Vaso de Madeira: +57 Modelos para Decorar os Ambientes!

É incontestável que o uso de plantas contribui para a decoração, mas além de escolher as plantas, a escolha do vaso também pode ser determinante, afinal esse item também pode ter grande impacto na decoração. E uma opção versátil para a decoração é o vaso de madeira, um modelo o que une funcionalidade e estilo.

E se você ainda está em dúvida em relação a escolha do vaso para planta, no post trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre vaso de madeira, além de inspirações de como incluí-lo na decoração e dicas de onde comprar.

modelos de vasos de madeira

Vantagens e desvantagens

E se antes de adotar ao uso de vaso de madeira na decoração você quer saber os prós e contras desse item, reunimos tudo o que você precisa saber para escolher esse tipo de vaso.

Vantagens

  • Resistência: Uma das grandes vantagens do vaso de madeira é a resistência do item, uma vez que a madeira é um material bastante resistente e duradouro, sendo uma opção perfeita para quem busca um modelo de vaso resistente.
  • Versatilidade: Um dos pontos positivos do vaso de madeira é o fato do item ser bastante versátil na decoração, uma vez que a madeira é capaz de trazer uma sensação mais aconchegante e combinar com diferentes estilos de projetos, indo desde opções rústicas, modernas, até clássicas.
  • Variedade de estilos: A ampla opção de tipos de madeira aliada a tamanhos e formatos diferentes, garantem uma infinidade de modelos para o vaso de madeira, o que permite encontrar a opção perfeita de acordo com o estilo do seu projeto.

Desvantagens

  • Apodrecimento: Um dos pontos negativos da escolha de vaso de madeira para a decoração é o fato de que os modelos que não recebem tratamento adequado podem sofrer com danos como apodrecimento quando expostos a ambientes externos ou se entrarem em contato direto com a água, o que é comum durante a rega da planta.
  • Uso como cachepot: Nem todos os modelos de vasos em madeira para planta são adequados para o plantio direto, sendo assim, muitas das versões não possuem drenagem para água, o que pode trazer danos a plantinha. Assim, essas versões que não são adequadas acabam ficando restritas ao uso como cachepot.

Fotos e modelos de vaso de madeira para plantas

Vaso de madeira rústico

vaso de madeira de demolição

Há inúmeros estilos de vasos de plantas, e uma das possibilidades é o modelo em madeira com toque rústico, combinando com a decoração nesse mesmo estilo, ou sendo um ponto de destaque no ambiente.

Nesse caso, a inspiração para o modelo rústico é uma versão em madeira de demolição, trazendo características mais desgastadas ao vaso de formato quadrado.

O modelo rústico tem rodízios, o que facilita no deslocamento do vaso, e traz o cultivo da plantas Zamioculca, combinando com o estilo do vaso e agregando na decoração do ambiente.

 

vaso de madeira rústico com cacto
A versão rústica traz um cacto grande
vasos rústicos com tronco de madeira
Os vasinhos foram feitos com tronco
floreira rústica de madeira
O modelo rústico é estilo jardineira
vaso rústico de tronco de madeira
O modelo suspenso foi feito com tronco de madeira

decoração com vasos rústicos de madeira

Vaso de madeira redondo

vaso de madeira redondo com planta na decoração

Entre os modelos e estilos de vasos para plantas, uma das possibilidades é o modelo de madeira na versão em formato redondo, um formato clássico entre os modelos de vasos.

A proposta para usar um vaso redondo em madeira é este projeto que traz um vaso de tamanho médio e como cultivo de bambu, decorando um dos cantos do ambiente e trazendo a sensação aconchegante da madeira, que nesse caso também combina com outros elementos de madeira que aparecem no ambiente.

 

vaso de madeira redondo com rodinhas
A versão redonda é uma modelo grande e com rodízios
vaso redondo de madeira com orquídea sapatinho
O modelo redondo e rústico destaca a orquídea sapatinho
mini vaso redondo de madeira
O mini vaso redondo serve como cachepot

Vaso de madeira quadrado

vaso de madeira quadrado com suporte de ferro

Há também os modelos de vasos de madeira em formato quadrado, que trazem linhas modernas e combinam com decorações nesse estilo.

Como inspiração para o modelo moderno e no formato quadrado, a proposta aqui traz um conjunto com 2 vasinhos quadrados e de tamanhos diferentes, que realçam os veios da madeira em tom claro.

Um complemento que valoriza a proposta para o item moderno é a base em metal preto, que garante um complemento aos vasinhos com estilo contemporâneo e agregando na decoração.

 

vaso de madeira quadrado e alto
A inspiração é um modelo quadrado e mais alto
vaso quadrado com tiras de madeira
O item foi feito com faixas de madeira em diferentes tons
vaso de madeira quadrado com ráfia
A versão grande e quadrada traz o cultivo da Palmeira Ráfis
vaso de madeira quadrado com lavanda
Na proposta, o modelo quadrado foi usado para o cultivo de lavanda
jardim vertical moderno com vasos quadrados de madeira
O jardim vertical tem estrutura de metal e vasinhos quadrados

Vaso de madeira para parede

vaso de parede em madeira

Há também as versões de vaso de parede em madeira, como é o caso desse modelo, que é perfeito para ser utilizado em paredes, decorando o espaço vertical.

Na proposta, o modelo é um vaso em madeira clara e que foi usado para o plantio de orquídea, trazendo uma peça decorativa e que ganha ainda mais destaque com a flor.

O modelo de parede tem um furinho que permite pendurá-lo em superfícies verticais, decorando paredes e muros sem ocupar muito espaço, e com a vantagem de agregar mais estilo à decoração.

 

jardim vertical com vaso de madeira
O item para jardim vertical traz estrutura e vasinhos em madeira
jardim vertical com vasinhos de madeira
O item tem estrutura de madeira com vasinhos que foram utilizados como cachepô
floreira de parede em madeira
A estrutura é toda em madeira e traz espécies de jardineiras
floreira de parede em madeira ripada
A estrutura de madeira traz suporte com cachepôs

Vaso de madeira para suculentas

mini vasinhos de madeira com suculentas

E para quem procura opções de vasos para suculentas, os modelos em madeira também combinam perfeitamente com essas plantinhas que são ótimas opções de plantas ornamentais.

Como exemplo para usar vasinhos de madeira com suculentas, a ideia aqui traz vasinhos em formatos geométricos, destacando modelos de mini vasos em formato redondo, triangular e quadrado.

Nesse caso, ideia foi de destacar as características da madeira nos mini vasinhos, deixando os itens com aspecto mais natural.

Para cultivar as suculentas nos vasinhos, a ideia foi de plantá-las e cobrir o solo com pedrinhas brancas, o que cria harmonia perfeita combinando elementos naturais.

 

vaso em madeira com suculentas e cacto
O item com estilo rústico traz um mix entre tipos de suculentas e cacto
mini vaso de madeira com suculenta
As inspirações trazem mini vasos em estilo geométrico
suculentas em vasos de madeira
As suculentas foram cultivadas em vasos que destacam as características naturais da madeira
vaso triplo de madeira com suculentas
O modelo traz uma versão tripla para suculentas
mini vaso de madeira geométrico com suculenta
Os vasinhos geométricos são em diferentes tons de madeira

Vaso de madeira para flores

orquídeas em vasos de madeira suspensos

Há muitas versões de vasos para flores, e uma das possibilidades é escolher um modelo em madeira para orquídeas, como mostra essa ideia que traz a decoração da varanda com vasos de madeira suspensos através de uma plataforma que fica fixada ao teto .

Para o projeto da decoração da varanda, a ideia foi por escolher vasos do estilo cachepot, em que é possível acomodar um outro vaso com orquídea dentro da estrutura de madeira o que permite retirar a flor com facilidade.

Na proposta, a escolha pelos modelos em madeira para as orquídeas cria um estilo lindo para a decoração e deixa o projeto da sacada mais aconchegante.

 

vaso de madeira rústico com orquídea
O vaso rústico foi esculpido em madeira e destaca o arranjo de orquídeas
vaso com pregadores de madeira
O cachepot simples para flores foi feito com pregadores de madeira
cachepô de madeira com orquídea
O modelo com orquídea sapatinho é do estilo cachepot

vaso de madeira com flores na sacada

vaso de madeira com orquídea
O modelo ripado dá espaço para que as raízes possam se desenvolver

Vaso de madeira para sala

vaso de madeira com zamioculca na decoração da sala

O item em madeira também é uma ótima proposta para decoração de interiores, como mostra essa ideia que traz o vaso de madeira decorando esse cantinho da sala.

A proposta aqui traz um vaso em formato redondo e em tom de madeira que combina com os móveis da sala, como é o caso do rack para TV, que segue o mesmo tom de madeira do vaso.

O vaso foi utilizado ao lado do rack e traz uma espécie de planta perfeita para ser cultivada dentro de casa, que é a Zamioculca, uma planta ornamental e perfeita para ambientes com pouca luminosidade.

 

vaso quadrado de madeira decorando sala de jantar
O modelo quadrado foi usado com planta grande na sala de jantar
vaso de madeira grande decorando a sala
O modelo grande e que decora o canto da sala tem detalhes pintados em branco
vaso de madeira com espada de São Jorge na decoração
O vaso apoiado sobre o rack traz Espada de São Jorge

sala decorada com vasos de madeira quadrado

Vaso de madeira grande

área externa com vaso de madeira quadrado e grande

Como inspiração para usar um vaso de madeira grande, a proposta aqui traz dois vasos grandes e feitos a partir de madeira ripada.

Os vasos grandes ficam sobre o jardim de pedra e na área externa, e foram utilizados como canteirinho para ervas frescas, criando hortinhas.

Nesse caso, os vasos grandes são altos e com espaço suficiente para terra, o que ajuda no desenvolvimento dos temperos frescos, sendo uma possibilidade de decorar o jardim e ter temperinhos para colher no momento do uso.

 

vaso de madeira grande com árvore
Os modelos grandes foram usado para cultivo de jabuticabeira
vaso grande e externo de madeira
Os modelos usados no ambiente externo devem ter tratamento para proteção da madeira
horta em vaso de madeira grande
Os modelos grandes foram usados no ambiente externo para montar uma horta
vaso de madeira estilo floreira grande
O modelo grande é estilo jardineira
vaso de madeira grande e quadrado com costela de adão
O modelo grande e quadrado foi usado como cachepô

Como fazer vaso de madeira? – Passo a passo

E se você é do tipo que adora aprender novos projetos, trouxemos um DIY (faça você mesmo) como passo a passo para criar um lindo vasinho decorado.

Passo a passo:

como fazer vaso de madeira

  • Corte os pedaços de madeira que serão utilizados na confecção do vaso. Para as laterais, serão utilizados 4 pedaços com tamanhos de 15 cm x 9 cm, já base deve ser um quadrado como 8,2 cm de cada lado;
  • Lixe as laterais para dar acabamento nos pedaços de madeira cortados;
  • Passe cola em uma das laterais da base e cole um dos lados do vaso;
  • Em seguida, passe cola em outro lado da base e também na lateral da madeira já colada fixando uma nova lateral;
  • Mais uma vez passe cola de madeira na base e no lado da madeira já colado e adicione mais uma lateral;
  • Para fechar o vasinho, passe cola nas laterais e na base para colocar a última parte do item;

passo a passo para fazer vaso de madeira

  • Quando a cola secar é o vasinho já estiver firme, pinte-o com tinta branca para madeira formando uma base neutra;
  • Espere tinta branca secar e use fita adesiva para criar uma padronagem no vaso;
  • Usando a fita, faça padronagem desejada em todas as laterais do vaso;
  • Em seguida, pinte o item com tinta spray em tom de verde menta;
  • Espere o spray secar e em seguida remova as fitas adesivas;
  • Agora é só colocar um vasinho de planta dentro do cachepot de madeira feito artesanalmente.

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

E se você gostou das ideias de usar vaso de madeira na decoração, reunimos uma seleção de modelos com preços e dicas de lojas online para comprar. Assim, dá para garantir essa peça que complementa a decoração e combina com diferentes estilos.

lojas para comprar vaso de madeira

Links para comprar: Com rodízios / Madeira reflorestamento

onde comprar vaso de madeira

Links para comprar: Rústico / Cachepot

modelos e preços de vasos de madeira

Links para comprar: Jardineira / Madeira maciça

 

Você já tinha considerado essa opção para a decoração? Conte-nos se você gosta da ideia e se tem um modelo preferido.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.