Pisante para Jardim: +42 Tipos e Modelos e Como Escolher!
O pisante para jardim é um elemento que costuma estar presente nos projetos paisagísticos para criar um caminho em meio ao jardim, evitando pisar no gramado e danificar a cobertura do solo.
Além de ser um item bastante funcional para proteger o jardim, esse elemento também pode ser um item decorativo e agregar estilo ao projeto paisagístico.
E se você vem procurando referências de pisante para jardim, reunimos inspirações e modelos, além de projetos paisagísticos com o uso desses elementos.
Conteúdo
Fotos e modelos de pisante para jardim
Pisante de madeira
Os pisantes de madeira costumam ser bastante frequente nos projetos de paisagismo, e podem aparecer em diferentes estilos de jardim trazendo elemento natural como parte do projeto.
Um dos estilos para o pisante em madeira são as versões em estilo tábua, que combinam bastante com pequenos jardins de entrada ou jardins de corredor.
Outra versão bastante utilizada nos projetos paisagísticos são os modelos em estilo bolacha de madeira, que são espécies de troncos cortados que ficam em formato redondo e podem ser disponibilizados intercalados para orientar o trajeto em meio ao jardim.
Os pisantes de madeira combinam bastante com os projetos paisagísticos, uma vez que a madeira é um elemento natural e que fica harmoniosa com a jardinagem.
No entanto, esse elemento precisa de manutenção mais frequente, além de tratamento para garantir que a madeira fique protegida das intempéries do tempo e se desgaste rapidamente.
Pisante de pedra
O pisantes para jardim também pode ser uma versão em pedra, e nesse caso, as pedras naturais costumam ser escolhas mais frequentes para criar um caminho em meio ao jardim.
A vantagem de utilizar pedras como pisantes para jardim é o fato de que as pedras ficam bastante harmoniosas em meio ao projeto paisagístico, além de serem muito resistentes, o que garante maior durabilidade para esse elemento do projeto.
As pedras utilizadas para criar um caminho em meio ao jardim podem ser em formatos regulares ou em formas orgânicas, trazendo uma composição estilo mosaico com pedras de diferentes tamanhos e formatos.
As opções de pedras mais comuns são versões como granito, São Tomé, Miracema, entre outras.
Uma dica essencial para usar o pisante de pedra é que a pedra seja utilizada em sua forma bruta ou com acabamento não polido, evitando que pedra tenha superfície lisa e que possa ficar escorregadia em dias de chuva.
Pisante de concreto / cimento
Para quem procura por opções de pisante para jardim que tenha boa durabilidade e resistência, os modelos em cimento ou em concreto são ótimas opções, além de serem versões com ótimo custo-benefício.
Os modelos em concreto ou em cimento podem ser utilizados na cor natural do material, ou podem ser pintados, customizando as peças que irão fazer parte do projeto paisagístico.
Esses modelos podem ser comprados prontos ou também podem ser feitos na obra, utilizando formas para criar as peças que irão compor o caminho em meio ao jardim.
Uma das vantagens do modelo em cimento é o fato de ter diferentes formatos e tamanhos, que podem ser encontrados em pisantes redondos, em formato de flores, em formato de pezinhos ou em formas mais orgânicos e simples.
Pisante imitando madeira
Para quem gosta da proposta de usar a madeira no projeto paisagístico, mas evita o uso do material por conta da necessidade de manutenção, uma alternativa são os pisantes que imitam madeira.
Esses pisantes costumam ser versões em cimento ou em plástico e simulam perfeitamente o efeito da madeira, as vezes trazendo até mesmo as ranhuras do elemento natural.
A vantagem de usar os modelos que imitam madeira é o fato de trazer a aparência da madeira ao projeto paisagístico, mas com opções de pisantes mais resistentes a intempéries do tempo, evitando o desgaste com o passar do tempo e a necessidade de manutenção e até mesmo da troca do item.
Você já conhecia esse elemento utilizado em projetos de paisagismo? Conte-nos qual o seu estilo preferido para esse item e qual dos projetos você mais gostou.