Tagetes – Benefícios, Como Cuidar e Tudo Sobre a Flor!
A tagetes é um tipo de flor que une beleza e benefícios para o jardim, e essa pode ser a escolha ideal para o projeto de paisagismo.
Essa espécie tem características únicas e se você quer se aprofundar e conhecer mais sobre essa planta, é só seguir a leitura e conferir um guia completo sobre a tagetes com dicas de como cuidar e manter a espécie.
Conteúdo
Características das tagetes
As tagetes, nativas do México, são flores conhecidas por nomes populares como cravo de defunto, cravo, cravo africano ou cravo amarelo.
Essa espécie também é chamada de “flor dos mortos” e recebe esse nome popular por desempenhar um importante papel na decoração do Dia dos Mortos, uma festa muito popular no México.
A espécie possui um crescimento que pode variar de 30 a 90 cm de altura, e as folhas são em coloração verde escuro, contrastando com as nuances vibrantes das flores, que podem aparecer em tons de amarelo, laranja e vermelho.
O aroma das tagetes é bastante marcante e a floração abundante ocorre entre a primavera e verão.
Uma curiosidade é que essa espécie é considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional), ou seja, essa é uma espécie comestível e que pode fazer parte de diferentes preparações da cozinha.
Tipos de tagetes
As tagetes são plantas com variações de espécies, e as duas mais populares são a Tagetes erecta e a Tagete patula.
- Tagetes erecta: a espécie também é conhecida como tagetes africana ou cravo de defunto, e é uma das mais populares e cultivadas. As flores dessa planta apresentam pétalas amplas e com tons vibrantes de amarelo, vermelho e laranja. Essa espécie pode atingir até 1 m de altura e costuma ser utilizada em jardins como bordadura.
1. Planta da variedade erecta e com flores de coloração vibrante
- Tagetes patula: essa variedade é conhecida popularmente como tagetes mexicana ou cravo tuim, e as flores são menores que a espécie erecta. Além das colorações de amarelo, laranja e vermelho, algumas plantas também podem trazer flores em tons de rosa.
2. Flores da variedade patula em coloração laranja
Quais os benefícios do cultivo de tagetes?
O cultivo da espécie oferece uma série de benefícios que vão além da beleza e das flores com cores vibrantes.
Na agricultura orgânica essa espécie é utilizada como controle de pragas, e a infusão feita com flores e folhas pode ser borrifada em plantas diversas para evitar pragas.
Além disso, a espécie também é conhecida pelas secreções naturais de suas raízes, repelindo e matando nematódeos fitoparasíticos que podem estar presentes no solo. Dessa forma, costumam ser cultivadas entre linhas de plantio de hortaliças.
O cultivo dessas flores também pode atrair abelhas, borboletas e outros polinizadores essenciais para o ecossistema, o que auxilia na promoção da biodiversidade e contribui para polinização de outras plantas do jardim.
Além de ser benéfica para agricultura e jardins, essas plantas também são valorizadas por suas propriedades medicinais, que incluem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
O chá das flores de tagetes e óleos essenciais podem ajudar no alívio de problemas respiratórios, dores de cabeça e até mesmo cuidados com a pele.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Solo
Para que a planta se desenvolva de forma saudável, é essencial garantir um solo adequado para o cultivo.
O solo ideal para o cultivo da espécie é um solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, e o pH ideal deve variar entre 6 e 7,5.
Clima
O cravo de defunto é uma planta bastante versátil e aprecia o calor, mas também pode ser resistente a baixas temperaturas.
O fato dessa espécie tolerar o frio faz com que a planta se adapta bem a diferentes climas, podendo ser cultivado em diferentes regiões do país.
Local e Luminosidade
Para que a planta cresça de modo saudável e tenha floração abundante, a recomendação é de escolher um local de cultivo a pleno sol, garantindo que a espécie receba luz solar direta durante a maior parte do dia.
Regas
A espécie deve ser regada regularmente para que tenha um crescimento saudável, mas é necessário cuidado para que o solo não fique encharcado e prejudique as raízes.
Esse é um tipo de planta resistente a curtos períodos de estiagem, mas a recomendação é que o solo se mantenha úmido para um crescimento rápido e sadio.
Fotos e inspirações de tagetes
Para conhecer um pouco mais dessa planta com flores de cores vibrantes, reunimos uma seleção de fotos de tagetes, evidenciando a beleza dessas flores populares e que podem transformar qualquer espaço.
3. Plantas com flores de cores vibrantes
4. Jardim com flores amarelas em nuance intensa
5. Flor de cravo com coloração laranja
6. Flor amarela e com pétalas abundantes
7. Flor em tonalidade de laranja intenso
8. Jardim com cultivo de cravos em coloração laranja
9. Jardim com flores de pétalas delicadas e abundantes
10. Jardim com flores de cores intensas e alegres
11. Flores de cravo em tom de laranja
12. Vaso grande com flores de cravo em amarelo e laranja
13. Jardim com flores em tonalidade de laranja
14. Flores de coloração laranja e cultivadas sob sol pleno
15. Vasos com flores em coloração amarela
16. Cultivo de flores com coloração quente e intensa
17. Flor de cravo de defunto em tonalidade vibrante
18. Flor de cravo com coloração de laranja intenso
19. Jardim com abundância de flores de cravo
20. Jardim com flores coloridas e de tonalidades vibrantes
21. Flor com pétalas em mix de vermelho e amarelo
22. Vaso com cultivo de cravo em coloração intensa
23. Flores de cravo com duo de amarelo e vermelho
24. Cultivo de cravo com flor amarela
25. Jardim com flores de cravo delicadas e coloridas
Você já conhecia os benefícios dessa planta? Agora que você já sabe tudo sobre a espécie, já pode cultivá-la para embelezar o jardim e também aproveitar dos benefícios da planta.