Tamareira【2025】– Como Cuidar e Cultivar + Características!
Você já pensou em cultivar uma tamareira? A espécie bastante conhecida pelos seus frutos, as tâmaras, é cultivada há séculos no Oriente Médio, e além dos frutos saborosos, ainda tem uma grande apelo ornamental e importância econômica.
E se você quer saber mais sobre tamareira, elaboramos um guia onde você encontrará todas as características dessa espécie, além de dicas para o cultivo e curiosidades sobre essa planta de frutos saborosos.
Características da tamareira
A tamareira é uma palmeira frutífera originária do Oriente Médio, e cultivada principalmente pela produção de tâmaras. A espécie mais popular para a produção de frutos é a Phoenix dactylifera.
O crescimento dessa palmeira é considerado de moderado a lento, e a espécie pode atingir de 15 a 30 m de altura.
O tronco é solitário e coberto de fibras resistentes. Já as folhas são longas, verdes, e podem atingir até 3 m de comprimento, formando uma espécie de coroa no topo da árvore.
As flores são pequenas em tom de branco, e podem se agrupar em grandes inflorescências. Já os frutos são as tâmaras, que aparecem em cachos pendentes durante a primavera e o verão.
Quanto tempo leva para tamareira produzir frutos?
É provável que você já tenha ouvido o ditado “quem planta tâmara, não colhe tâmaras”, e esse pode ser um ditado bastante verdadeiro para as espécies mais tradicionais de tamareiras, como a Phoenix dactylifera L., que pode demorar entre 70 e 100 anos para começar a produzir frutos.
Mas vamos com calma, já que o avanço da tecnologia e técnicas de cultivo contribuiu positivamente para que quem planta tâmaras possa sim colher os frutos. E isso é possível a graças a variedades de tamareiras que começam a frutificar em cerca de 5 anos.
Tipos e espécies de tamareiras
A tamareira da espécie Phoenix dactylifera é uma das mais conhecidas pela produção de tâmaras, mas existem outras espécies que também se destacam e podem ter características únicas. Algumas dessas outras espécies são:
- Tamareira das Canárias (Phoenix canariensis): conhecida também como palmeira-tamareira, essa espécie pode chegar a até 18 m de altura, e é ideal para espaços abertos. Os frutos dessa variedade são comestíveis, mas menos saborosas que os da Phoenix dactylifera.
- Tamareira-anã (Phoenix roebelenii): essa é uma espécie de tamanho reduzido e é perfeita para o cultivo de jardins e até mesmo em vasos. O uso dessa espécie é bastante voltado para a ornamentação paisagística.
- Tamareira Medjool (Phoenix dactylifera ‘medjool’): espécie originária do Oriente médio e do norte da África. Essa variedade tem frutos maiores e mais doces que o da tamareira comum, e é uma escolha bastante frequente para o cultivo comercial de frutos.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Clima
A tamareira é uma espécie que se desenvolve melhor em climas áridos e semiáridos, tendo preferência por temperaturas mais altas e bastante incidência de luz solar.
Essas condições garantem que a planta se desenvolva de forma saudável e com boa produção de frutos.
E por ser uma espécie que gosta de clima quente, o desenvolvimento dessa planta pode ficar comprometida em regiões de frio excessivo.
Solo
A tamareira tem preferência por solos arenosos e bem drenados.
Embora tolere solo salino, o excesso de sal pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
Para garantir o pleno desenvolvimento da espécie, é essencial que o solo seja rico em nutrientes.
Nesse caso, o plantio pode ganhar nutrientes que ajudem no desenvolvimento da planta. Para isso, adicione 3 kg de esterco bem curtido e 300 g de fosfato natural ou farinha de ossos na cova onde será plantada a tamareira, proporcionando um crescimento saudável e frutos de qualidade.
Local e Luminosidade
A grande variedade de tamareiras é de porte grande, e o local ideal para plantio é diretamente no solo. No entanto, existem espécies de porte compacto e que podem ser cultivadas em vasos, como a Tamareira-anã.
O local ideal para cultivo de tamareira é sob luz solar direta, condição essencial para que a espécie cresça saudável e produza frutos de qualidade.
Rega
Em geral, as tamareiras são plantas bastante resistentes à seca, mas podem pedir regas mais frequentes em sua fase inicial de desenvolvimento.
Quando a espécie já tiver bem desenvolvida, as regas podem ser menos frequentes e em menor quantidade no inverno.
Adubação
A adubação de manutenção é fundamental nos cuidados com tamareira, e essa etapa fornece nutrientes necessários para que a planta se desenvolva de maneira saudável.
A recomendação para adubar a palmeira é de utilizar composto orgânico ou esterco curtido ao redor do caule.
Poda
A poda é uma etapa essencial para manter a saúde da tamareira e estimular o crescimento.
Nessa etapa, remova as folhas secas e inferiores, reduzindo o volume da copa e direcionando a energia da planta para o crescimento apical.
Fotos e inspirações de tamareira
Quer conhecer mais da tamareira e ver como cultivar essa espécie de palmeira? É só seguir a leitura e conferir uma seleção de fotos para conhecer mais dessa planta, que pode ter a pelo ornamental e também produzir frutos saborosos.
1. Palmeira com frutos de tâmara

2. Paisagismo residencial com tamareira

3. Casa com jardim moderno e palmeira de tâmara

4. Palmeiras altas e que produzem frutos de tâmaras

5. Espécies de palmeiras com tâmaras

6. Espécie de palmeira frutífera

7. Jardim com palmeiras com frutos

8. Palmeira com cachos de frutos

9. Planta com cachos de frutos saborosos

10. Casa moderna com tamareira no jardim

11. Palmeira frutífera repleta de cachos de tâmaras

12. Palmeira com frutos pequenos e arredondados

13. Fachada residencial com destaque para as tamareiras no jardim

14. Jardim com palmeiras grandes de tâmaras

15. Jardim gramado e com destaque para as tamareiras

16. Palmeira frutífera com cachos de tâmaras

17. Jardim grande com palmeiras de tâmaras

18. Paisagismo com tamareira

19. Jardim residencial com palmeiras ornamentais

20. Jardim com tamareira repleta de frutos

Agora que você já viu que é possível ter frutos saborosos e uma espécie bastante ornamental, já pode considerar o cultivo dessa palmeira até mesmo em projetos paisagísticos de jardins residenciais.