, já pode cultivar essas plantinhas com um visual translúcido e brilhante.