Árvores Ornamentais: +14 Espécies Magníficas para sua Casa!
As árvores ornamentais são espécies que além de reunir os principais benefícios de árvores ainda trazem beleza e agregam estilo ao projeto paisagístico.
E se você tem dúvida sobre o plantio de árvores, vale a pena considerar os benefícios que esse plantio pode trazer, como purificação do ar, melhoria do conforto térmico, geração de sombra, atrativo para pássaros, e muito mais.
E se você quer aproveitar todos esses benefícios e ainda agregar beleza, reunimos as principais espécies de árvores ornamentais, garantindo um efeito único e muita beleza ao projeto paisagístico.
Conteúdo
Tipos e espécies de árvores ornamentais
Acácia de Bailey (Acacia baileyana)
A árvore Acácia de Bailey também é conhecida como Cootamundra, e é originária da Austrália.
A espécie pode ter início como um pequeno arbusto e em seu desenvolvimento pleno pode atingir até 8 m de altura, garantindo boa sombra.
A Acácia de Bailey tem folhas em tom de cinza esverdeado e as flores aparecem durante o inverno trazendo floração amarelo brilhante e que lembram pequenos pompons.
Árvore Samambaia (Filicium decipiens)
Entre as espécies ornamentais para jardins e calçadas, uma opção é a Árvore Samambaia, uma espécie nativa da Índia e do Sri Lanka e que tem esse nome popular em razão das suas folhas, que lembram samambaias.
A espécie deve ser cultivada em sol pleno e é considerada uma árvore de porte médio, variando de 4 a 7 m de altura.
A espécie tem apelo tropical, copa fechada e raízes não agressivas, sendo uma opção para calçadas e espaços pequenos.
Astrapéia (Dombeya wallichii)
A Astrapéia é considerada uma árvore de pequeno porte, que pode atingir de 3 a 6 m de altura.
A espécie de rápido crescimento e baixa manutenção deve ser cultivada em local de meia sombra ou sol pleno, e traz em inflorescência com flores em tons de rosa e vermelho, ricas em néctar e que trazem um perfume suave que lembra o aroma de coco.
Bracatinga-rósea (Mimosa flocculosa)
Entre as espécies de árvores ornamentais, a Bracatinga é uma opção nativa do Brasil e de pequeno porte, atingindo de 3 a 6 m de altura.
O cultivo da espécie deve ser feito sob sol pleno e a floração acontece no verão, dando origem a frutos do tipo vagem, com amadurecimento entre julho e outubro.
Cheflera (Schefflera arborícola)
A Cheflera é uma espécie que costuma fazer parte das plantas para jardins tropicais, sendo uma espécie de arbusto vigoroso e que pode atingir o porte de árvore com altura de 3 a 5 m.
O cultivo da espécie deve ser feito sob meia sombra ou sol pleno e exige poucos cuidados.
A Cheflera é uma espécie bastante versátil e pode ser utilizada em projetos de paisagismo tropical, em vasos, como cerca viva, com ou sem topiaria ou até mesmo como uma proposta de árvore para jardim.
Eritrina verde-amarela (Erythrina variegata)
A espécie de porte médio atinge de 6 a 12 m de altura e é bastante atraente devido às suas folhas coloridas, misturando tons de verde e amarelo.
A árvore deve ser cultivada sob sol pleno e tem inflorescências com numerosas flores avermelhadas e ricas em néctar, atraindo muitos beija-flores.
Grevílea (Grevillea banksii)
A Gravílea é uma árvore que pode variar de 2 a 9 m de altura, tem aspecto exótico com folhas recortadas e florescimento muito ornamental.
A Gravílea deve ser cultivada sob sol pleno e floresce o ano todo atraindo beija-flores. As flores em tom de vermelho e sem pétalas são bastante características da espécie, mas há também variação com flores brancas.
Ipê de jardim (Tecoma stans)
O Ipê de Jardim é uma das espécies de árvores ornamentais que tem como característica crescimento rápido, atingindo de 3 a 6 m de altura.
Essa árvore deve ser mantida sob sol pleno e tem floradas abundantes e repletas de flores amarelas, que lembram sinos e são bastante parecidas com as clássicas flores do ipê amarelo.
Jasmim-manga (Plumeria rubra)
O ipê manga é uma espécie de pequeno porte e atinge de 4 a 6 m de altura.
A árvore ornamental deve ser mantida sob sol pleno e a floração acontece no final do inverno e permanece durante a primavera.
As flores perfumadas trazem aparência tropical e podem ser em diferentes cores, como branco, rosa, vinho, amarelo e salmão.
Kaizuka (Juniperus chinensis torulosa)
Para variar as opções mais tradicionais de árvores ornamentais, a Caizuka é uma opção bastante diferente e é considerada uma espécie de pequeno porte, atingindo de 3 a 6 m de altura.
A Kaizuka é uma árvore densa, de forma cônica, aspecto escultural e bastante ornamental, formando espirais e tendo características retorcidas.
Esse estilo de árvore combina bastante com jardins de estilo europeu e oriental.
A espécie deve ser mantida em local de meia sombra ou sol pleno e tem como características crescimento lento a moderado, sendo uma opção para plantio direto no solo, em vasos, ou até mesmo para a técnica de bonsai.
Lofantera (Lophantera lactescens)
A Lofantera é uma espécie originária da floresta amazônica e também conhecida popularmente como “chuva de ouro da Amazônia”.
A espécie de grande porte pode atingir até 12 m de altura e é considerada uma árvore de crescimento moderado.
A inflorescência acontece de março a agosto e as flores em cachos pendentes são amarelas.
Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)
O Manacá da Serra é uma árvore nativa da mata Atlântica e considerada de pequeno a médio porte, variando entre 2,5 a 10 m de altura.
A espécie não apresenta raízes agressivas e tem crescimento rápido, sendo uma opção para calçadas e jardins.
A espécie ornamental tem flores grandes e vistosas que desabrocham na cor branca e vão variando para tonalidades de roxo e rosa.
Uma variação da espécie é o “manacá da serra anão”, uma variação de porte menor e que atinge de 2 a 3 m de altura.
Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Uma espécie bastante conhecida entre as árvores para calçadas e paisagismo urbano é a Quaresmeira, uma árvore de porte médio que atinge de 8 a 12 m de altura.
A espécie tem como característica folhas em tons de verde escuro e copa em formato arredondado.
A floração acontece duas vezes por ano, uma durante o outono e outra na primavera. A versão mais comum é a espécie com flores roxas, mas existe também uma variação com flores em tons de cor-de-rosa.
Resedá (Lagerstroemia indica)
A Resedá é uma opção entre as árvores ornamentais de porte pequeno a médio, atingindo de 3 a 6 m de altura.
A espécie deve ser mantida em sol pleno e tem como características não possuir raízes agressivas, tornando-se uma opção para calçadas.
A inflorescência da espécie acontece no inverno com flores de pétalas crespas e colorações que podem variar em tons de rosa, vermelho, branco ou roxo.
Você já conhecia alguma dessas espécies? Conte-nos qual espécie já conhecia e se você tem alguma favorita para agregar beleza ao jardim ou calçada, e ainda garantir os benefícios que as árvores são capazes de trazer.