+9 plantas para jardim vertical【2024】ᐅ Melhores espécies!

O jardim vertical é uma alternativa para ter um espaço verde até mesmo em áreas menores e sem espaço para uma jardinagem diretamente no solo. Dessa maneira, a escolha de plantas para jardim vertical deve ser feita de acordo com as características do ambiente e esse estilo de jardinagem.

Assim, cada espécie tem seus cuidados específicos e o fato de ser um jardim vertical e não ter o solo como suporte, pede plantas como raízes menores e menos expansivas, além de espécies que atendam as necessidades e características do local, como incidência de sol.

E se você vem planejando construir esse espaço verde em paredes internas ou mesmo em muros externos, reunimos dicas das melhores plantas para jardim vertical de acordo com as peculiaridades de cada espécie, garantindo um aspecto saudável para as plantinhas e mantendo o jardim sempre vivo com os cuidados necessários para cada planta.

plantas para jardim vertical

Conteúdo

Melhores espécies de plantas para jardim vertical

Plantas resistentes ao sol

Barba de serpente

Entre as opções de plantas que se adaptam a locais com incidência de sol direto, a Barba de Serpente é uma dessas opções, e traz folhagem ornamental lembrando uma gramínea com o crescimento em tufos, o que é ideal para adicionar volume ao jardim vertical.

planta de sol para jardim vertical
A espécie tem crescimento em tufos
planta com flor roxa para jardim vertical
A floração é delicada

Essa espécie de planta tem como características folhas longas e estreitas, lembrando fitas em uma tonalidade de verde claro e pode trazer flores delicadas em tom de lilás.

A plantinha deve ser mantida em local sob sol pleno, e em solo fértil e bem drenado, evitando que as regas regulares deixam o solo encharcado. Para o pleno desenvolvimento da espécie, é indicado que o solo seja adubado com matéria orgânica.

jardim vertical com planta barba de serpente
O mural com plantinhas traz a Barba de Serpente na parte central

planta barba de serpente em jardim vertical

Colar de pérolas

Para quem tem preferência pelas plantas pendentes, ou seja, aquelas com caimento dos ramos conforme o crescimento da planta, o Colar de Pérolas é uma das opções.

Essa planta da família das suculentas tem como características longos ramos que ficam pendentes e que lembram bolinhas verdes ao longo dos ramos, por isso é chamada de Colar de Pérolas.

planta fácil de cuidar para jardim vertical no sol
O crescimento da planta faz com que os ramos fiquem pendentes

O fato de ser da família das suculentas faz com que a planta seja de fácil manutenção, mantendo a plantinha sob sol pleno, e com poucas regas, uma vez que a planta é bastante resistente à perda d’água.

Se mantida sob sol pleno, a espécie produz pequenas flores brancas e com um perfume que lembra o aroma de canela.

jardim vertical de colar de pérolas
A suculenta pendente é fácil de manter

planta de sol para jardim vertical

Jiboia

Entre as opções clássicas e versáteis de plantas para jardim vertical, a Jiboia é uma opção certeira e que adapta-se muito bem a ambientes com incidência de sol ou meia-sombra.

A espécie é uma planta trepadeira de folhas brilhantes, e que pode ser usada também como planta pendente, uma vez que o crescimento rápido dos ramos dá um caimento lindo para plantinha.

planta pendente para jardim vertical
A espécie é trepadeira, mas pode ser usada como opção de planta pendente

A manutenção da espécie pede plantio em substrato rico em matéria orgânica e com regas periódicas, e a plantinha não tolera frio intenso e geadas.

jardim vertical com planta trepadeira
O mural usou a Jiboia como um toque verde na parede interna

jardim vertical com trepadeira jiboia

Flor de coral

A Flor de Coral ou Russélia é uma opção de planta pendente com floração, que fica linda para compor paisagismo vertical.

A espécie tem ramos arqueados e longos e florescimento bastante ornamental, que aparece entre o período da primavera e verão com flores tubulares, que podem ser nas cores vermelha, amarela ou branca.

flor para jardim vertical no sol
A floração se destaca em meio aos ramos verdes

A floração atrai beija-flores e borboletas, o que garante um visual ainda mais atrativo para o projeto paisagístico.

O cultivo da espécie deve ser feito sob sol pleno ou a meia-sombra, e o ideal é solo fértil e bem drenado, com regas regulares, uma vez que a planta não suporta longos períodos de estiagem.

jardim vertical com flores para sol
A espécie pendente tem ramos longos e arqueados
planta com flor para jardim vertical no sol
As flores atraem beija-flor e borboletas

Plantas para jardim vertical na sombra

Lambari roxo

Entre as opções de plantas para jardim vertical em local sombreado, a espécie Lambari Roxo é uma opção de plantinha bastante ornamental e que adapta-se ao cultivo em sombra ou meia-sombra.

A espécie tem folhagem pendente e decorativa que mistura tons de verde e roxo, o que destaca a planta no projeto paisagístico.

planta ornamental para jardim vertical
A coloração roxa destaca a planta

A espécie pede regas frequentes, de modo a manter o solo sempre úmido, e as adubações com regularidades ajudam a estimular o crescimento vistoso da espécie.

jardim vertical com planta de sombra
A planta de tom roxo se destaca no projeto paisagístico
parede verde com plantas para sombra
A planta de tonalidade roxa se destaca entre as espécies em tons de verde

Samambaia

Um clássico e que está em alta entre os projetos paisagísticos é a Samambaia, e entre as variadas espécies a Samambaia Americana é uma das queridinhas.

A planta de sombra tem como características folhas longas de coloração verde claro com aspecto bem volumoso, o que dá um efeito bem interessante no preenchimento do jardim vertical.

samambaia em jardim vertical
A Samambaia é uma opção de planta pendente linda!

A planta pede regas frequentes, e solo bem drenado, evitando que a terra fique encharcada. Outra dica para a manutenção da samambaia é fazer pulverização com água nos períodos mais secos, o que favorece o desenvolvimento da planta.

A espécie deve ser mantida em local com pouco vento, e fertilizantes foliares podem ser utilizados para manter o verde vibrante das folhas.

decoração interna com jardim vertical de samambaia
O jardim vertical interno apostou no uso de samambaias para a parede verde

jardim vertical com samambaia

Ripsális

Uma opção de planta de sombra é Ripsális, conhecida popularmente como Cacto Macarrão, uma vez que a plantinha pertence a família dos cactos, mas apresenta características bem diferentes dos tradicionais cactos com espinhos.

A espécie desenvolve-se através de ramos pendentes em tom de verde claro e traz um visual delicado, que lembra fios de macarrão espaguete, por isso o nome popular de Cacto Macarrão.

cacto pendente para jardim vertical
O Cacto Macarrão é uma opção de planta pendente

A planta é resistente ao frio e pode ser cultivada em meio a outras espécies, como Bromélias.

A manutenção é simples, uma vez que por ser da família dos cactos, a planta pede menos regas.

planta pendente para jardim vertical na sombra
A varanda traz a parede decorada com a espécie de cacto
parede verde na sombra com planta pendente
A parede externa foi forrada com a planta pendente

Flor de maio

Também da família dos cactos, a Flor de Maio é uma opção de planta com floração, e se diferencia dos cactos mais tradicionais e com espinhos.

A planta tem flores delicadas, grandes e brilhantes, que podem ser em tonalidades como rosa, branco, laranja e vermelho.

flor de sombra para jardim vertical
A floração destaca a planta

A floração acontece durante o mês de outubro e atrai muitos beija-flores.

Para a manutenção da planta, é indicado que a espécie seja mantida na sombra ou meia-sombra e que as regas sejam periódicas, mas sem encharcar o solo.

jardim vertical com vaso de flor
A espécie dá ramos que ficam pendentes
jardim vertical de pallet com flores
O jardim vertical de pallet traz vasinhos com Flor de Maio

Antúrio

O Antúrio é uma das opções de plantas para jardim vertical que se desenvolve bem em sombra ou meia-sombra.

A planta tem folhas em tom de verde escuro e brilhante e traz flores, que geralmente são vermelhas, mas com melhoramentos genéticos também podem ser vistas em tom de salmão, branco e verde.

flor vermelha para jardim vertical na sombra
As flores vermelhas se destacam entre a folhagem verde escuro

A planta de baixa manutenção, pede regas regulares e substrato rico em matéria orgânica.

vasos de parede com antúrios vermelhos
Os vasos de parede com Antúrios vermelhos destacam a jardinagem
projeto paisagístico com antúrios
Os Antúrios vermelhos se destacam na parede verde

jardim vertical com antúrios

Agora é considerar quais as características do espaço em que pretende fazer esse tipo de jardinagem, e escolher as plantinhas adequadas para o projeto.


Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.