Vasos de Plantas: +73 Modelos Incríveis e Como Escolher!
Os vasos de plantas podem variar de acordo com o estilo, tamanho, e características do material usado para a confecção da peça. Assim, cada tipo de vaso para planta pode ser indicado para uma espécie de planta, uma vez que as características dos vasos podem ser determinantes para o cultivo de diferentes espécies.
Assim, a escolha de vasos de plantas vai além do visual estético, mas também deve incluir um modelo apropriado para o cultivo da espécie escolhida. E para escolher o modelo ideal, trouxemos dicas especiais e as características entre os diferentes tipos de vasos, assim, nunca mais a sua plantinha vai sofrer por conta da escolha errada.
Conteúdo
Como escolher o vaso ideal? #dicas
Sabe quando você segue todas as indicações para o cultivo da espécie escolhida, mas ainda assim a plantinha não vai bem? Esse problema pode ser por conta do cultivo em vaso errado, o que é determinante para o desenvolvimento saudável e pleno da espécie escolhida.
Desse modo, reunimos as dicas essenciais para acertar na escolha de modelos de vasos de plantas, o que influencia no desenvolvimento da espécie.
- Dimensões: um fator importante para escolha do vaso ideal é conhecer o desenvolvimento da espécie de planta escolhida, tendo referências do tamanho máximo que a planta pode atingir no cultivo em vaso. Assim, é necessário considerar um tamanho de vaso que seja apropriado para o desenvolvimento da planta, mesmo fazendo o cultivo da espécie ainda pequena e em forma de muda, considerando o desenvolvimento e a necessidade de nutrientes disponíveis no solo, além de espaço para o desenvolvimento das raízes.
- Drenagem: Outro fator que impacta no desenvolvimento saudável da planta é a drenagem do solo, uma vez que os vasos necessitam ter um bom sistema de drenagem, que pode ser através de furos na base do vaso, permitindo o escoamento do excesso de água de chuva ou de rega. Assim, a drenagem é um fator importante, pois evita que o solo fique encharcado e consequentemente o apodrecimento das raízes da planta, o que pode levar à morte da plantinha.
- Temperatura: Um fator a ser considerado é a temperatura acumulada pelo vaso; desse modo, os materiais utilizados para a fabricação dos vasos podem reter calor e aquecer demais o solo, especialmente os vasos de cores escuras. Esse aquecimento do solo pode ser impactante para espécies de plantas que não apreciam calor e altas temperaturas, prejudicando o desenvolvimento e até a morte na plantinha.
- Material: A escolha do material utilizado para fazer o vaso é bastante importante, uma vez que alguns materiais absorvem menos ou mais água da rega e isso pode prejudicar o desenvolvimento da espécie. Assim, é ideal verificar as características da planta e escolher o material para o vaso que seja adequado de acordo com as características de rega da plantinha.
Fotos e modelos de vasos de plantas
Vasos de plantas de cimento
Uma opção que não é nenhuma novidade, mas que ganhou reconhecimento nos projetos com estilo industrial são os vasos de cimento ou de concreto, que trazem um estilo único e podem ser mantidos como o visual do próprio material ou decorados e pintados, recebendo uma camada de cor.
Esse estilo de vaso pode ser comprado pronto ou feito em casa, e tem como vantagem ser um material bastante resistente.
No entanto, um ponto negativo é o fato do material ser bastante pesado, o que dificulta a movimentação, mas esse problema pode ser resolvido com o uso de suporte para vaso com rodízios.
Vasos de plantas de cerâmica
Uma versão mais clássica são os vasos de cerâmica ou vasos de barro, ótimas opções para garantir a temperatura e umidade ideal para as plantas.
A vantagem do vaso em cerâmica é que o material tende a absorver mais água, quem fez evitando o solo encharcado para as plantinhas, no entanto, é necessário checar com maior frequência a necessidade de rega em plantas cultivadas nesse estilo de vaso.
O modelo ainda pode ter acabamento mais simples apenas no material ou pode receber uma camada de pintura ou decoração transformando a peça final.
Vasos de plantas de madeira
Os modelos em madeira costumam ser mais utilizados como cachepôs, espécies de vasinhos que não possuem sistema de drenagem e são perfeitos para encaixar plantas cultivadas em outros vasos.
O fato de usar essa versão em estilo cachepô é o fato de que a madeira pode apodrecer com o contato direto da água e da terra.
No entanto, atualmente já é possível encontrar modelos de vasos em madeira e que possuem sistema de drenagem para água e madeira tratada, evitando o apodrecimento do material.
Vasos de plantas de vidro
Para quem prefere o estilo clean, delicado e elegante para os vasos de plantas, as versões em vidros são ótimas opções.
Em geral, esse tipo de vaso não possui sistema de drenagem, e costumam ser muito indicados para o desenvolvimento de terrários, abrigo para flores de corte e para plantas aquáticas, que desenvolvem raízes através do cultivo na água, não necessitando de solo com terra.
Para cultivar plantas com solo de terra nesse estilo de vaso sem drenagem, o ideal é investir em uma montagem que traga a eficiência de uma drenagem, como a composição de camadas de argila expandida, manta e solo, o que deixa o solo aparente e fica lindo para o cultivo de suculentas.
Vasos vietnamitas
Há muitos estilos de vasos de plantas, e o vaso vietnamita é uma dessas opções. Esse modelo se refere a peças produzidas exclusivamente no Vietnã e que traz como características a resistência e a sofisticação.
A versão vietnamita é produzida a partir de camadas de argila e a pigmentação acontece naturalmente, através da queima do vaso, que ganha o efeito manchado por conta da mistura com minerais que podem estar presentes na argila.
Em geral, os vasos de origem vietnamita e que trazem a coloração natural possuem valor mais elevado, e uma alternativa para ter esse visual incrível do estilo vietnamita são os modelos com pinturas inspiradas nesse estilo, remetendo ao processo natural da queima do vaso que dá a coloração a peça.
Vasos de plantas de plástico
Entre os modelos mais simples de vasos de plantas estão as versões em plástico, que são opções baratas, resistentes, fáceis de encontrar e com grande variedade de cores e tamanhos.
Em geral, esses modelos são opções bem simples, e costumam ser decorado para ganharam um visual diferenciado.
O ponto negativo desse modelo é o fato de que o plástico tende aquecer, o que pode causar aumento de temperatura do solo e prejudicar o desenvolvimento da planta.
Vasos de plantas para parede
Uma das variações para os vasos de plantas são as versões de vaso de parede, modelo que traz um dos lados retos e é perfeito para ser pendurado na parede, uma ótima alternativa para a decoração de muros e de um projeto de jardim vertical.
Além da versatilidade de uso em jardins verticais, essa versão ainda pode ser em diferentes materiais, o que torna um item ainda mais funcional.
Vasos de plantas suspensos
Outra variação entre os estilos de vasos é a versão de vasos suspensos, que podem ser presos ao teto ou em suportes, como mão francesas, e são ideais para o cultivo de plantas pendentes.
Vasos de plantas grandes
Considerando o desenvolvimento das plantas para a escolha do vaso ideal, as plantas de porte médio a grande devem ser cultivadas em vasos grandes, e que sejam compatíveis com o desenvolvimento da espécie, garantindo que o solo seja suficiente para o desenvolvimento da raiz e da planta.
Os vasos grandes ficam lindos no chão, e podem ser usados em áreas internas, como a decoração de um canto da sala, ou até mesmo na composição de jardins de inverno ou jardins externos, adicionando a ideia de um paisagismo com vasos.
Vasos de plantas de polietileno
Uma opção que segue como tendência dos projetos paisagísticos são os vasos em polietileno, um tipo de material que traz opções de vasos leves, com variedade de cores, tamanhos e formatos, além da vantagem do preço acessível.
Assim, esses vasos leves e em diferentes estilos podem ser usados tanto na área interna, quanto na área externa, sendo opções versáteis para diferentes projetos paisagísticos.
Vasos de plantas pequenos
Para as plantinhas que têm crescimento limitado e características de plantas de pequeno porte, como suculentas, os vasos pequenos ficam lindos na decoração e são perfeitos para o cultivo dessas espécies que necessitam de dimensões menores.
Esses modelos de vasos pequenos podem ser bem variados, e usados na decoração de mesas de centro, mesa de trabalho ou até mesmo mesinhas laterais, ocupando pouco espaço e trazendo um toque de verde na decoração.
Vasos de plantas reciclados
Uma das possibilidades para vasos de plantas é adotar projetos DIY (faça você mesmo) e utilizar materiais recicláveis, criando vasos de materiais que podem ser reaproveitados e com vantagens como evitar a geração de lixo e criar peças únicas.
Há uma infinidade de materiais que podem ser reutilizados para fazer os vasos, e um exemplo disso são as garrafas PET, que podem dar origem a vasos únicos e com muita personalidade.
Vasos de plantas decorados
Entre os diferentes estilos e modelos de vasos de plantas, há também as versões decoradas, que podem trazer diferentes estilos de trabalhos artesanais, dando um toque único ao vaso.
Assim, até mesmo as peças básicas podem ser transformadas a partir de decorações únicas e que vão além da utilidade de plantio, mas que também dão características decorativas ao vaso.
Onde comprar? – Dicas de lojas e preços
E se depois de todas as dicas você viu a necessidade de ter novos vasos de plantas, reunimos dicas de onde comprar e uma seleção de modelos para todos os orçamentos.
Links para comprar: Vaso plástico / Vaso polietileno
Links para comprar: De parede / Rosa e cobre
Links para comprar: Robert Plant Deitado / Vaso pendente em cimento
Links para comprar: Kit em vidro e cimento / Bacia de barro
Agora que você já como escolher o modelo ideal de vaso, é hora de fazer a escolha correta de acordo com a plantinha ser cultivada e garantir não só o visual estético, mas também o desenvolvimento saudável e pleno da espécie escolhida.